Turma: A
Sala: 4101
Data de início: 18/03/2025
Data de término: 01/07/2025
N° total de vagas: 25
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Análise da produção contemporânea dos estudos da infância. Estudos da infância sua perspectiva interdisciplinar. Referenciais teórico-metodológicos, arcabouço conceitual e de temáticas do campo. Pesquisas sobre a organização, as práticas e o cotidiano da educação infantil.
OBJETIVOS:
• Compreender, a partir das contribuições de estudos históricos, sociológicos, psicológicos e pedagógicos, a construção do campo dos estudos da infância;
• Reconhecer a criança em suas diferentes dimensões, a partir do estudo das diversas áreas do conhecimento que ancoram os estudos da infância;
• Analisar os referenciais teórico-metodológicos e o arcabouço conceitual da produção contemporânea dos estudos da infância;
• Conhecer os processos históricos e políticos de ordenamento da educação infantil;
• Analisar práticas institucionais de educação da infância em suas diferentes dimensões;
• Compreender os processos de construção identitária que influenciam e determinam a relação dos sujeitos envolvidos na prática educativa com os espaços de socialização da infância.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I: Estudos da Infância: Campos disciplinares e Processos identitários
1. História e historiografia da Infância e Educação Infantil e a construção do campo, dos conceitos e temáticas
2. Sociologia da Infância: a infância e a criança nos estudos sociológicos; cultura infantil/cultura de pares
3. Contribuições contemporâneas da psicologia para compreensão da infância
4. Brincar: cultura, ludicidade e imaginação
5. Infâncias, desigualdades e direitos
6. Infância em contextos de crise e movimentos sociais
7. Infância, cidades, territórios e cultura
UNIDADE 2- Educação Infantil
8. A Educação Infantil como política pública
9. Pedagogias da infância
10. O cuidado como categoria social e na prática docente na Educação Infantil
11. Educação Infantil e Inclusão
12. Educação infantil e relações raciais
13. Educação infantil e relações de gênero
METODOLOGIA:
A disciplina acontecerá por meio de seminários de apresentação e discussão dos textos selecionados.
AVALIAÇÃO:
As avaliações serão por meio de:
1) Trabalho individual sobre os Estudos sobre a infância e Educação Infantil articulada ao objeto de pesquisa no valor de 40 pontos. Texto entre 8 e 10 paginas (em espaço 1,5). O trabalho pode ser de uma das seguintes formas:
a) Síntese reflexiva de todo o conteúdo OU de uma das unidades (1- Estudos sobre a Infância ou 2- Educação Infantil), estabelecendo relações, caso seja pertinente, com seu objeto de pesquisa. Este texto deverá estabelecer diálogo com a bibliografia da disciplina.
b) Texto em forma de artigo, em que deverá ser definido um aspecto a ser discutido, com argumentação em diálogo com o conteúdo e bibliografia da disciplina.
2) Trabalho em duplas ou trio, no valor de 40 pontos. Cada grupo discutirá um dos temas fazendo uma reflexão sobre um dos textos complementares juntamente com outro trabalho que vocês conheçam ou pesquisem para esse fim. Da relação entre os dois materiais, o grupo construirá uma síntese que pode ser acompanhada de recomendações para o campo dos estudos ou do trabalho com a infância.
3) Elaboração de duas questões sobre os textos de cada aula, visando ampliar o debate na disciplina, no valor de 20 pontos. As questões devem ser enviadas dois dias antes de cada aula.
Bibliografia Básica:
BORBA, Ângela. As culturas da infância nos espaços- tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. In: 29ª.Reunião Anual da Anped. Caxambu: Anped, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT07-2229--Int.pdf
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais de gênero na perspectiva das crianças pequenas na creche. Cadernos de Pesquisa, v. 43 n. 148, 2013, p. 176-197.
