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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Contribuições do Paradigma Indiciário para a Pesquisa Narrativa

Turma: M

Sala: 2117

Data de início: 11/09/2025

Data de término: 23/10/2025

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A disciplina aborda as bases teórico-metodológicas do paradigma indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, e sua interface com a pesquisa narrativa em Educação. Discute a importância dos “indícios” como ferramentas para a interpretação de narrativas. Explora como o método indiciário amplia a análise daquilo que é considerado ordinário, marginal, ilegítimo ou mesmo deslocado, articulando contexto, intencionalidade e singularidade no campo educacional. Inclui reflexões críticas sobre epistemologia, hermenêutica e a construção de conhecimento em pesquisas qualitativas.

Programa

Objetivos Gerais

1. Compreender os fundamentos do paradigma indiciário e sua relação com a pesquisa narrativa;  

2. Analisar as contribuições do método indiciário para a interpretação de narrativas, histórias de vida, memórias e práticas educacionais; 

3. Desenvolver habilidades metodológicas para identificar e analisar indícios em narrativas, articulando-os a contextos históricos, sociais e culturais.  

4. Refletir criticamente sobre as potencialidades e limites do paradigma indiciário na produção de conhecimento em Educação.  

Objetivos Específicos

1. Situar o paradigma indiciário no debate epistemológico das ciências humanas e sociais.  

2. Discutir a relação entre narrativa, história de vida, história oral e memória e a construção de identidades no contexto educacional.  

3. Aplicar ferramentas do método indiciário (como análise de pistas, lacunas e silêncios) em estudos narrativos.  

4. Problematizar a ética na pesquisa com narrativas, considerando a interpretação de indícios como ato social e político.  

Os objetivos gerais e específicos estão distribuídos nas três unidades desenhadas para a disciplina:

Unidade 1: Pesquisa Narrativa e com o uso de narrativas

1.1 Pesquisa narrativa e pesquisas com narrativas: diferenças e aproximações

1.2 Perspectivas e métodos paradigmáticos 

1.3 Biografias e Autobiografias

Unidade 2: Carlo Ginzburg: indícios

2.1 Origens e conceitos-chave (Carlo Ginzburg e a tradição da micro-história).  

2.2 Indício, conjectura e prova: o método do historiador e do detetive.  

2.3 Crítica ao paradigma positivista/racionalista e a valorização do singular.  

Unidade 3: Paradigma Indiciário como método analítico- potencialidades e limites

3.1 Indícios em narrativas: pistas, silêncios e metáforas.  

3.2 A análise de documentos pessoais (diários, cartas, registros escolares) sob a lente indiciária.  

3.3 Casos exemplares: uso do paradigma indiciário em pesquisas educacionais.

Metodologia: 

As aulas serão do tipo expositivas/ dialogadas, com convite à participação e intervenção dos alunos.  

A análise do conteúdo será baseada na leitura de textos e estudos de caso.  

Avaliação:  

1. Participação em discussões durante a disciplina (20%).  

2. Elaboração de um ensaio crítico sobre as relações entre paradigma indiciário e pesquisa narrativa (50%).  

3. Apresentação de um texto a ser apresentado em sala durante uma das unidades temáticas do curso (30%).



Bibliografia

Bibliografia sugerida

Fontes primárias:

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. Ler o capítulo: "Sinais: Raízes de um paradigma indiciário".

GINZBURG, Carlo. O Fio e os Rastros: Verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.  

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.  

Artigos Acadêmicos

GINZBURG, Carlo. "Morelli, Freud e Sherlock Holmes: Clues and Scientific Method". History Workshop Journal, v. 9, 1980, pp. 5-36.  

PESAVENTO, Sandra Jatahy. "Carlo Ginzburg e a micro-história: Um paradigma indiciário para a história cultural". Revista História, v. 25, 2006, pp. 21-39.  

REVEL, Jacques (Org.). Jogos de Escala: A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998.  

Sugestões para Narrativas Literárias

ECO, Umberto. O Nome da Rosa. Rio de Janeiro: Record, 1983.  

BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.  

POE, Edgar Allan. Os Crimes da Rua Morgue e Outras Histórias. São Paulo: Penguin, 2013.  

Cronograma: Aulas semanais às 5as feiras à tarde


 

Setembro

11/09, 18/09, 25/09

Outubro

02/10 e 09/10e 16/10, 23/10