Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE932 - Seminário de Pesquisa II : Educação Matemática

Turma: D

Sala: 3113

Data de início: 13/08/2025

Data de término: 10/12/2025

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Referenciais de pesquisa em Educação Matemática. Orientação de pesquisas em curso.

Programa

Apresentação e discussão de projetos de pesquisa.

Discussão de referenciais de pesquisa em Educação e em Educação Matemática e suas implicações nos modos de produção do material empírico, em seu tratamento e em sua análise.

Relações entre Matemática Escolar e Cultura Escrita

Bibliografia

ARAÚJO, Jussara L. Sete metáforas para ilustrar a análise de dados de pesquisas em educação matemática. Bolema, v. 38, p. 1-20. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v38a240048

CEVIKBAS, Mustafa, KAISER, Gabriele & SCHUKAJLOW, Stanislaw. Trends in mathematics education and insights from a meta-review and bibliometric analysis of review studies. ZDM Mathematics Education, v. 56, p.165–188, 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-024-01587-7

DALCIN, Andréia; MONTOITO, Rafael. Literatura e matemática em inter-relações possíveis: análises, propostas e divagações. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 7-13, 2020.

ESCOBAR, Suzana A.; GALVAO, Ana Maria O. & Gomes, Ana Maria R.. Culturas do escrito nas associações e projetos sociais indígenas: um estudo sobre os Xakriabá, Minas Gerais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.231-253. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226812.

FERNANDES, Filipe S.; FONSECA, Maria C. F. R. Reconhecimento, Redistribuição e Participação: políticas para uma Educação Matemática em tempos de união e reconstrução. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. , v.37, p.3 - 4, 2023.

GREEN, Judith L.; DIXON, Carol N.; ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. EDUCAÇÃO EM REVISTA, Belo Horizonte, v. 42, p. 13-79, dez. 2005.

MIGUEL, Antônio. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2877

PAULUCCI, Eric M.; TAMAYO, Carolina. A ciência [Matemática] é a luz da verdade?. HIPÁTIA - REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 9, p. 1-22, 2024.

SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.

STREGA, Susan; BROWN, Leslie (Eds.) Research as Resistance. Revisiting critical, indigenous, and anti-Oppressive approaches. Second Edition. Canadian Scholars' Press Inc., 2015.

VALERO, Paola. Consideraciones sobre el contexto y la educación matemática para la democracia. Quadrante, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 49–59, 2002. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.22744