Turma: M
Sala: 2117
Data de início: 11/09/2025
Data de término: 23/10/2025
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
A disciplina aborda as bases teórico-metodológicas do paradigma indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, e sua interface com a pesquisa narrativa em Educação. Discute a importância dos “indícios” como ferramentas para a interpretação de narrativas. Explora como o método indiciário amplia a análise daquilo que é considerado ordinário, marginal, ilegítimo ou mesmo deslocado, articulando contexto, intencionalidade e singularidade no campo educacional. Inclui reflexões críticas sobre epistemologia, hermenêutica e a construção de conhecimento em pesquisas qualitativas.
Objetivos Gerais
1. Compreender os fundamentos do paradigma indiciário e sua relação com a pesquisa narrativa;
2. Analisar as contribuições do método indiciário para a interpretação de narrativas, histórias de vida, memórias e práticas educacionais;
3. Desenvolver habilidades metodológicas para identificar e analisar indícios em narrativas, articulando-os a contextos históricos, sociais e culturais.
4. Refletir criticamente sobre as potencialidades e limites do paradigma indiciário na produção de conhecimento em Educação.
Objetivos Específicos
1. Situar o paradigma indiciário no debate epistemológico das ciências humanas e sociais.
2. Discutir a relação entre narrativa, história de vida, história oral e memória e a construção de identidades no contexto educacional.
3. Aplicar ferramentas do método indiciário (como análise de pistas, lacunas e silêncios) em estudos narrativos.
4. Problematizar a ética na pesquisa com narrativas, considerando a interpretação de indícios como ato social e político.
Os objetivos gerais e específicos estão distribuídos nas três unidades desenhadas para a disciplina:
Unidade 1: Pesquisa Narrativa e com o uso de narrativas
1.1 Pesquisa narrativa e pesquisas com narrativas: diferenças e aproximações
1.2 Perspectivas e métodos paradigmáticos
1.3 Biografias e Autobiografias
Unidade 2: Carlo Ginzburg: indícios
2.1 Origens e conceitos-chave (Carlo Ginzburg e a tradição da micro-história).
2.2 Indício, conjectura e prova: o método do historiador e do detetive.
2.3 Crítica ao paradigma positivista/racionalista e a valorização do singular.
Unidade 3: Paradigma Indiciário como método analítico- potencialidades e limites
3.1 Indícios em narrativas: pistas, silêncios e metáforas.
3.2 A análise de documentos pessoais (diários, cartas, registros escolares) sob a lente indiciária.
3.3 Casos exemplares: uso do paradigma indiciário em pesquisas educacionais.
Metodologia:
As aulas serão do tipo expositivas/ dialogadas, com convite à participação e intervenção dos alunos.
A análise do conteúdo será baseada na leitura de textos e estudos de caso.
Avaliação:
1. Participação em discussões durante a disciplina (20%).
2. Elaboração de um ensaio crítico sobre as relações entre paradigma indiciário e pesquisa narrativa (50%).
3. Apresentação de um texto a ser apresentado em sala durante uma das unidades temáticas do curso (30%).
Bibliografia sugerida
Fontes primárias:
GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. Ler o capítulo: "Sinais: Raízes de um paradigma indiciário".
GINZBURG, Carlo. O Fio e os Rastros: Verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Artigos Acadêmicos
GINZBURG, Carlo. "Morelli, Freud e Sherlock Holmes: Clues and Scientific Method". History Workshop Journal, v. 9, 1980, pp. 5-36.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. "Carlo Ginzburg e a micro-história: Um paradigma indiciário para a história cultural". Revista História, v. 25, 2006, pp. 21-39.
REVEL, Jacques (Org.). Jogos de Escala: A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
Sugestões para Narrativas Literárias
ECO, Umberto. O Nome da Rosa. Rio de Janeiro: Record, 1983.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
POE, Edgar Allan. Os Crimes da Rua Morgue e Outras Histórias. São Paulo: Penguin, 2013.
Cronograma: Aulas semanais às 5as feiras à tarde
Setembro
11/09, 18/09, 25/09
Outubro
02/10 e 09/10e 16/10, 23/10