Turma: D
Sala: 2112
Data de início: 11/03/2025
Data de término: 17/06/2025
N° total de vagas: 35
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Adriane Cristina de Melo Hunzicker
O campo e seus sujeitos no contexto minerário: lutas por Educação e pelo meio ambiente. Educação do Campo: histórico, princípios, conceitos e práticas. Prática Minerária: histórico, princípios, conceitos e práticas. Rompimento de Barragens. Relação Educação e Mineração: aspectos históricos e pedagógicos. Silêncio Pedagógico. Possibilidades e limites para atuação da Escola no contexto dos desastres socioambientais: formação e prática docente.
1- O campo e seus sujeitos no contexto minerário: lutas por Educação e pelo meio ambiente.
2- Educação do campo: princípios, conceitos e práticas.
3- Prática Minerária: histórico, princípios, conceitos e práticas. Rompimento de Barragens.
4- Possibilidades e limites para atuação da Escola no contexto dos desastres socioambientais: formação e prática docente
ANTUNES-ROCHA, Maria I.; HUNZICKER, Adriane C. de M.; FANTINEL, Lúcia M. O rompimento da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão e os desafios para a educação. Ciência e Cultura, v. 72, n. 2, p. 17-21, abril/junho 2020. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252020000200007&lng=pt&nrm=iso
ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; SANTOS, Marcelo Loures. Desafios e Possibilidades da Educação Escolar no Processo de Reconstrução das Áreas Campesinas Atingidas pelo Rompimento da Barragem de Fundão. Belo Horizonte, Utópika, 2024.
HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo. “Aqui tinha uma escola”: vozes docentes sobre o rompimento da Barragem de Fundão - 1. ed. - Curitiba: Appris, 2022.
HUNZICKER, A. C. de M.; ANTUNES-ROCHA, M. I. A prática do silêncio pedagógico no contexto minerário. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte – online, Vol. 5, Número Especial – Educação e Desastres Minerários. Janeiro, 2022, ISSN 2526- 1126. Disponível em: https://rbeducacaobasica.com.br/wp-content/uploads/2022/01/A-PRATICA-DO-SILENCIO-PEDAGOGICO-NO-CONTEXTO-MINERARIO.pdf
HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo.. Educação no Contexto Minerário: como pensam, sentem e agem os professores em relação à escola de Bento Rodrigues no contexto do rompimento da barragem de Fundão. Belo Horizonte, FaE/UFMG, 2023. (Tese)
Tarcísio, M. M. (org.). Mar de lama da Samarco na bacia do rio Doce: em busca de respostas. Belo Horizonte: Instituto Guaicuy, 2019. Disponível em: https://manuelzao.ufmg.br/biblioteca/o-livro-mar-de-lama-ja-esta-disponivel-em-formato-digital/