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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Turma: I

Sala: 3106

Data de início: 12/03/2025

Data de término: 09/07/2025

N° total de vagas: 12

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A disciplina é ofertada para os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2025, da linha de Políticas Públicas de Educação e de outras linhas. O objetivo é oferecer um panorama do campo da Educação Especial para que os alunos possam refletir sobre os objetos de pesquisa. Para isso, serão apresentados conhecimentos básicos sobre a Educação Especial, aprofundando a discussão sobre as políticas, incluindo as possibilidades de análise, até a formação de professores e as práticas nas escolas.

Programa

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

 UNIDADE 1 - A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE CONHECIMENTO

A História da Educação Especial. Modelos da deficiência (religioso, médico, social e biopsicossosial). O Atendimento Educacional Especializado. O Profissional de Apoio/Professor de Apoio. Metodologias e técnicas de pesquisa em Educação Especial.

UNIDADE 2 - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

As Políticias de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Conceitos relacionados às Políticas Públicas de Educação.O Cenário mundial e local. Questões sobre Intersetorialidade e interseccionalidade. 

UNIDADE 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TENDÊNCIAS PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA INCLUSIVA

A formação inicial e continuada de professores para atuar em contextos inclusivos. O DUA - Desenho Universal para Aprendizagem. Tecnologia Assitiva. Ensino Multicamadas e Ensino Diferenciado. Plano Educacional Individualizado e Plano Individual de Transição.

OBS.: A DISCIPLINA É OFERTADA PARA OS ALUNOS INGRESSANTES NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025

Bibliografia

1) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

BORGES, ADRIANA; BARBOSA, E. A. N. Helena Antipoff e a Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais: filantropia e ciência em prol dos anormais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 26, p. 163-177, 2019.

BORGES, A.A.P.; CAMPOS, R.H.F.; SILVA, P.V.R Três fases da educação especial em Minas Gerais [recurso eletrônico]: um resgate iconográfico 1. ed. - Belo Horizonte : UFMG/FaE, 2020 249 p. Disponível em: https://issuu.com/lappeei/docs/tres_fases_educacao_especial

Dossiê: A Constituição do Campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67569

RUCHAT, Martine. L'histoire de l'enfant déficient: passer la porte, mais dans quel sens ? Pages romandes, 2006, no. 4, p. 8-10. Disponível em: < https://archive-ouverte.unige.ch/unige:17445>. Acesso em 09/05/2021.

2) MODELOS DA DEFICIÊNCIA

DINIZ, D. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2007, 46 páginas

TORRES, JOSIANE; CRUZ, L. P. CABRAL, L. S. A. . Concepções sobre Deficiência Importam? REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 27, p. 545-558, 2021.

VALLE, J. W. ; BORGES, A.A.P. . Entrevista com a Professora Jan Valle: Estudos da Deficiência na Educação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 30, p. 1-14, 2024. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0153

CONNOR, D. J., & VALLE, J.. (2024). Estudos da Deficiência na Educação: passado, presente e futuro?. Educação & Realidade, 49, e141799. https://doi.org/10.1590/2175-6236141799vs01

3) ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

SOUZA, Flávia Faisal. Das diretrizes à oferta do serviço de atendimento educacional especializado em municípios da Baixada Fluminense/RJ. Rev. Comunicações. Piracicaba, 2016. v. 23, n. 3. p. 117 – 136. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2952/1873>. Acesso em 11/05/21. doi: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp117-136

Capítulo de livro (disponível em PDF): Atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncional e plano individualizado: desdobramentos de um fazer pedagógico (Patrícia Braun, Márcia Marin Vianna) - Livro: Educação Especial e Inclusão Escolar - Reflexões sobre o fazer pedagógico

Pletsch, M.D. Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e Planejamento Educacional Individualizado (PEI): complementares ou excludentes? In: BORGES, ADRIANA; CAMARGO, S. P. H. (Org.); VALLE, J. W. (Org.). PEI - Plano Educacional Individualizado para alunos com deficiência. 1. ed. Belo Horizonte: Ampla Editora, 2024.

4) PROFISSIONAL DE APOIO/PROFESSOR DE APOIO

BEZERRA, Giovani Ferreira. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a Problemática do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar como um de seus Efeitos. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 26, n. 4, p. 673-688, Oct. 2020 . Available from <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000400673&lng=en&nrm=iso>. access on 22 Nov. 2024. Epub Dec 09, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0184.

LOPES, Mariana Moraes; MENDES, Enicéia Gonçalves. Profissionais de apoio à inclusão escolar: quem são e o que fazem esses novos atores no cenário educacional?. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 28, e280081, 2023 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782023000100254&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 nov. 2024. Epub 02-Ago-2023. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280081.

5) METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Cada aluno/aluna deve escolher uma dissertação dentre as indicadas e fazer uma apresentação em sala a partir de um roteiro:

Dissertações e teses:

1) PAVEZI, Marilza. Políticas de Educação Especial no Estado de Alagoas. 2018. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018. p. 55 – 59. Disponível em: <https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2570/1/MARILZA%20PAVEZI.pdf>. Acesso em: 11/05/2021.

2) Flávio Lopes dos Santos - Gestão escolar e Educação Especial políticas e práticas nos Estados Unidos e Brasil

3) Outros trabalhos selecionados

 UNIDADE 2 - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

6) POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

CURY. Carlos Roberto Jamil. SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIO PARA UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA E FEDERATIVA. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1187-1209, set./dez. 2008. 1187. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a12.pdf

>. Acesso em 09 de maio de 2021.

SILVA, L. C. da; SOUZA, V. A. de; FALEIRO, W. Uma década da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: do ideal ao possível. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 732–747, 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11906> . Acesso em: 11 maio. 2021.

doi:https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11906

CORREIA, G. B.; BAPTISTA, C. R. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva de 2008: quais origens e quais trajetórias?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 716–731, 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11905> . Acesso em: 11 maio. 2021.

doi: https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11905

MANZINI, E. J. Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 810–824, 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11914> . Acesso em: 11 maio. 2021.

doi: https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11914

7) CONCEITOS RELACIONADOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

VERGER, Antoni. A política educacional global: conceitos e marcos teóricos chave. Práxis Educativa, v. 14, n. 1, p. 9-33, 2019. Disponível em: < https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12987>. Acesso em 10/05/2021.

doi: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.001

FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. A política da avaliação de políticas públicas. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo , v. 20, n. 59, p. 97-110, Oct. 2005 . Disponivel em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010269092005000300007&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 10/05/2021 doi: https://doi.org/10.1590/S0102-69092005000300007

Mainardes, Jefferson. ENTREVISTA COM O PROFESSOR STEPHEN J. BALL. 2015. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, v. 3, n. 2, p. 161–171. Disponivel em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/432>. Acesso em 10/05/2021.doi: https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.432

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas , v. 27, n. 94, p. 47-69, Abril. 2006. Disponível em:< https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010173302006000100003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 10/05/2021. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003.~

SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. Disponivel em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769/8999>. Acesso em 10/05/2021 doi: https://doi.org/10.5007/%25x

8) CENÁRIO MUNDIAL/CENÁRIO LOCAL

BORGES, ADRIANA; TORRES, JOSIANE . Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no Brasil: análise da influência internacional no contexto local. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 20, p. 148-170, 2020.

TANNUS-VALADAO, Gabriela; MENDES, Enicéia Gonçalves. Inclusão escolar e o planejamento educacional individualizado: estudo comparativo sobre práticas de planejamento em diferentes países. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 23, e230076, 2018 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100261&lng=en&nrm=iso> . Acesso em 11/05/2021. Epub Oct 25, 2018.

doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230076

LAPLANE, Adriana. Uma análise das condições para a implementação de políticas de educação inclusiva no Brasil e na Inglaterra. Educ. Soc., Campinas , v. 27, n. 96, p. 689-715, Oct. 2006 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300004&lng=en&nrm=iso> . Acesso em 11/05/21

doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300004.

PLETSCH, Márcia Denise; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Cartografias da Educação Inclusiva na Educação Especial: Produção Científica, Políticas e Práticas. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 30, e143p, 2024 . Available from <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382024000101004&lng=en&nrm=iso>. access on 23 Nov. 2024. Epub Sep 26, 2024. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e143p.

PLETSCH, M. Desafios Globais e Locais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Potencialidade de uma Cartografia em Construção Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 30, e143p, 2024 . Available from https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e019

9) INTERSETORIALIDADE E INTERSECCIONALIDADE

CONNOR, David J. FERRI, Beth A. La surrepréntation des élèves de couler dans l’éducation spe cialisée aux États Unis. Set, 2018. Dossier - Accueillir tous les enfants à l’école : la question de l’inclusion. P 79-90. Avaible from: < https://journals.openedition.org/ries/6522#quotation>. Acess on 09/05/2021.

Doi: https://doi.org/10.4000/ries.6522

HORTA, I. B. ; SARAIVA, A. M. A. ; TORRES, JOSIANE PEREIRA . A emergência da interseccionalidade nos debates sobre deficiência: Contribuições de pensamentos decoloniais latino-americanos. REVISTA RELICÁRIO, v. 10, p. 52-69, 2023.

