Turma: D
Sala: 4104
Data de início: 19/03/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 40
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Margareth Diniz
Contribuições da Psicanálise para a Educação: o campo da resistência/transferência. Infância, adolescência e saber. As condições para a aprendizagem. Questões contemporâneas da educação e inclusão escolar: entre o singular e o universal.
1 – Os discursos pedagógico, psicológico e psicanalítico sobre o sujeito
Teoria Psicanalítica: o pensamento de Freud sobre a educação
A questão da criança como sujeito: constituição e não desenvolvimento
A aprendizagem/não aprendizagem na Psicanálise e o desejo de saber
A relação professor/a-aluno-a: desejo de saber, resistência e transferência
A adolescência sem fim ou a crise da educação
O (im)possível do ato de educar: as relações entre Psicanálise e Pedagogia.
2- Os destinos da relação com o saber: Inibição, Compulsão, sublimação
A inibição no campo do saber segundo Melanie Klein
A inibição em Jacques Lacan
A inibição intelectual: Ana Lydia Santiago
Estilo e autoria: a sublimação como produção do sujeito em sua relação com a cultura
Produzimos ou reproduzimos conhecimento? O lugar da pesquisa na escola
A escola e “a vida”
O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência
Estudo de caso
3 – Psicanálise, Educação Especial e Inclusão escolar
A abordagem da criança considerada “diferente” no campo da psicanálise
Saber, conhecimento e deficiência
Laço social e escola para todos: a experiência brasileira, norte-americana, francesa e italiana
O sujeito com deficiência e a inclusão escolar: entre o singular e o universal
Estudo de caso
DINIZ, Margareth. Avanços e desafios na inclusão. BH: Editora Autentica, 2014.
FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre a Psicanálise. Ed. Standart Brasileira das Obras Psicológicas completas de S. Freud. Vol. XV, XVI. Rio de Janeiro. Imago Editora. 1976.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. Figuras do infantil: A psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2010.
MANNONI, Maud. Educação impossível: Com a colaboração de Simone Benhaim, Robert Lefort e um grupo de estudantes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
MILLOT, Catherine. Freud antipedagogo. Zahar Editores, 1982.
RAHME, Mônica Maria F. Laço social e Educação: Um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar. BH: Ed. Fino Traço, 2014.
SANTIAGO. Ana Lydia. A inibição intelectual na Psicanálise. RJ: Jorge Zahar Editor, 2005.