Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : CENÁRIOS E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Turma: G

Sala: 4116

Data de início: 11/03/2025

Data de término: 17/06/2025

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Tiago Antonio da Silva Jorge , Marina Campos de Avelar Maia

Horários

Ementa

Poder Político, Sociedade e Educação na América Latina. Processos sócio-históricos latino-americanos. O pensamento crítico-social e os processos de modernização na América Latina. Estado e políticas públicas e reformas educacionais na América Latina e suas repercussões na condição docente.

Programa

CRONOGRAMA

I UNIDADE – PROCESSOS SÓCIO-HISTÓRICOS E O PENSAMENTO CRÍTICO-SOCIAL LATINO-AMERICANO

1.º) Encontro: Apresentação e discussão do programa da disciplina e dos objetivos do doutorado latino-americano, cronograma e formas de avaliação. 

2.º e 3.°) Encontro: Introdução à discussão sobre o contexto político e a educação na América Latina 

4°) Encontro: Lutas anticoloniais e movimentos de independência

HAYA DE LA TORRE, V.R. La realidad económica-social de América Latina. In: MARINI, R.M. y MILLÁN, M. (coords.). La teoría social latinoamericana, t. I: Los orígenes a la CEPAL. México D.F., El Caballito, 1994, pp. 79-96. 

FALS BORDA, O. Las revoluciones inconclusas en América Latina. In: Victor Manuel Moncayo (compilador). Una sociología sentipensante para América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores y CLACSO, 2009, pp. 395-418.

5.º) Encontro: Período colonial, o Estado Nacional e o socialismo indo-americano

MARIÁTEGUI, J.C. O problema do índio. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008, pp.53-65. 

________________. O processo de educação pública. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008, pp.116-122.

LINERA, A.G. Indianismo e marxismo: o desencontro de duas razões revolucionárias. In: SADER, E. Cadernos do pensamento crítico latino-americano. São Paulo: Expressão Popular/CLACSO, 2008.

6.º) Encontro: Etapas do pensamento crítico social-latino americano: principais tendências teóricas 

MARINI, R.M. Las raíces del pensamiento latinoamericano. In: MARINI, R.M. Y MILLÁN, M. (coords.). La teoría social latinoamericana, t. I: Los orígenes. México D.F., El Caballito, 1994, pp.17-35.

PINTO, S. R.; O pensamento social e político Latino-Americano: etapas de seu desenvolvimento. Sociedade e Estado. vol.27, no.2, Brasília: May/Aug. 2012, pp. 337-359.

https://iela.ufsc.br/jornadas-bolivarianas/x-edi%C3%A7%C3%A3o/video/theotonio-dos-santos-origem-e-desenvolvimento-da-teoria-da

7.º) Encontro: Teorias da modernização, a Cepal e o nacional-desenvolvimentismo 

URQUIDI, V. Questão nacional na Teoria Social Latino-americana e o Plurinacionalismo como questão. 37º Encontro Anual da ANPOCS: Águas de Lindóia/SP, 23 a 27 de setembro de 2013. Disponível em: http://portal.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=8394&Itemid=459. 

BRESSER-PEREIRA, L.C. O Desenvolvimento e o subdesenvolvimento no Brasil. In: SCHWARCZ, L. M. E BOTELHO A. (organizadores). Agenda brasileira - Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp. 154-164.

RICUPERO, B. O lugar do centro na periferia. In: SCHWARCZ, L. M. E BOTELHO A. (organizadores). Agenda brasileira - Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp. 92-101.

8.º) Encontro: América Latina: anticolonialismo e reconhecimento cultural: originalidade, autenticidade e resistência 

QUIJANO, A. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: ROSENMANN, M. R. Pensar América Latina. El Desarrollo de la sociología latinoamericana. Buenos Aires, Clacso, 2008.

GARCÍA CANCLINI, N. Economía y cultura: El espacio común latinoamericano. In: GARCÍA CANCLINI, N. Latinoamericanos buscando lugar en este siglo. Buenos Aires: Paidós, 2002, pp. 51-77. 

