Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Corpo, educação e circulação de saberes

Turma: C

Sala: 4118

Data de início: 07/11/2025

Data de término: 28/11/2025

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Evelise Amgarten Quitzau

Horários

Ementa

O presente seminário se organiza a partir da construção do corpo como um objeto de pesquisa histórica, analisando sua transformação em um objeto de intervenção de diferentes grupos, com fins educativos, com ênfase especialmente em processos desenvolvidos no Ocidente a partir de fins do século XVIII.

Programa

Aula 1 (07/11): O corpo como objeto da história: potencialidades e limites

Aula 2 (14/11): O corpo como objeto da educação: a ginástica e o esporte como técnicas de educação do corpo

Aula 3 (28/11): Educação do corpo e circulação de saberes: itinerários transnacionais


Bibliografia

BOLUFER PERUGA, Mónica. “Ciencia de la salud” y “Ciencia de las costumbres”: higienismo y educación en el siglo XVIII. Areas. Revista Internacional de Ciencias Sociales, [s. l.], n. 20, p. 25–50, 2000.

BONIFÁCIO, Iara Marina dos Anjos; MORENO, Andrea; BAÍA, Anderson da Cunha. Intelectuais mediadores e a internacionalização de saberes: Kumlien e a ginástica sueca (1895 - 1921). Pro-Posições, [s. l.], v. 33, p. 1–24, 2022. https://doi.org/10.1590/1980-6248-0020-0098.

CLEVER, Iris; RUBERG, Willemijn. Beyond Cultural History? The Material Turn, Praxiography, and Body History. Humanities, [s. l.], v. 3, n. 4, p. 546–566, 2014. https://doi.org/10.3390/h3040546.

COOTER, Roger. The turn of the body: history and the politics of the corporeal. Arbor, [s. l.], v. 186, n. 743, p. 393–405, 2010. https://doi.org/10.3989/arbor.2010.743n1204.

GALÁN TAMÉS, Genevieve. Aproximaciones a la historia del cuerpo como objeto de estudio de la disciplina histórica. Historia y Grafía, [s. l.], n. 33, p. 167–204, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=58922949008. Acesso em: 31 out. 2024.

GALÁN TAMÉS, Genevieve; Del cuerpo que se representa al cuerpo que se siente. Georges Vigarello y el estudio del cuerpo en la historia. Fuentes Humanísticas, [s. l.], v. 33, n. 63, p. 75–92, 2022. Disponível em: http://fuenteshumanisticas.azc.uam.mx/index.php/rfh/article/view/1071. Acesso em: 1 abr. 2025.

GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Georges Demeny and Fernando de Azevedo: A scientific gymnastics and without excesses (Brazil, France, 1900’s to 1930’s). Revista Brasileira de Ciencias do Esporte, [s. l.], v. 37, n. 2, p. 144–150, 2015. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2014.11.017.

GOIS JÚNIOR, Edivaldo. Ginástica, higiene e eugenia no projeto de nação brasileira: Rio de Janeiro, século XIX e início do século XX. Movimento, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 139, 2012. https://doi.org/10.22456/1982-8918.33988.

GÓIS JUNIOR, Edivaldo; SOARES, Carmen Lúcia; TERRA, Vinícius Demarchi Silva. Corpo-máquina: diálogos entre discursos científicos e a ginástica. Movimento (ESEFID/UFRGS), [s. l.], v. 21, n. 4, p. 973, 2015. https://doi.org/10.22456/1982-8918.52754.

MORENO MARTÍNEZ, Pedro L. The hygienist movement and the modernization of education in Spain. Paedagogica Historica, [s. l.], v. 42, n. 6, p. 793–815, 2006. https://doi.org/10.1080/00309230600929542.

MORENO, Andrea; BAÍA, Anderson da Cunha. Do Instituto Central de Ginástica (GCI) de Estocolmo para o Brasil: cultivo e divulgação de uma educação do corpo. Educação em Revista, [s. l.], v. 35, 2019. https://doi.org/10.1590/0102-4698217636.

MORENO, Andrea; SEGANTINI, Verona Campos. Educação do corpo na e pela linguagem da lei: potencialidades da legislação como fonte. Pensar a Prática, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 71–80, 2008. ttps://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1822.

PORTER, Roy. História do corpo. In. Burke, P. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992, p. 291-327.

PORTER, Roy. History of the body revisited. In Burke, P. New perspectives on historical writing. Pennsylvania: The Pennsylvania University Press, 2001, p. 233-260.

QUITZAU, Evelise Amgarten; MORENO, Andrea. Apresentação - História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção. Educar em Revista, v. 37, p. e80259, 2021. https://doi.org/10.1590/0104-4060.80259

QUITZAU, Evelise Amgarten; MORENO, Andrea. Métodos gimnásticos y educación del cuerpo: edición, traducción y tránsito de manuales. In: Eduardo Galak; Ana Abramowski; Agustín Assaneo; Ignacio Frechtel. (Org.). Circulaciones, tránsitos y traducciones en la historia de la educación. Buenos Aires: UNIPE: Editorial Universitaria, 2021, p. 91-104. Disponível em: https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.5323/pm.5323.pdf

RUBERG, Willemijn. History of the body. London: MacMillan International; Red Globe Press, 2020.

SARASIN, Philipp. Reizbare Maschinen. Eine Geschichte des Körpers 1765-1914. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2016.

SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores Associados, 2005.

SOARES, Carmen Lúcia. Notas sobre a educação no corpo. Educar em Revista, [s. l.], n. 16, p. 43–60, 2000. https://doi.org/10.1590/0104-4060.205.

SOARES, Carmen Lúcia; MORENO, Andrea. Dossiê – Práticas e prescrições sobre o corpo: a dimensão educativa dos métodos ginásticos europeus. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [s. l.], v. 37, n. 2, p. 108–110, 2015. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.03.001.

VIGARELLO, Georges. A história e os modelos do corpo. Pro-Posições, [s. l.], v. 14–2, n. 41, p. 21–29, 2003a.

VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. Rev. Bras. Cienc. Esporte, [s. l.], n. 1, p. 9–20, 2003b.

VIGARELLO, Georges. O corpo inscrito na História: Imagens de um “arquivo vivo”. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [s. l.], n. 21, p. 225–236, 2000.

VIGARELLO, Georges. The Life of the Body in Discipline and Punish. Sociology of Sport Journal, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 158–163, 1995. DOI 10.1123/ssj.12.2.158. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/ssj/12/2/article-p158.xml. Acesso em: 12 maio 2025.

VIGARELLO, Georges. Éducation physique et revendication scientifique. Esprit, [s. l.], v. 5, n. 446, p. 739–754, 1975.

VIÑAO FRAGO, Antonio; MORENO MARTÍNEZ, Pedro Luis. Higienismo y Educación (ss. XVIII-XX). Areas. Revista Internacional de Ciencias Sociales, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 9–24, 2000.