Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Gênero e Interseccionalidades

Turma: B

Sala: 2115

Data de início: 21/08/2025

Data de término: 27/11/2025

N° total de vagas: 4

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Disciplina de orientação coletiva para orientandos/as da prof. Anna Paula Vencato.

Programa

Discussão de projetos, capítulos e outros materiais relacionados a produção da pesquisa de pós-graduação sob minha orientação. 

Temas: Experiências trans* e docência; Experiências trans* e Escola; Museus e relações étnico-raciais; Política Nacional de Cuidados.

Bibliografia

BIROLI, Flávia e Luis Felipe MIGUEL. “Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades”. Mediações, vol. 20, n. 2, 2015.

 BRAH, A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, Campinas, n. 26, pp. 329-376, 2006. 

 Brugère, Fabienne. A ética do cuidado. São Paulo: Contracorrente, 2023.

Butler, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 151-172.

Butler, Judith. Notes toward a performative theory of assembly. Cambridge, MA: Harvard University, 2015.

Butler, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.

Butler, Judith. Quem têm medo do gênero? São Paulo: Boitempo, 2024.

Butler, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. BeloHorizonte: Autêntica,2015.

Butler, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. 

 FAUSTO-STERLING, A. Dualismos em duelo. Cadernos Pagu, Campinas, n. 17/18, pp. 09-79, 2002.

HARAWAY, D. Gênero para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cadernos Pagu, Campinas, n. 22, pp. 201-246, 2004.

LAQUEUR, T. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

Louro, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Rev. Estud. Fem. 9 (2), 2001.

Miskolci, Richard. A Teoria Queer e a Questão das Diferenças: por uma analítica da normalização. Mimeo, s/d.

McCLINTOCK, A. Couro Imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

MOORE, H. Understanding sex and gender. In: INGOLD, T. (org.) Companion Encyclopedia of Anthropology, Londres: Routledge, 1997. p. 813-830. (tradução didática)

Salih, Sarah. (2012). Judith Butler e a Teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica.

SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.20, n.2, p. 71-99, 1995.

SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas; tradução. Roberto G Barbosa. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.