Turma: B
Sala: 2117
Data de início: 13/08/2025
Data de término: 26/11/2025
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Caracterização do Contexto Educacional e do Escopo dos projetos de pesquisa em elaboração pelos estudantes matriculados na disciplina. Delimitação do Contexto Acadêmico de cada pesquisa, tanto em relação aos eventos, quanto em relação aos periódicos da área de pesquisa em educação e ciências. Fundamentação teórico-metodológica com base em autores, conceitos e estratégias metodológicas de referência. Especificação de Problema de Pesquisa; Objeto de Investigação; Objetivo; Pressupostos Teóricos; Hipóteses de Trabalho; e das Estratégias de coleta e de análise de dados; dos projetos dos estudantes de mestrado e da pertinência de cada projeto no campo das pesquisas em Ensino de Ciências.
Contexto Educacional de Pesquisas Empíricas
Escopo de Ensaios e Levantamentos de Estado da Arte
Eventos Nacionais e Internacionais da área de pesquisa educação e ciências
Periódicos Nacionais e Internacionais da área de pesquisa educação e ciências
Autores e Conceitos de Referência da área de pesquisa educação e ciências
Estratégicas Metodológicas de Referência para Coleta e para Análise de Dados
Elaboração de projetos de pesquisa
ABRAPEC, Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, http://abrapecnet.org.br.
AERA, 2006. Standards for Reporting on Empirical Social Science Research in AERA Publications - American Educational Research Association, Educational Researcher, Vol. 35, No. 6, pp. 33–40. https://www.aera.net/Portals/38/docs/12ERv35n6_Standard4Report%20.pdf
AERA, 2009. Standards for Reporting on Humanities-Oriented Research in AERA Publications - American Educational Research Association, Educational Researcher, Vol. 38, No. 6, pp. 481–486. https://www.aera.net/Portals/38/docs/481-486_09EDR09.pdf
BRASIL, CAPES, Portal de Periódicos. MinhaUFMG>Serviços> Acesso ao Portal CAPES ou https://www.periodicos.capes.gov.br
JUNIOR, P. L.; MAXIMO-PEREIRA, M.; ESPINOSA, T. Por que tantos artigos são recusados? Uma reflexão a partir da revista Investigações em Ensino de Ciências. (2025). Investigações Em Ensino De Ciências, 30(1), 01-07. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p01
SILVA, Érica Quinaglia; LIONÇO, Tatiana. Cuidados éticos na pesquisa social: entre normas e reflexões críticas. Amazônica - Revista de Antropologia, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 588-609, dez. 2018. ISSN 2176-0675. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/6519>. Acesso em: 19 maio 2025. doi:http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v10i2.6519.