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FAE992 - Atividades Orientadas de Pesquisa II : Desenvolvimento de teses e dissertaçõesPsicologia, Psicanálise e Educação

Turma: D

Sala: 4120

Data de início: 13/08/2025

Data de término: 12/12/2025

N° total de vagas: 8

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Orientação coletiva. Discussão dos temas de pesquisas em desenvolvimento. Aprofundamento da abordagem teórico-metodológica e escrita acadêmica.

Programa

Unidade única:
- Dimensão conceitual da pesquisa;
- Abordagem teórico-metodológica e escrita acadêmica;
- Pesquisa psicanalítica e fenômenos sociais;
- Interlocução entre as investigações desenvolvidas e suas interfaces.

Bibliografia

BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: HUCITEC, 1993.

CARNEIRO, Cristiana. O estudo de casos múltiplos: estratégias de pesquisa em psicanálise e educação. Psicologia USP, São Paulo,v. 29, n. 2, p. 314-321, 2018

DALLAZEN, Lizana; GIACOBONE, Roberta V.; MACEDO, Mônica M. K; KUPERMANN, Daniel. Sobre a ética em pesquisa na psicanálise. Psico, v. 43, n. 1, p. 47-54, 2012. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article /view/11098.

DINIZ, Debora. O que é deficiência? São Paulo/SP: Editora Brasiliense, 2007.

DINIZ, Margareth. O método clínico na investigação da relação com o saber de quem pesquisa e ensina: contribuição para  a formação docente na tensão entre saber e conhecer. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), v. 29. p. 1-16, 2006.

DINIZ, Margareth; PEREIRA, Marcelo Ricardo. A presença da psicanálise na universidade: pesquisa e dispositivos para a formação docente. Rev. FAEEBA-Ed. e Contemp., Salvador, v. 29, n. 60, p. 84-101, out./dez. 2020.

IRIBARRY, Isac N. O que é pesquisa psicanalítica?. Ágora, v. 6, n. 1, p. 115-138, jan./jun. 2003.s

JANNUZZI, Gilberta M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2ª ed. Campinas/SP: Autores
PEREIRA, Marcelo Ricardo. A psicanálise que praticamos na educação e seus possíveis equívocos. In: VOLTOLINI, Rinaldo; GURSKI,
Rose (Org.). Retratos da pesquisa em psicanálise e educação. São Paulo: Editora Contracorrente, p. 45-61, 2020.

ROSA, Miriam D. A pesquisa psicanalítica dos fenômenos sociais e políticos: metodologia e fundamentação teórica. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 329-348, set. 2004.

ROSA, Miriam D.; DOMINGUES, Eliane. O método na pesquisa psicanalítica de fenômenos sociais e políticos: a utilização da
entrevista e da observação. Psicologia & Sociedade, v. 22, n. 1, p. 180-188, 2010.

VOLTOLINI, Rinaldo. Crianças fora-de-série: psicanálise e educação inclusiva. São Paulo: Benjamin editorial, 2022.

VORCARO, Angela. O dizer de crianças que não falam. In: VOLTOLINI, Rinaldo; GURSKI, Rose (Org.). Retratos da pesquisa em
psicanálise e educação. São Paulo: Editora Contracorrente, p. 229-252, 2020.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação. 1 ed., São Paulo: Atlas,
2017.