PUIGGRÓS, A. Las alternativas cambian con el tiempo. In: PUIGGRÓS, A. De Simón Rodríguez à Paulo Freire: educación para la integración iberoamericana. Buenos Aires: Colihue, 2010, pp.7-37.


II UNIDADE - Poder Político, Sociedade e Educação na América Latina.

9.º) Encontro: Sistema político e o Estado na América Latina

BONETTO, M.S. El Estado en la región. La conflictiva discusión de alternativas teóricas. Thwaites Rey, M. (Editora), El Estado en América Latina: continuidades y rupturas, Buenos Aires: Editorial ARCIS/CLACSO, 2012.

GERMANI, G. Democracia y autoritarismo en la sociedad moderna. Cuadernos del Pensamiento Crítico Latinoamericano, Nº 38. CLACSO, enero 2011, p. 12.

10.º) Encontro: Políticas públicas e o papel do Estado na educação 

THWAITES REY, M. Entre tecnócratas globalizados y políticos clientelistas: derrotero del ajuste neoliberal en el Estado Argentino. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2005. Cap. 1

MURILLO, S. Producción de pobreza y construcción de de subjetividad. In: CIMADAMORE, A. & CATTANI, A.D. Producción de pobreza y desigualdad en América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2008. (p. 41-78)

11.º) Encontro: Populismo, Autoritarismo-burocrático e patrimonialismo 

CARVALHO, J.M. Mandonismo, coronelismo, clientelismo, república. In: Lilia Moritz Schwarcz e André Botelho (organizadores). Agenda brasileira - Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp.334-343.

https://www.youtube.com/watch?v=7wSCZgZzNig 

SOUZA, J. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. Cap. 1 e 2.

III UNIDADE – Políticas educacionais e a questão docente na América Latina 

12.º) Encontro: O Programa PISA, Críticas e resistências em Educação no contexto de globalização: alternativas aos discursos populista, neoliberal e conservador

13.º) Encontro: Desigualdades e diversidades na educação no contexto de pandemia 

GLUZ, N. Movimientos sociales los avances y las contradicciones en las luchas por el reconocimiento oficial. In: GLUZ, N. Las luchas populares por el derecho a la educación: experiencias educativas de movimientos sociales Buenos Aires: CLACSO, 2013, pp. 83-91

McCOWAN, T. O direito universal à educação: silêncios, riscos e possibilidades. Praxis Educativa. Universidade de Ponta Grossa, v.6., n°1, jan-jun, 2011. 

14.º) Encontro: A pandemia e a agenda educativa global: efeitos sobre o trabalho docente e as escolas na América Latina 

Sofia Viseu (Universidade de Lisboa, Portugal), Myriam Feldfeber (Universidade de Buenos Aires, Argentina), Pedro Bolea (Universidade de Barcelona, Espanha), Lívia Vieira (UFMG, Brasil) 

15º.) Encontro: Avaliação e encerramento da disciplina.

Avaliação

A avaliação levará em consideração os seguintes aspectos: a) presença efetiva e pontualidade nas atividades programadas; b) Participação efetiva e contribuições para as discussões em aula; c) comprometimento na realização das leituras e demais atividades propostas; d) Para as atividades assíncronas serão demandadas atividades escritas, resenhas sobre os conteúdos e discussões assistidos nos vídeos recomendados e na bibliografia. Espera-se que as análises produzidas possam refletir as discussões realizadas em aula. As referências bibliográficas deverão ser normalizadas de acordo com a ABNT. Recomenda-se uma extensão entre 500 e 600 palavras. Tipo de letra: Times New Roman 12, espaço 1,5. As resenhas deverão totalizar ao final os 100 pontos.


Bibliografia

BONETTO, M.S. El Estado en la región. La conflictiva discusión de alternativas teóricas. Thwaites Rey, M. (Editora), El Estado en América Latina: continuidades y rupturas, Buenos Aires: Editorial ARCIS/CLACSO, 2012.