CARVALHO, Levindo Diniz; GOUVEA, M. C. S. . Infância urbana, políticas e poéticas: diálogos sobre a experiência de Rosário-Argetina. CADERNOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO PPGE-UFES, v. 21, p. 151-170, 2019.
CARVALHO, Levindo Diniz; Lansky, Samy. . Infância, espaço público e escola. In: Giselle Arteiro Nielsen Azevedo; Vera Regina Tângari; Paulo Afonso Rheingantz. (Org.). DO ESPAÇO ESCOLAR AO TERRITÓRIO EDUCATIVO: O Lugar da Arquitetura na conversa da Escola de Educação Integral com a cidade. 1ed.Rio de Janeiro: RioBooks, 2016, v. 1, p. 39-59.
CHAMBOREDON, Jean-Claude e PREVOT, Jean. O “ofício de criança”: definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal
DUMONT-PENA, Érica. Cuidar: relações sociais, técnicas e sentidos no contexto da Educação Infantil. Tese. Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. Capítulo 2: O cuidado no pensamento social contemporâneo (p. 47 a 70).
FARIA, Ana Lucia G. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica – Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a14.pdf
HADDAD, Lenira. Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil. In: Ângela Dalben et al.. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 418-437. (XV Endipe)
https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/26107
MARANHÃO, Damaris G. O cuidado de si e do outro. Revista Educação. Número Temático: Educação Infantil, out. 2011, pp.14-29.
MARANHÃO, Damaris; SARTI, Cynthia A. A creche e a família: uma parceria necessária. Cadernos de Pesquisa, v. 38, jan.-abr., 2008, pp. 171-194.
MEIRA, Ana Marta. Benjamin, os brinquedos e a infância contemporânea. Psicologia & Sociedade; 15 (2): 74-87; jul./dez.2003.
MOLINIER, Pascale; PAPPERMAN, Patrícia. Descompartimentar a noção de cuidado? Revista Brasileira de Ciência Política, nº18. Brasília, setembro - dezembro de 2015, pp. 43-57. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/17152/12167-
OLIVEIRA, Fabiana; ABRAMOVICH, Anete. Infância, raça e paparicação. Educação em Revista, vol.26 no.2 Belo Horizonte Aug. 2010
PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância. In Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a04.pdf
QVROUTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. In Educação e Sociedade vol. 36 n. 2, 2010 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n2/a14v36n2.pdf
ROCHA, Eloisa A. C. A pedagogia e a Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2001 Nº 16. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n16/n16a03
ROSEMBERG, Fulvia. Criança pequena e desigualdades sociais no Brasil. http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/CRIAN%C3%87A%20PEQUENA%20E%20DESIGUALDADE%20SOCIAL%20NO%20BRASIL%20-%20F%C3%BAlvia%20Rosemberg.pdf.
ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil e Relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. CADERNOS DE PESQUISA v.44 n.153 p.742-759 jul./set. 2014.
ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de Educação Infantil e Avaliação. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 44-75, jan./abr., 2013.
ROSEMBERG, Fúlvia; MARIANO, Carmem Lúcia Sussel. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.693-728, set./dez. 2010.
ROSSETTI-FERREIRA, MARIA Clotilde, AMORIM, KATIA DE Souza, OLIVEIRA, ZILMA DE Moraes Ramos DE. Olhando a criança e seus outros: uma trajetória de pesquisa em Educação Infantil. PSICOLOGIA USP, São Paulo, julho/setembro, 2009, 20(3), 437-464.
SARMENTO, M. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, Mai.-Ag0., 2005, p. 361-378. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a03v2691.pdf
SILVA, Isabel de O. e. “ A educação infantil no Brasil” – Pensar a Educação em Revista. Disponível em: http://www.pensaraeducacaoemrevista.com.br/vol_2/vol_2_no_1_Isabel_Oliveira.pdf
Silva, Isabel de Oliveira e. ; LUZ, Iza Rodrigues da. Meninos na Educação Infantil: olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu (34), janeiro-junho de 2010:17-39.