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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Diálogos sobre orientações acadêmicas: como se aprende a ser orientador na pós-graduação?

Turma: C

Sala: 2113

Data de início: 11/03/2025

Data de término: 06/05/2025

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Como se aprende a ser orientador ou orientadora na pós-graduação? Durante parte de nossas trajetórias estudantis na pós-graduação temos muitas oportunidades de pensar sobre o ofício de pesquisador, sobre o ofício de docente ou sobre os modos de atuar na pós-graduação. Raramente temos oportunidade de pensar seriamente sobre como deixamos de ser orientandos para nos tornarmos orientadores. Esta indisciplina, construída a partir de trocas entre estudantes, docente regente e orientadores convidados, tem como objetivo principal refletir sobre os aspectos acadêmicos, políticos e éticos envolvidos nos processos de orientações acadêmicas.

Programa

Unidade 1

Qual a missão original das universidades brasileiras e da pós-graduação no Brasil?


Unidade 2

Qual o papel dos orientadores nos processos de orientações acadêmicas?


Unidade 3

Como as políticas de ações afirmativas tencionam as relações de orientações acadêmicas?

Bibliografia

CRUZ, Robson Nascimento. Becker e o silêncio sobre a escrita na pós-graduação: soluções antigas para o cenário brasileiro atual? Psicologia & sociedade Online), v. 30, p. 1-7, 2018.

DINIZ, Débora. Carta de uma orientadora: o primeiro projeto de pesquisa / Débora Diniz. - 2. ed. rev. - Brasília: LetrasLivres, 2013.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: Joaze Bernardino-Costa; Nelson Maldonado Torres; Ramon Grosfogel. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2018, v. 1, p. 223-246.

MAYORGA, Claudia. (Org.). Universidade cindida, universidade em conexão: ensaios sobre democratização da universidade. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, v. , p. 71-91.

SOUZA, Kelly Cristina Cândida. MESTRES NEGROS: Trajetórias na Pós-Graduação dos/as egressos/as do curso de formação pré-acadêmica Afirmação na Pós. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2018.