BRESSER-PEREIRA, L.C. O Desenvolvimento e o subdesenvolvimento no Brasil. In: SCHWARCZ, L. M. E BOTELHO A. (organizadores). Agenda brasileira - Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp. 154-164.

CARVALHO, J.M. Mandonismo, coronelismo, clientelismo, república. In: Lilia Moritz Schwarcz e André Botelho (organizadores). Agenda brasileira - Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp.334-343.

FALS BORDA, O. Las revoluciones inconclusas en América Latina. In: Victor Manuel Moncayo (compilador). Una sociología sentipensante para América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores y CLACSO, 2009, pp. 395-418.

GARCÍA CANCLINI, N. Economía y cultura: El espacio común latinoamericano. In: GARCÍA CANCLINI, N. Latinoamericanos buscando lugar en este siglo. Buenos Aires: Paidós, 2002, pp. 51-77. 

GERMANI, G. Democracia y autoritarismo en la sociedad moderna. Cuadernos del Pensamiento Crítico Latinoamericano, Nº 38. CLACSO, enero 2011, p. 12.

GLUZ, N. Movimientos sociales los avances y las contradicciones en las luchas por el reconocimiento oficial. In: GLUZ, N. Las luchas populares por el derecho a la educación: experiencias educativas de movimientos sociales Buenos Aires: CLACSO, 2013, pp. 83-91

HAYA DE LA TORRE, V.R. La realidad económica-social de América Latina. In: MARINI, R.M. y MILLÁN, M. (coords.). La teoría social latinoamericana, t. I: Los orígenes a la CEPAL. México D.F., El Caballito, 1994, pp. 79-96. 

LINERA, A.G. Indianismo e marxismo: o desencontro de duas razões revolucionárias. In: SADER, E. Cadernos do pensamento crítico latino-americano. São Paulo: Expressão Popular/CLACSO, 2008.

MARIÁTEGUI, J.C. O problema do índio. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008, pp.53-65. 

________________. O processo de educação pública. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008, pp.116-122.

MARINI, R.M. Las raíces del pensamiento latinoamericano. In: MARINI, R.M. Y MILLÁN, M. (coords.). La teoría social latinoamericana, t. I: Los orígenes. México D.F., El Caballito, 1994, pp.17-35.

McCOWAN, T. O direito universal à educação: silêncios, riscos e possibilidades. Praxis Educativa. Universidade de Ponta Grossa, v.6., n°1, jan-jun, 2011. 

MURILLO, S. Producción de pobreza y construcción de de subjetividad. In: CIMADAMORE, A. & CATTANI, A.D. Producción de pobreza y desigualdad en América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2008. (p. 41-78)

PINTO, S. R.; O pensamento social e político Latino-Americano: etapas de seu desenvolvimento. Sociedade e Estado. vol.27, no.2, Brasília: May/Aug. 2012, pp. 337-359.

PUIGGRÓS, A. Las alternativas cambian con el tiempo. In: PUIGGRÓS, A. De Simón Rodríguez à Paulo Freire: educación para la integración iberoamericana. Buenos Aires: Colihue, 2010, pp.7-37.

QUIJANO, A. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: ROSENMANN, M. R. Pensar América Latina. El Desarrollo de la sociología latinoamericana. Buenos Aires, Clacso, 2008.

RICUPERO, B. O lugar do centro na periferia. In: SCHWARCZ, L. M. E BOTELHO A. (organizadores). Agenda brasileira - Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp. 92-101.

SOUZA, J. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. Cap. 1 e 2.

THWAITES REY, M. Entre tecnócratas globalizados y políticos clientelistas: derrotero del ajuste neoliberal en el Estado Argentino. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2005. Cap. 1

URQUIDI, V. Questão nacional na Teoria Social Latino-americana e o Plurinacionalismo como questão. 37º Encontro Anual da ANPOCS: Águas de Lindóia/SP, 23 a 27 de setembro de 2013. Disponível em: http://portal.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=8394&Itemid=459.