Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Psicanálise, estudos da deficiência e educação

Turma: D

Sala: 2117

Data de início: 12/09/2025

Data de término: 13/09/2025

N° total de vagas: 30

Tipo: Mini Curso

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Carla Karnoppi Vasques; Simone Bicca Charczuk (UFRGS)

Horários

Ementa

Psicanálise, capacitismo e estudos críticos da deficiência; interseccionalidade; neurodiversidade.

Programa

Unidade única:
- Psicanálise e estudos críticos da deficiência;
- Capacitismo e movimento das pessoas com deficiência;
- Os desafios da Interseccionalidade;
- Neurodiversidade;
- Interlocução com  projetos de pesquisa.

Bibliografia

CONNOR, David; VALLE, Jan.  Estudos da Deficiência na Educação: passado, presente e futuro?  Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 49, e141799, p. 1-30. 2024.

DI MARCO, V. Capacitismo: o mito da capacidade. Belo Horizonte: Letramento, 2020.

DINIZ, Débora; MEDEIROS, Marcelo;  SQUINCA,  Flávia. Reflexões sobre a versão em Português da Classificação Internacional de funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Caderno Saúde Pública, v.  23, n. 10, p. 2507-2510, out, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/TgD9wYJLfpXPnG4KSP36rZK/abstract/?lang=pt

GESSER, M.; BÖCK, G. L. K.; LOPES, P. H. Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00009c/00009c82.pdf

MOLLOW, Anna. Lacan and Disability Studies . MUKHERJEEP,  Ankhi (ed).  After Lacan: Literature, Theory, and Psychoanalysis in the Twenty-First Century. New York: Cambridge University Press, 2018, p 167-184.

MUZEKA, Suzane G. Considerações psicanalíticas sobre a diferença na deficiência. Revista da Associação Psicanalítica de Curitiba, Curitiba, n. 37, p. 77-92, 2022. Disponível em: https://apcwb.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Consideracoes-psicanaliticas-sobre-a-diferenca-na-deficiencia-Suzane-Muzeka.pdf

NEPOMUCENO, Maristela F.; ASSIS, Raquel M. de; CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de. Apropriação do Termo “Pessoas com Deficiência”. Revista Educação Especial,  v. 33, p. 1–27, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/43112

QUEIROZ, Adriana S. Questão da Identidade: uma articulação entre Psicanálise e Estudos Decoloniais. Estudos e pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 23, n. spe, p. 1-22,  Disponível: https://www.e-ublicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/80198/47927

VASQUES, Carla K. Seria possível aleijar a psicanálise? Reflexões sobre a experiência da deficiência? 2025 (no prelo)