Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : CENÁRIOS E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA (obrigatória para o DLA)

Turma: G

Sala: 415

Data de início: 12/03/2019

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Poder Político, Sociedade e Educação na América Latina. Processos sócio-históricos latino-americanos. O pensamento crítico-social e os processos de modernização na América Latina. Estado e políticas públicas e reformas educacionais na América Latina e suas repercussões na condição docente.

Programa

I UNIDADE – PROCESSOS SÓCIO-HISTÓRICOS E O PENSAMENTO CRÍTICO-SOCIAL LATINO-AMERICANO

2.º)Introdução ao pensamento latino

3.º) Período colonial, o Estado Nacional e o socialismo indo-americano

MARIÁTEGUI, J.C. O problema do índio. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008, pp.53-65.

________________. O processo de educação pública. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008, pp.116-122.

LINERA, A.G. Indianismo e marxismo: o desencontro de duas razões revolucionárias. In: SADER, E. Cadernos do pensamento crítico latino-americano. São Paulo: Expressão Popular/CLACSO, 2008.

4.º) Lutas anticoloniais e movimentos de independência

HAYA DE LA TORRE, V.R. La realidad económica-social de América Latina. In: MARINI, R.M. y MILLÁN, M. (coords.). La teoría social latinoamericana, t. I: Los orígenes a la CEPAL. México D.F., El Caballito, 1994, pp. 79-96.

FALS BORDA, O. Las revoluciones inconclusas en América Latina. In: Victor Manuel Moncayo (compilador). Una sociología sentipensante para América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores y CLACSO, 2009, pp. 395-418.

5.º) Teorias da modernização, a Cepal e o nacional-desenvolvimentismo

URQUIDI, V. Questão nacional na Teoria Social Latino-americana e o Plurinacionalismo como questão. 37º Encontro Anual da ANPOCS: Águas de Lindóia/SP, 23 a 27 de setembro de 2013. Disponível em: http://portal.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=8394&Itemid=459.

BRESSER-PEREIRA, L.C. O Desenvolvimento e o subdesenvolvimento no Brasil. In: Lilia Moritz Schwarcz e André Botelho (organizadores). Agenda brasileira - Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp. 154-164.

RICUPERO, B. O lugar do centro na periferia. In: Lilia Moritz Schwarcz e André Botelho (organizadores). Agenda brasileira - Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp. 92-101.

6.º) Etapas do pensamento crítico social-latino americano: principais tendências teóricas

MARINI, R.M. Las raíces del pensamiento latinoamericano. In: In: Ruy Mauro Marini y Márgara Millán (coords.). La teoría social latinoamericana, t. I: Los orígenes. México D.F., El Caballito, 1994, pp.17-35.

PINTO, S. R.; O pensamento social e político Latino-Americano: etapas de seu desenvolvimento. Sociedade e Estado. vol.27, no.2, Brasília: May/Aug. 2012, pp. 337-359.

7.º) América Latina: anticolonialismo e reconhecimento cultural: Originalidade, autenticidade e resistência

QUIJANO, A. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: ROSENMANN, M. R. Pensar América Latina. El Desarrollo de la sociología latinoamericana. Buenos Aires, Clacso, 2008.

GARCÍA CANCLINI, N. Economía y cultura: El espacio común latinoamericano. In: GARCÍA CANCLINI, N. Latinoamericanos buscando lugar en este siglo. Buenos Aires: Paidós, 2002, pp. 51-77.

PUIGGRÓS, A. Las alternativas cambian con el tiempo. In: PUIGGRÓS, A. De Simón Rodríguez à Paulo Freire: educación para la integración iberoamericana. Buenos Aires: Colihue, 2010, pp.7-37.

III UNIDADE - Poder Político, Sociedade e Educação na América Latina.

8.º) Sistema político e o Estado na América Latina

BONETTO, M.S. El Estado en la región. La conflictiva discusión de alternativas teóricas. Thwaites Rey, M. (Editora), El Estado en América Latina: continuidades y rupturas, Buenos Aires: Editorial ARCIS/CLACSO, 2012.

GERMANI, G. Democracia y autoritarismo en la sociedad moderna. Cuadernos del Pensamiento Crítico Latinoamericano, Nº 38. CLACSO, enero 2011, p. 12.

9.º) Populismo, Autoritarismo-burocrático e patrimonialismo

CARVALHO, J.M. Mandonismo, coronelismo, clientelismo, república. In: Lilia Moritz Schwarcz e André Botelho (organizadores). Agenda brasileira - Temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp.334-343.

https://www.youtube.com/watch?v=7wSCZgZzNig

SOUZA, J. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. Cap. 1 e 2.

10.º) Políticas públicas e o papel do Estado na educação

THWAITES REY, M. Entre tecnócratas globalizados y políticos clientelistas: derrotero del ajuste neoliberal en el Estado Argentino. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2005. Cap. 1

OLIVEIRA, D. A. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. 2° ed. Petrópolis: Vozes, 2010, pp. 210-269.

