Turma: I
Sala: 4104
Data de início: 12/03/2025
Data de término: 25/06/2025
N° total de vagas: 20
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discutir o projeto de pesquisa dos pós-graduandos(as).
Ao longo dos encontros serão discutidos por meio de seminários os pré-projetos de pesquisa.
A intenção consiste em contribuir na reformulação do pré-projeto apresentado com vista a sua submissão no CEP/UFMG.
Bibliografia básica
ARROYO, Miguel G. Pedagogias em movimento – o que temos a aprender dos movimentos sociais? In: NOGUEIRA, Paulo Henrique de Queiroz e MIRANDA, Shirley Aparecida de. Miguel Arroyo: educador em diálogo com o seu tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p 243-266.
BRASIL. Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 20 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2004. Disponível em: www.sinpro.org.br/arquivos/afro/diretrizes_relacoes_etnico-raciais.pdf - Acesso em: 20 nov. 2015.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de Junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 26 de jun. 2014. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em 30.09.2017
CANDAU, Vera (org.). Interculturalizar, Descolonizar, Democratizar: uma educação “outra”?. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma Josenila Brito. (Orgs.). Visibilidades e desafios: estratégias pedagógicas para a abordagem da questão étnico-racial na escola. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.
Bibliografia complementar
DA SILVA, Analise; SABINO, Heli. Caderno de Textos – I Encontro Mineiro sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Belo Horizonte: 2017.
GOMES, Nilma Lino. Limites e possibilidades da implementação da Lei nº 10.639/03 no contexto das políticas públicas em educação. In: HERINGER, Rosana; PAULA, Marilene de. (Org.). Caminhos convergentes: estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Henrich Boll Stiftung; Action Aid, 2009. p. 39-74. Disponível em: http://www.boell-latinoamerica.org
GOMES, Nilma Lino. (Org.). Práticas Pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da lei n. 10.639 ed. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2012. Disponível em: <portal.mec.gov.br/.../praticas_pedagogicas.pdf>.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GONÇALVES, Luiz Alberto de Oliveira. O silêncio, um ritual pedagógico a favor da discriminação racial: um estudo da discriminação racial como fator de seletividade na escola pública de primeira a quarta série. 1985. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1985.
HENRIQUES, Ricardo. Desigualdades educacionais no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. Texto para discussão n. 807.
MUNANGA, Kabengele. As ambiguidades do racismo à brasileira. In: KON, Noemi Moritz; SILVA, Maria Lúcia da; ABUD, Cristiane Curi. (Orgs.). O racismo e o negro no Brasil: questões para a psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SACRISTÁN, J.; GÓMES, A.. Compreender e transformar o ensino. 4ed. Porto Alegre: Artmed, 1993.
SILVA, Ana Célia da. Branqueamento e branquitude: conceitos básicos na formação para a alteridade. In: NASCIMENTO, Antônio; HETKOWSKI, Tânia (Orgs.). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-06.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2021.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 123-150, maio/jun. 2018. Disponível em: https:<https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58097>. Acesso em: 13 mar. 2019.
SILVA, Natalino Neves da. Educação de jovens e adultos e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Crítica Educativa, 3(3), 200–213. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/260
SILVA, Natalino Neves da. Educação Popular Negra: breves notas de um conceito. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8488
SILVA, Natalino Neves da. Juventude negra na EJA: o direito a diferença. Mazza Edições, 2010.