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FAE991 - Atividades Orientadas de Pesquisa I : Políticas Públicas de Educação

Turma: G

Sala: 3106

Data de início: 10/03/2025

Data de término: 31/03/2025

N° total de vagas: 7

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Maria Paula Mello

Horários

Ementa

Trata-se de uma atividade de pesquisa em parceria com a professora Maria Paula Mello do St John´s University, de New York. Os alunos vão trabalhar em um projeto sobre as semelhanças e diferenças do trabalho do professor com alunos com deficiência, nos dois diferentes contextos, o brasileiro e o estadunidense. Legislação brasileira e estadunidense sobre Educação Especial. Questões sobre Público da Educação Especial, formação de professores, condição do trabalho docente e inclusão escolar.

Programa

Dia 1 - Apresentação da proposta e organização dos grupos

Dia 2 - Atividade conjunta dos grupos

Dia 3 - Gravação dos vídeos - realidade brasileira

Dia 4 - Apresentação dos vídeos

Dia 5 - Atividade final de encerramento

Bibliografia

ARTILES, Alfredo J.; KOZLESKI, Elizabeth B.; GONZALEZ, Taucia. PARA ALÉM DA SEDUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ESTADOS UNIDOS: confrontando o poder, construindo uma agenda histórico-cultural. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 24 pgs, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24205. Acesso em: 25 nov. 2024.

BORGES, A. A.P.; CAMARGO, S. P. H. (Org.); VALLE, J. W. (Org.). PEI - Plano Educacional Individualizado para alunos comdeficiência. 1. ed. Belo Horizonte: Ampla Editora, 2024. v. 1. 288p.

MENDES , E. G.; TANNUS-VALLADÃO, G.  Políticas de educação especial e inclusão escolar no Brasil e nos Estados. Unidos da América: Plano Educacional Individualizado em foco. In: Políticas e práticas em educação especial e inclusão escolar organização de Washington Cesar Shoiti Nozu, Maria Edith Romano Siems, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Curitiba: Íthala, 2021 - PDF

GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; VITTA, F. C. F. 10 years of the National Policy on Special Education in Perspective of Inclusive Education in debate: trajectory, limits and challenges. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 711–715, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11968. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11968. Acesso em: 25 nov. 2024.

ORSATI, F. T.; LOWENTHAL, R. NIKAEDO, C. C. Possibilities and challenges of inclusive education in Brazil - Understanding the role of socioeconomic factors. In: The SAGE Handbook of inclusion and diversity in education / Matthew J. Schuelka (ed. lit.), Christopher Johnstone (ed. lit.), Gary Thomas (ed. lit.) - PDF

Peterson, P. J.. (2006). Inclusão nos Estados Unidos: filosofia, implementação e capacitação de professores. Revista Brasileira De Educação Especial, 12(1), 3–10. https://doi.org/10.1590/S1413-65382006000100002

Pletsch, M. D., & Mendes, G. M. L. (2015). Between Policies and Practices: The Challenges of Inclusive Education. Education Policy Analysis Archives, 23, 27. https://doi.org/10.14507/epaa.v23.2003

PLETSCH, M. D., & MENDES, G. M. L.. (2024). Cartografias da Educação Inclusiva na Educação Especial: Produção Científica, Políticas e Práticas. Revista Brasileira De Educação Especial, 30, e143p. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e143p