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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Infância e Educação Infantil

Turma: A

Sala: 4101

Data de início: 18/03/2025

Data de término: 01/07/2025

N° total de vagas: 25

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Análise da produção contemporânea dos estudos da infância. Estudos da infância sua perspectiva interdisciplinar. Referenciais teórico-metodológicos, arcabouço conceitual e de temáticas do campo. Pesquisas sobre a organização, as práticas e o cotidiano da educação infantil.

Programa

OBJETIVOS:

• Compreender, a partir das contribuições de estudos históricos, sociológicos, psicológicos e pedagógicos, a construção do campo dos estudos da infância;

• Reconhecer a criança em suas diferentes dimensões, a partir do estudo das diversas áreas do conhecimento que ancoram os estudos da infância;

• Analisar os referenciais teórico-metodológicos e o arcabouço conceitual da produção contemporânea dos estudos da infância;

• Conhecer os processos históricos e políticos de ordenamento da educação infantil;

• Analisar práticas institucionais de educação da infância em suas diferentes dimensões;

• Compreender os processos de construção identitária que influenciam e determinam a relação dos sujeitos envolvidos na prática educativa com os espaços de socialização da infância.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I: Estudos da Infância: Campos disciplinares e Processos identitários

1. História e historiografia da Infância e Educação Infantil e a construção do campo, dos conceitos e temáticas

2. Sociologia da Infância: a infância e a criança nos estudos sociológicos; cultura infantil/cultura de pares

3. Contribuições contemporâneas da psicologia para compreensão da infância

4. Brincar: cultura, ludicidade e imaginação

5. Infâncias, desigualdades e direitos

6. Infância em contextos de crise e movimentos sociais 

7. Infância, cidades, territórios e cultura 

UNIDADE 2- Educação Infantil

8. A Educação Infantil como política pública

9. Pedagogias da infância

10. O cuidado como categoria social e na prática docente na Educação Infantil

11. Educação Infantil e Inclusão

12. Educação infantil e relações raciais

13. Educação infantil e relações de gênero

METODOLOGIA:

A disciplina acontecerá por meio de seminários de apresentação e discussão dos textos selecionados.

AVALIAÇÃO:

As avaliações serão por meio de:

1) Trabalho individual sobre os Estudos sobre a infância e Educação Infantil articulada ao objeto de pesquisa no valor de 40 pontos. Texto entre 8 e 10 paginas (em espaço 1,5). O trabalho pode ser de uma das seguintes formas:

a) Síntese reflexiva de todo o conteúdo OU de uma das unidades (1- Estudos sobre a Infância ou 2- Educação Infantil), estabelecendo relações, caso seja pertinente, com seu objeto de pesquisa. Este texto deverá estabelecer diálogo com a bibliografia da disciplina.

b) Texto em forma de artigo, em que deverá ser definido um aspecto a ser discutido, com argumentação em diálogo com o conteúdo e bibliografia da disciplina.

2) Trabalho em duplas ou trio, no valor de 40 pontos. Cada grupo discutirá um dos temas fazendo uma reflexão sobre um dos textos complementares juntamente com outro trabalho que vocês conheçam ou pesquisem para esse fim. Da relação entre os dois materiais, o grupo construirá uma síntese que pode ser acompanhada de recomendações para o campo dos estudos ou do trabalho com a infância.

3) Elaboração de duas questões sobre os textos de cada aula, visando ampliar o debate na disciplina, no valor de 20 pontos. As questões devem ser enviadas dois dias antes de cada aula.


Bibliografia

Bibliografia Básica:

BORBA, Ângela. As culturas da infância nos espaços- tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. In: 29ª.Reunião Anual da Anped. Caxambu: Anped, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT07-2229--Int.pdf

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais de gênero na perspectiva das crianças pequenas na creche. Cadernos de Pesquisa, v. 43 n. 148, 2013, p. 176-197.

CARVALHO, Levindo Diniz; GOUVEA, M. C. S. . Infância urbana, políticas e poéticas: diálogos sobre a experiência de Rosário-Argetina. CADERNOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO PPGE-UFES, v. 21, p. 151-170, 2019.

CARVALHO, Levindo Diniz; Lansky, Samy. . Infância, espaço público e escola. In: Giselle Arteiro Nielsen Azevedo; Vera Regina Tângari; Paulo Afonso Rheingantz. (Org.). DO ESPAÇO ESCOLAR AO TERRITÓRIO EDUCATIVO: O Lugar da Arquitetura na conversa da Escola de Educação Integral com a cidade. 1ed.Rio de Janeiro: RioBooks, 2016, v. 1, p. 39-59.

CHAMBOREDON, Jean-Claude e PREVOT, Jean. O “ofício de criança”: definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal

DUMONT-PENA, Érica. Cuidar: relações sociais, técnicas e sentidos no contexto da Educação Infantil. Tese. Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. Capítulo 2: O cuidado no pensamento social contemporâneo (p. 47 a 70).

FARIA, Ana Lucia G. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica – Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a14.pdf

HADDAD, Lenira. Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil. In: Ângela Dalben et al.. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 418-437. (XV Endipe)

https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/26107

 MARANHÃO, Damaris G. O cuidado de si e do outro. Revista Educação. Número Temático: Educação Infantil, out. 2011, pp.14-29.

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