MURILLO, S. Producción de pobreza y construcción de de subjetividad. In: CIMADAMORE, A. & CATTANI, A.D. Producción de pobreza y desigualdad en América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2008. (p. 41-78)

11.º) Crise da educação, novos sujeitos e novos cenários sociais

DUBET, F. La elección de la desigualdad. In: DUBET, F. Por qué preferimos la desigualdad (aunque digamos lo contrario). Buenos Aires: Siglo Veintiuno editores, 2015, pp. 19-41.

SORJ, B., MARTUCCELLI, D. A nação e os desafios da identidade. In: SORJ, B., MARTUCCELLI, D. O desafio latino-americano coesão social e democracia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, pp. 242-262.

TENTI FANFANI, E. La escuela y la cuestión social: ensayos de sociologia de la educación. Buenos Aires: Siglo XIX, Primera Edición, 2007. Cap.1

IV UNIDADE – Políticas educacionais e a questão docente na América Latina

12.º) Direito à educação em cenário de diversidade cultural e desigualdade social

GLUZ, N. Movimientos sociales los avances y las contradicciones en las luchas por el reconocimiento oficial. In: GLUZ, N. Las luchas populares por el derecho a la educación: experiencias educativas de movimientos sociales Buenos Aires: CLACSO, 2013, pp. 83-91

PUIGGRÓS, A. Avatares y resignificaciones del derecho a La educación em América Latina. In: Docência. Año XV, no. 40. Santiago de Chile: Colégio de Profesores, mayo, 2010.

McCOWAN, T. O direito universal à educação: silêncios, riscos e possibilidades. Praxis Educativa. Universidade de Ponta Grossa, v.6., n°1, jan-jun, 2011.

13.º) As pressões mercantis e o direito à educação

NAIDORF, J. La privatización del conocimiento público en universidades públicas. In: GENTILI, P. & LEVY, E. (Comps.). Espacio público y privatización del conocimiento. Buenos Aires: CLACSO, 2005

OLIVEIRA, D. A. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 132, p. 625-646, jul.-set., pp. 2015 625.

HINKELAMMERT, F.J. El grito del sujeto vivo y corporal frente a la ley del mercado. Buenos Aires: CLACSO/ALAS, 2017. p. 255-267

14º.) A questão docente e os novos cenários educativos na América Latina

A universidade latino-americana e o trabalho docente

Convidada: Verónica Walker (UNS, Argentina)

WALKER, V. S. Evaluación y carrera académica/docente: la perspectiva de los actores de dos universidades argentinas. Revista: IICE (Buenos Aires), 2017

15º.) A questão docente e os novos cenários educativos na América Latina: o trabalho docente na educação básica

TERIGI, Flavia. VIII Foro Latino-Americano de Educación: saberes docentes; qué debe saber un docente y por qué. Buenos Aires: Santillana, 2013.

FELDFEBER, M. Reforma educativa y regulación estatal. Los docentes y las paradojas de la autonomía impulsionada “por decreto”. In: FELDFEBER, M. y OLIVEIRA, D.A. Políticas educativas y trabajo docente: nuevas regulaciones, nuevos sujetos?. Buenos Aires: Ediciones Novedades Educativas Argentina y México, 2006.

RUZ, F.A. Fortalecer a profissão docente: el camino de la política de evaluación e incentivos económicos hace sentido al profesorado? In: CORNEJO, R. et al. Trabajo y subjetividad docente en el Chile neoliberal. Santiago: Facso/EPE/Red Estrado, 2014.


Bibliografia

MARIÁTEGUI, J.C. O problema do índio. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008, pp.53-65.

________________. O processo de educação pública. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008, pp.116-122.

LINERA, A.G. Indianismo e marxismo: o desencontro de duas razões revolucionárias. In: SADER, E. Cadernos do pensamento crítico latino-americano. São Paulo: Expressão Popular/CLACSO, 2008.

HAYA DE LA TORRE, V.R. La realidad económica-social de América Latina. In: MARINI, R.M. y MILLÁN, M. (coords.). La teoría social latinoamericana, t. I: Los orígenes a la CEPAL. México D.F., El Caballito, 1994, pp. 79-96.  

FALS BORDA, O. Las revoluciones inconclusas en América Latina. In: Victor Manuel Moncayo (compilador). Una sociología sentipensante para América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores y CLACSO, 2009, pp. 395-418.

THWAITES REY, M. Entre tecnócratas globalizados y políticos clientelistas: derrotero del ajuste neoliberal en el Estado Argentino. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2005. Cap. 1

OLIVEIRA, D. A. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. 2° ed. Petrópolis: Vozes, 2010, pp. 210-269.

MURILLO, S. Producción de pobreza y construcción de de subjetividad. In: CIMADAMORE, A. & CATTANI, A.D. Producción de pobreza y desigualdad en América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2008. (p. 41-78)