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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : FORMAÇÃO DE PROFESSORES·AS, COLONIALIDADE E PSICANÁLISE

Turma: C

Sala: 4116

Data de início: 22/09/2025

Data de término: 02/10/2025

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

ELISANDRO SCHULTZ WITTIZORECKI (UFRGS)

Horários

Ementa

Trata de impasses da escola e do educar sob a ética da psicanálise. Efetua uma discussão sobre a docência posta em questão pelo debate da decolonialidade. Analisa aspectos e dilemas da formação de professores e do mal-estar docente.

Programa

Instituição escolar e seus impasses. O educar como impossível. Panorama dos estudos decoloniais, especialmente, do Grupo Modernidade e Colonialidade (países latino-americanos). Formação de professores·as e o mal-estar docente.

Bibliografia

BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica; 2019.

FREUD, S. Mal estar na cultura e outros escritos de cultura, sociedade e religião. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

___________. Análise terminável e interminável. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de janeiro: Imago, 1987.

MOUJÁN, I.; CARVALHO, E.; RAMOS JÚNIOR, D. (orgs.). Pedagogias De(s)coloniais: saberes e fazeres. Goiânia: Econuvem, 2020.

PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. P.; CARMO, K. T. do. Epistemologia sul-corpórea: por uma pedagogia decolonial em educação física. Revista Cocar, [S. l.], n. 4, p. 93–117, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1550. Acesso em: 19 jul. 2023

PEREIRA, M. R. A impostura do mestre. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.

____________. Os profissionais do impossível. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 485-499, abr./jun. 2013.

____________. O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.

VOLTOLINI, R. Educação e Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

___________ et al. Psicanálise e formação de professores: antiformação docente. São Paulo: Zagodoni, 2018.

WALSH, C. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.