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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Julgamentos, Estigma e sentimentos de vergonha e humilhação: notas sobre o ‘valor escolar’ a partir de uma perspectiva sociológica

Turma: E

Sala: 3111

Data de início: 02/09/2025

Data de término: 09/12/2025

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A sociedade como interação simbólica. Contribuição do interacionismo simbólico e da “Escola de Chicago” para os estudos em educação. A questão do estigma. Julgamento professoral e seus efeitos para o desempenho escolar e para a auto-imagem do estudante. Sentimentos morais e a escola: a vergonha e o fracasso. Respeito.

Programa

BREVE DESCRIÇÃO DO CURSO

Um indivíduo é estigmatizado quando apresenta um atributo que o desqualifica diante dos outros.

Tal desvalorização pode incidir em características corporais, morais ou grupais que reforçam, via de

regra, uma discriminação insidiosa dos alunos percebidos como fracos. A partir deste fato,

interrogamo-nos nesta disciplina como o estigma pode estar associado à aprendizagem. Partimos da

seguinte pergunta: como a sociologia tem analisado os efeitos da estigmatização na sala de aula e na

escola? Como se constrói o julgamento que os professores fazem sobre o valor escolar do aluno?

Quais os efeitos desse julgamento sobre a autoimagem do aluno? Como se produz a internalização

do fracasso e o sentimento de vergonha e humilhação?

OBJETIVOS

1) Oferecer ao(à) aluno(a) subsídios para iniciar uma reflexão sistemática sobre os efeitos da

estigmatização em sala de aula e na escola;

2) Analisar como se opera a comunicação entre professor e aluno na sala de aula e como certos

julgamentos se traduzem, para o aluno, em sentimentos e percepções que fragilizam sua

autoimagem.

3) Refletir acerca da função dos julgamentos e apreciações fornecidas pelos docentes;

4) Analisar as práticas pedagógicas mais suscetíveis de reforçar este fenômeno, de forma a

dissuadir seu uso, por meio de mudanças de hábitos e atitudes que consistem em desacreditar os

alunos com piores desempenhos, contribuindo para a internalização do fracasso.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Apresentação do curso

  1. A Escola de Chicago
  2. O interacionismo simbólico, a teoria da rotulação e/ou da designação e a etnometodologia

Unidade I – Sobrevoo teórico e leituras contemporâneas (normas de internalização,

julgamento, vergonha, estigma).

1.1 Goffman e o estigma

1.2 Becker e a teoria do etiquetamento

1.3 Rosenthal e Jacobson e o efeito pigmaleão

Unidade II – Julgamento escolar: um julgamento social

2.1 “Quando os professores julgam seus alunos”

2.2 O Professor pigmaleão: Performance escolar e profecia auto-realizadora

2.3 O efeito do julgamento sobre o desempenho do aluno

Unidade III – Contribuições da sociologia da moral à Educação

3.1 Vergonha/humilhação

3.2 Fracasso

3.3 A busca por respeito

Metodologia: A oferta da disciplina será totalmente presencial. As aulas serão do tipo expositivas/ dialogadas, com convite à participação e intervenção dos alunos.  

A análise do conteúdo será baseada na leitura de textos. A avaliação e seus critérios serão discutidos no primeiro dia de aula, no momento da apresentação da disciplina.


Bibliografia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA (por ordem de leitura):

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COULON, Alain. A escola de Chicago. Campinas, SP: Papirus, 1995

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