PLETSCH, Márcia Denise; SA, Miriam Ribeiro Calheiros de; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. A FAVOR DA ESCOLA PÚBLICA: a intersetorialidade como premissa para a educação inclusiva. Revista Teias, Rio de Janeiro , v. 22, n. 66, p. 11-26, jul. 2021 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000300011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 nov. 2024. Epub 06-Fev-2023. https://doi.org/10.12957/teias.2021.58619.

 UNIDADE 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TENDÊNCIAS PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA INCLUSIVA

10) A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATUAR EM CONTEXTOS INCLUSIVOS

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Educação Especial – formação de professores para a inclusão escolar. Editora Contexto, 2022.

Erben, E., & Mello, K. B. de. (2023). Um estudo sobre as políticas públicas que dão suporte ao Ensino Colaborativo em países como Estados Unidos, Itália e Brasil. Revista Educação Especial, 36(1), e10/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X72108

CHAPTER 6: MODELING COLLABORATIVE TEACHING IN TEACHER EDUCATION: PREPARING PRE-SERVICE TEACHERS TO TEACH ALL STUDENTS - Tatyana Kleyn and Jan Valle - Disponibilizado em PDF

11) DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

BORGES, Adriana Araújo Pereira; SCHMIDT, Carlo. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: uma abordagem para alunos com autismo em sala de aula. Revista Teias, Rio de Janeiro , v. 22, n. 66, p. 27-39, jul. 2021 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000300027&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 nov. 2024. Epub 06-Fev-2023. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57044.

Diretrizes do DUA: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/abstract/?lang=pt

PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal de; ORLEANS, Luis Fernando. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, n. 35, p. 264-281, 2017.

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, v. 22, n. 2, p. 147-155, 2018.

12) TECNOLOGIA ASSISTIVA

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; OLIVEIRA, E. K. S. S. A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ENQUANTO INSTRUMENTO DE GARANTIA DE PROCESSOS DIALÓGICOS E ACESSO CURRICULAR PARA CRIANÇAS QUE -NÃO FALAM-. Revista GESTO-Debate, v. 7, p. 260-285, 2023.

BORGES, Wanessa Ferreira; TARTUCI, Dulcéria. Tecnologia Assistiva: Concepções de Professores e as Problematizações Geradas pela Imprecisão Conceitual1. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 23, n. 1, p. 81-96, mar. 2017 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000100081&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 nov. 2024. https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000100007.

Acessibilidade na escola inclusiva : tecnologias, recursos e o atendimento educacional especializado / Rosimar Bortolini Poker, Marcelo Tavella Navega, Sônia Petitto (org.). – Marília : Oficina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2012. Livro disponível em pdf

13) ENSINO MULTICAMADAS E ENSINO DIFERENCIADO

MENDES, E. G. Didática, formação de professores e educação especial: implicações das políticas públicas baseadas no sistema de suporte multicamadas. In: Didática, formação de professores e políticas públicas [recurso eletrônico] / organiza- ção Andréa Maturano Longarezi, Geovana Ferreira Melo, Priscilla de Andrade Silva Ximenes. - 1. ed. - Jundiaí [SP] : Paco, 2023 - RECUSO DIGITAL - PDF

SANTOS, Keisyani da Silva; MENDES, Enicéia Gonçalves. ENSINAR A TODOS E A CADA UM EM ESCOLAS INCLUSIVAS: a abordagem do ensino diferenciado. Revista Teias, Rio de Janeiro , v. 22, n. 66, p. 40-50, jul. 2021 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052021000300040&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 nov. 2024. Epub 06-Fev-2023. https://doi.org/10.12957/teias.2021.57138.

14) PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO E PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIÇÃO

BORGES, ADRIANA; CAMARGO, S. P. H. (Org.); VALLE, J. W. (Org.). PEI - Plano Educacional Individualizado para alunos com deficiência. 1. ed. Belo Horizonte: Ampla Editora, 2024. v. 1. 288p.

HUDSON, BRUNA CRISTINA DA SILVA; BORGES, ADRIANA ARAÚJO PEREIRA . A utilização do Plano de Desenvolvimento Individual por professores em Minas Gerais. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 33, p. 01-26, 2020.

REDIG, ANNIE GOMES - Documento norteador para implementação do PIT: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/documento-norteador-para-implementacao-do-plano-individualizado-de-transicao-pit-primeiros-passos

Silva,G. L., Camargo, S. P. H., Mello, M. P., & Costa, D. da S.(2022).Contexto histórico e político para uma ação propositiva de organização e operacionalidade do Plano Educacional Individualizado de estudantes com deficiências. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 30(85).https://doi.org/10.14507/epaa.30.6708

15) SEMINÁRIOS