Turma: B
Sala: 2117
Data de início: 13/03/2025
Data de término: 10/07/2025
N° total de vagas: 25
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional.
Programa
1. Introdução à pesquisa: a pesquisa em ciências humanas
2. A pesquisa em educação: pressupostos e implicações
3. Planejamento da pesquisa
3.1. Elaboração do projeto: a escolha do tema, formulação do problema, hipóteses/perguntas, conceituação, a revisão deliteratura, procedimentos, cronograma, orçamento.
3.2. Procedimentos de coleta de dados: dados (seleção, amostragem), observação, etnografia, questionário e entrevista e outros
3.3. Procedimentos de análise de dados
4. Validade, confiabilidade e ética na pesquisa em educação
ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime. Métodos de pesquisaem Ciências Sociais - Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.
AMADO, João. (org.). Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra,2017.
BECKER, Howard S. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GASKELL, Gaskell; BAUER, Martin. W. Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes,2007.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008.
OBS.: A bibliografia poderá sofrer alterações e será detalhada por tópico do programa no início da disciplina.