Turma: C
Sala: 2054 - ICEX
Data de início: 13/08/2025
Data de término: 10/12/2025
N° total de vagas: 15
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Sim
A disciplina tem como objetivo principal dar algumas noções acerca do trabalho científico, tendo como pano de fundo a compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica da educação, o trabalho da investigação científica, a Educação em Ciências como campo profissional e científico, características e análise comparativa entre distintos métodos e técnicas das pesquisas quantitativa e qualitativa, legitimidade nas investigações em Educação em Ciências, análises e interpretação de dados em pesquisas científicas em Educação em Ciências, pesquisa como produção do pensamento científico, os elementos e a construção de um projeto de pesquisa, elaboração de resumos e resenhas, normas técnicas para apresentação dos trabalhos, elementos da escrita científica.
Programa:
01. Plágio e ética na pesquisa;
02. O projeto de pesquisa e sua legitimidade;
03. Artigo e escrita científica;
04. Fontes de pesquisa bibliográfica;
05. Modalidades e metodologias da pesquisa;
06. Tipos de pesquisa;
07. Planejamento de pesquisas qualitativas;
08. Análise de dados qualitativos e quantitativos.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
CAETANO-CHANG, Maria Rita. Redação Científica. Rio Claro, 2012.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
MOREIRA, Marco Antonio. Metodologias de pesquisa em ensino. -- São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
ROBERT, André; BOUILLAGUET, Annick. L´analyse de contenu. 1er édition: 1997, décembre. Presses Universitaires de France, 1997.
VASCONCELOS, Sonia M. R. O plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas. Ciência e Cultura, vol.59, n.3, São Paulo, July/Sept. 2007.
VILLANI, Alberto; PACCA, Jesuina Lopes de Almeida. Como avaliar um projeto de pesquisa em educação em Ciências? In: Investigações em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 7-28, 2001.
Bibliografia complementar:
BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. – São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Revista Interinstitucional de Psicologia, 6(2), jul-dez, 2013, 179- 191.
GALVÃO, Agrazielle Ferreira. A ética na pesquisa científica em tempos de plágio, 2012. Disponível em: http://isapg.com.br/2012/ciepg/down.php?id=2608&q=1. Acesso em: 23 fev 2017.
LIMA, Vania Moreira. Uma sequência de ensino investigativa em aulas de ciências do 9º ano de uma escola pública: reflexões e apontamentos sobre o aprendizado de conceitos, procedimentos e atitudes. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Ouro Preto. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Área de Concentração: Química.
MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em análise do discurso. – São Paulo : Parábola Editorial, 2010.
______________________________. Discurso e análise de discurso. – 1. Ed. – São Paulo : Parábola Editorial, 2015.
MOREIRA, Marco Antonio. O mestrado (profissional) em ensino. Debates. In: Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), n. 1, julho 2004.
MORESI, Eduardo. Metodologia da pesquisa. Programa de Pós-Graduação stricto sensu em gestão do conhecimento e tecnologia da informação – Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília, Março 2003.
MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da Administração: potencial e desafios. RAC. Curitiba, v. 15, n. 4, pp. 731-747, jul./ago. 2011.
SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, mai. 2012. Resenhas.
SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica. vol. 17. Nº 1, 2015.
URQUIZA, Marconi de Allbuquerque; MARQUES, Denilson Bezerra. Análise de conteúdo em termos de Bardin aplicada à comunicação corporativa sob o signo de uma abordagem teórico- empírica. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 1, p. 115-144, jan./jun. 2016.