Turma: F
Sala: 4110
Data de início: 22/10/2025
Data de término: 03/12/2025
N° total de vagas: 25
Tipo: Tópicos**
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Aspectos conceituais e históricos da leitura digital. Leitura multimodal, transmídia e digital. Currículo e cultura escrita digital. Formação de leitores e tendências metodológicas de pesquisas sobre leitura digital.
PROGRAMA DO CURSO
EMENTA: LEITURA DIGITAL: CONCEPÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
Aspectos conceituais e históricos da leitura digital. Leitura multimodal, transmídia e digital. Currículo e cultura escrita digital. Formação de leitores e tendências metodológicas de pesquisas sobre leitura digital.
OBJETIVO
Compreender as mudanças históricas e contemporâneas da cultura escrita a partir dos estudos da leitura digital considerando os principais conceitos entorno do campo, os impactos na formação de leitores e relacionando com especificidades de pesquisas com crianças.
METODOLOGIA DE TRABALHO
Os conteúdos serão trabalhados por meio de aulas expositivas dialogadas; apresentações das pesquisas e produção de trabalhos relacionados aos objetos de investigação dos alunos.
CONTEÚDOS
UNIDADE I - Leitura digital: fundamentos teóricos e metodológicos
DÍAZ, Raquel García; RODRÍGUEZ, Araceli García; CORDÓN, José Antonio; ARÉVALO, Julio Alonso. Leyendo entre pantallas. Gijón: Ediciones Trea, 2016. 256p.
COMPLEMENTAR
ARAÚJO, Mônica Daisy V. FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva, MORAIS, Ludymilla Moreira (orgs.) . Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital – NEPCED na escola. Belo Horizonte: CEALE, 2022. Disponível: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/09/Ebook-Termos-e-acoes-didaticas-sobre-cultura-escrita-digital-%E2%80%93-NEPCED-na-escola-1_compressed-1.pdf
CASSANY, Daniel. Lectura crítica en tiempos de desinformación. Revista Electrónica Leer, Escribir y Descubrir, v. 1, n. 9, p. [artigo 3]. 2021. Disponível em: https://digitalcommons.fiu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1060&context=led. Acesso em: 21 maio 2025.
CHARTIER, Roger; SCOLARI, Carlos A. Cultura escrita y textos en red. Barcelona: Gedisa, 2019.
KRESS, Gunther. El alfabetismo em la era de los nuevos medios de comunicación. Ediciones Aljibe: Granada. 2005.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
UNIDADE II - Multimodalidade e leitura digital - Perspectivas curriculares
UNESCO. Currículum de alfabetización mediática e informacional para educadores y estudiantes. París: UNESCO, 2023. Disponível em https://www.unesco.org/mil4teachers/es/curriculum acesso em 20 de maio 2025 ou Dsiponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385119 acesso em 20 de maio 2025.
COMPLEMENTAR
CENTRO COMÚN DE INVESTIGACIÓN DE LA COMISIÓN EUROPEA. Marco Europeo para la Competencia Digital de los Educadores: DigCompEdu. Luxemburgo: Oficina de Publicaciones de la Unión Europea, 2017. Disponible en: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC107466. Acceso: 21 de mayo de 2025.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 21 maio 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial de Saberes Digitais Docentes: para uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escolas-conectadas/20240822MatrizSaberesDigitais.pdf Acesso em: 21 maio 2025.
UNIDADE III – Formação de leitores na cultura escrita digital
FREDERICO, Aline; CARDOSO, Elizabeth (orgs.). Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: EDUC – Editora da PUC-SP, 2024. 264 p.
Complementar
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. Impacto dos recursos semióticos para a recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças. Revista Textura. v. 24(58), 2022.
ARAUJO, Mônica Daisy V. ; MORO, Roberta. G. . Mediação de leitura literária digital com crianças. Revista Perspectiva. v. 39, p. 1-23, 2021.
FREDERICO, Aline. Lendo um aplicativo: dimensões da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância. Revista Perspectiva. Florianópolis, v. 39(1), p. 01-25, jan./mar. 2021.
GARCÍA-RUIZ, Rosa; CÓRDOBA-HERNÁNDEZ, Amalia; RAMOS-SERRANO, Marina. Altavoces inteligentes y skills: ¿una herramienta para fomentar la lectura infantil? BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, n. 45, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1344/BiD2020.45.13. Acesso em: 21 maio 2025.
HAYLES, N. Katherine. Literatura Eletrônica o que é isso? In: Literatura eletrônica – novos horizontes para o Literário. São Paulo: Global, 2009.
ARAUJO, Mônica Daisy V. ; MORO, Roberta. G. . Mediação de leitura literária digital com crianças. Revista Perspectiva. v. 39, p. 1-23, 2021. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 21 maio 2025.
ARAÚJO, Mônica Daisy V. FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva, MORAIS, Ludymilla Moreira (orgs.) . Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital – NEPCED na escola. Belo Horizonte: CEALE, 2022. Disponível: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/09/Ebook-Termos-e-acoes-didaticas-sobre-cultura-escrita-digital-%E2%80%93-NEPCED-na-escola-1_compressed-1.pdf
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. Impacto dos recursos semióticos para a recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças. Revista Textura. v. 24(58), 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial de Saberes Digitais Docentes: para uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escolas-conectadas/20240822MatrizSaberesDigitais.pdf Acesso em: 21 maio 2025.
CASSANY, Daniel. Lectura crítica en tiempos de desinformación. Revista Electrónica Leer, Escribir y Descubrir, v. 1, n. 9, p. [artigo 3]. 2021. Disponível em: https://digitalcommons.fiu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1060&context=led. Acesso em: 21 maio 2025.
CHARTIER, Roger; SCOLARI, Carlos A. Cultura escrita y textos en red. Barcelona: Gedisa, 2019.
DÍAZ, Raquel García; RODRÍGUEZ, Araceli García; CORDÓN, José Antonio; ARÉVALO, Julio Alonso. Leyendo entre pantallas. Gijón: Ediciones Trea, 2016. 256p
FREDERICO, Aline; CARDOSO, Elizabeth (orgs.). Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: EDUC – Editora da PUC-SP, 2024. 264 p.
FREDERICO, Aline. Lendo um aplicativo: dimensões da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância. Revista Perspectiva. Florianópolis, v. 39(1), p. 01-25, jan./mar. 2021.
GARCÍA-RUIZ, Rosa; CÓRDOBA-HERNÁNDEZ, Amalia; RAMOS-SERRANO, Marina. Altavoces inteligentes y skills: ¿una herramienta para fomentar la lectura infantil? BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, n. 45, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1344/BiD2020.45.13. Acesso em: 21 maio 2025.
HAYLES, N. Katherine. Literatura Eletrônica o que é isso? In: Literatura eletrônica – novos horizontes para o Lit KRESS, Gunther. El alfabetismo em la era de los nuevos medios de comunicación. Ediciones Aljibe: Granada. 2005.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
UNESCO. Currículum de alfabetización mediática e informacional para educadores y estudiantes. París: UNESCO, 2023. Disponível em https://www.unesco.org/mil4teachers/es/curriculum acesso em 20 de maio 2025 ou Dsiponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385119 acesso em 20 de maio 2025.