Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : ADOLESCÊNCIA, EXCESSO E PSICANÁLISE NA ERA DA GERAÇÃO Z

Turma: K

Sala: 4116

Data de início: 18/08/2025

Data de término: 28/08/2025

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

MARCIO BOAVENTURA JUNIOR (FDC)

Horários

Ementa

Análise da adolescência contemporânea e seus comportamentos excessivos, com especial atenção à Geração Z. Referencial teórico-clínico baseado em Freud, Winnicott e Lacan. As complexidades psíquicas e emocionais do sujeito adolescente em contextos sociais e educativos, marcadas pela sociedade do espetáculo e pela modernidade líquida. Estudo do comportamento excessivo tanto como sintoma quanto como possível "lugar de interdito". Metodologia: estudo teórico, análise fílmica e estudos de caso que abordem conceitos, impactos da tecnologia, a busca de validação social, a dinâmica familiar e a possibilidade de elaboração psíquica a partir do ato excessivo no que se convencionou chamar de "Lugar Alfa".

Programa

Módulo 1: A Adolescência sob o Olhar da Psicanálise – Freud, Winnicott, Lacan.

Módulo 2: Comportamentos Excessivos e o ato que busca a interdição e a possibilidade de um registro limitante.

Módulo 3: A Adolescência, Geração Z e o Contexto Contemporâneo: a "sociedade do espetáculo" e a "modernidade líquida".

Módulo 4: Dinâmica Familiar, Social e Educativa: conceito de "Lugar Alfa" – o ato como ponto de partida para a elaboração de um saber.

Módulo 5: Análise Fílmica e Estudos de Caso: possíveis abordagens e intervenções.

Bibliografia

ARIÉS, P. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BIRMAN, J. Mal estar na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

__________Tatuando o desamparo: a juventude na atualidade. In: CARDOSO, M. R. (org.). Adolescentes. São Paulo: Escuta, 2006. p. 25-43.

BOAVENTURA JUNIOR, M.; PEREIRA, M.R. Lá fora... na rua é diferente! Adolescência, escola e recusa. Curitiba: Appris, 2015.

CALLIGARIS, C. A adolescência. São Paulo: PubliFolha, 2000.

CARVALHO, A.; SALLES, F.; GUIMARÃES, M. Adolescência. Belo Horizonte: Ed. UFMG: Proex, 2002

COSTA, R. Eu e o outro: a função do amigo e o processo de constituição do sujeito. In: O Adolescente e a modernidade - Congresso Internacional de Psicanálise e suas conexões. Tomo II. Rio de Janeiro: Escola Lacaniana de psicanálise, 1999, pág. 126-132.

DEBORD, G. Sociedade de Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FREUD, S. Carta 75. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. I. Rio de Janeiro: Imago, 2006. (original de 1897)

________ Três ensaios sobre a teoria da sexualidade In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 2006 (original de 1905).

________ Sobre as teorias sexuais das crianças. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. IX. Rio de Janeiro: Imago, 2006 (original de 1908).

________ Totem e tabu. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 2006 (original de 1913).

________ Sobre o Narcisismo: uma introdução. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 2006 (original de 1914).

________ Luto e Melancolia. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 2006. (original de 1916)

________ Conferência XXI – o desenvolvimento da libido e as organizações sexuais. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XVI. Rio de Janeiro: Imago, 2006. (Original de 1916-17)

________ Psicologia dos grupos e analise do ego. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 2006 (original de 1921).

________ Neurose e Psicose. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 2006 (original de 1924).

________ O mal estar na civilização. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 2006 (original de 1929).

LACAN, J. O estádio do espelho como formador da função do Eu. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998 (original de 1949).

_____. Prefácio a “O despertar da primavera”. Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003 (original de 1974).

LAPASSADE, G. A entrada na vida. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1975.

LAJONQUIÈRE, L. As figuras do infantil. Petrópolis: Vozes, 2010.

MELMAN, C. O que é um adolescente? In: O Adolescente e a modernidade - Congresso Internacional de Psicanálise e suas conexões. Tomo II. Rio de Janeiro: Escola Lacaniana de psicanálise, 1999, p. 21-36.

______. Que espera o adolescente da sexualidade e da morte? In: FLEIG, C.F.B. Adolescente, sexo e morte. Porto Alegre: CMC, 2009. P. 129-143

MILLER, J.A. La pareja e el amor: conversaciones clinicas com Jacques Alain-Miller em Barcelona. 1ª edição. Buenos Aires: Paidós, 2005. p. 15-20.

______. Rumo ao Pipol 4. Correio – EBP. n. 6. s/d.

PEREIRA, M.R.; GURSKI, R. A adolescência generalizada como efeito do discurso do capitalista e da adultez erodida. Psicologia & Sociedade. 26(2), 375-393, 2014.

PEREIRA, M.R. O adolescente que a psicanálise escuta no atendimento socioeducativo e em condições de adversidade social. In GURSKI, R.; PEREIRA, M.R. Quando a psicanálise e escuta a socioeducação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.

______. Adolescentes. In PEREIRA, M.R.; GOMES, M.F. Psicologia educacional. São Paulo: Contexto, 2022.

______. Que futuro nossos jovens terão depois da pandemia? In: KELLY, R.; SILVA, K. (org.). Geração pandêmica? Reflexões sobre a infância e a adolescência em tempos de pandemia. Curitiba: Appris, 2023.

RASSIAL, J. J. A passagem adolescente. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1997.

_____. O adolescente e o psicanalista. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.

RODINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

RUFFINO, R. Adolescência e modernidade In: O Adolescente e a modernidade – Congresso Internacional de Psicanálise e suas conexões. Tomo II. Rio de Janeiro: Escola Lacaniana de psicanálise, 1999. p. 37-52.

WINNICOTT, D. O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu, 2019.

_____. Privação e delinquência. São Paulo: Ubu, 2023.