Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Estudos sobre segregação escolar e desigualdades educacionais

Turma: B

Sala: 2116

Data de início: 14/03/2025

Data de término: 04/07/2025

N° total de vagas: 30

Tipo: Tópicos**

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

não

Horários

Ementa

A disciplina visa analisar o debate nacional e internacional sobre a segregação escolar e suas consequências. Serão estudadas pesquisas dedicadas a compreender (a) os conceitos de segregação e segregação escolar; (b) os efeitos da estrutura social sobre as dinâmicas de distribuição de alunos e recursos nos sistemas de ensino; as dimensões de classe, raça, gênero e espacial das dinâmicas de segregação; (c) as relações entre segregação escolar e mercado escolar; (d) os diversos debates acerca das formas de medição da segregação escolar.

Programa

Unidade I: Conceitos de segregação e segregação escolar

Unidade II: As controvérsias internacionais sobre a definição e a medição da segregação escolar

Unidade III: Pensar a segregação escolar nos contextos brasileiros 

Bibliografia

BARTHOLO, Tiago; KOSLINSKI, Mariane e ANDRADE, Felipe. Segregação Escolar e Desigualdades Educacionais no Início da Escolarização no Brasil. REICE Revista Iberoamericana sobre Calidad Eficacia y Cambio en Educación 18(4), September, 2020. DOI:10.15366/reice2020.18.4.003
BARTHOLO, Tiago; Costa, Márcio. Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades intraescolares. Cad. Pesqui. 44,(153) • Set 2014 • https://doi.org/10.1590/198053142771
BOURDIEU, P. Efeitos de lugar. In: BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 159-166.
BRUEL, Ana Lorena e BARTHOLO, Tiago.Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental. Rev. Bras. Educ. 17 (50) • Ago 2012 • https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200004
CARRASCO, A.; MENDOZA, M.; FLORES, C. Self-segregation strategies through school choice in Chile: A middle-class domain? Journal of Sociology, v. 58, n. 3,p. 1-20, 2021. https://doi.org/10.1177/14407833211036505
COSTA, M.; KOSLINSKI, M. C. Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 41, n. 142, p. 246-266, 2011. https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000100013
COSTA, M. ; BARTHOLO, T. L. . Padrões de segregação escolar no Brasil: um estudo comparativo entre capitais do país. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 1183-1203, 2014.
CRISTÓVÃO, A. C.; SANTOS, M. A escola na favela ou a favela na escola? In: RIBEIRO, L. C. Q.; KOSLINSKI, M. C.; ALVES, F. (org.). Desigualdades urbanas, desigualdades escolares. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2010. p. 277-297.
DRAELANTS, H.; DUMAY, X. Les écoles et leur réputations: L’identité des établissements en contexte de arché. Bruxelas: De Boeck Supérieur, 2016. https://doi.org/10.4000/lectures.22195
ERNICA, M.; RODRIGUES, E. C. Desigualdades educacionais em metrópoles: território, nível socioeconômico, raça e gênero. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e228514, 2020. https://doi.org/10.1590/ES.228514
GORARD, Stephen e TAYLOR, Chris. What is Segregation? A Comparison of Measures in Terms of ‘Strong’ and ‘Weak’ Compositional Invarianc
GORARD, Stephen. Measuring segregation—beware of the cautionary tale by Johnston and Jones. Environment and Planning A 43(1):3-7, January 2011. DOI:10.1068/a43309
JONES, K. Measuring Segregation—A Cautionary Tale. Environment and Planning A · June 2010. DOI: 10.1068/a43136 · Source: RePEc
ORFIELD, Gary; SIEGEL-HAWLEY, Genevieve; KUCSERA, John. SORTING OUT DEEPENING CONFUSION ON SEGREGATION TRENDS. The Civil Rights Project/Proyecto Derechos Civiles. March 2014.
REARDON, S; OWEN, A. 60 Years After Brown: Trends and Consequences of School Segregation. Annual Review of Sociology, 40, 199–218. https://doi.org/10.1146/annurev-soc-071913-043152
RIBEIRO, L. C. Q.; KOSLINSKI, M. C. A cidade contra a escola? O caso do município do Rio de Janeiro. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 356-383, 2009. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1590. Acesso em: 15 jan. 2023.
ZANTEN, A. École de la périphérie: scolarité et ségrégation en banlieu. Paris: PUF, 2001.
ZANTEN, A. Efeitos da concorrência sobre a atividade dos estabelecimentos escolares. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 565-593, 2005. https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300003
ZANTEN, A. A escolha dos outros: julgamentos, estratégias e segregações escolares. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 409-433, 2010. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300021
ZUCCARELLI, C.; CID, G. Oportunidades educacionais e escolhas familiares no Rio de Janeiro. In: RIBEIRO, L. C. Q.; KOSLINSKI, M. C.; ALVES, F. (org.). Desigualdades urbanas, desigualdades escolares. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2010. p. 249-276.