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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : História Oral e Pesquisa em Educação

Turma: G

Sala: 4118

Data de início: 07/10/2025

Data de término: 02/12/2025

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva (CEFET-RJ)

Horários

Ementa

Análise da História Oral como projeto epistemológico, político, cultural, societário e contra hegemônico na História e na História da Educação. Estudo de dimensões éticas, políticas, estéticas, conceituais e procedimentais da História Oral como metodologia de pesquisa em Educação. O encontro, a escuta, o diálogo, a memória, a subjetividade e a narrativa como elementos constitutivos do trabalho em História Oral. Limites e possibilidades da História Oral na pesquisa em Educação. Encontros - Outubro: 7, 21 e 28. Novembro: 4, 11, 18 e 25. Dezembro: 2.

Programa

Aula 1. O que faz a História Oral diferença?

Aula 2. Memória, subjetividade e narrativa como campos em disputa

Aula 3. A entrevista em História Oral: encontro, escuta, diálogo

Aula 4. Entre a oralidade e a escrita: transcrição, textualização, transcriação

Aula 5. Organização, disponibilização e análise de fontes orais em trabalhos acadêmicos

Aula 6. Questões e cuidados éticos no trabalho em História Oral

Aula 7. A História Oral na pesquisa em educação: experiências, práticas e comunidades

Aula 8. Socialização de microprojetos em História Oral e reflexões sobre o percurso

Bibliografia

Artigos diversos publicados na Revista História Oral, da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), de interesse dos/as participantes.

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers; SILVA, Lucas Gesteira Ramos da. Culturas populares na universidade: uma proposta de educação decolonial. História Oral, v. 23, n. 1, p. 139-160, 2020.

ANDRADE, Everardo Paiva de; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de (Orgs.). História oral e educação: experiência, tempo e narrativa. São Paulo: Letra e Voz, 2019.

CARRILLO, Alfonso Torres. Hacer historia desde Abajo y desde el Sur. Bogotá: Ediciones Desde Abajo, 2014.

ESPINOSA, Deyby; GUERRERO, Patricio. Corazonando y Sentipensando: rupturas y siembras pedagógicas. Praxis Pedagógica, v. 21, n. 31, p. 5-33, 2021.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; FERNANDES, Déa Nunes; SILVA, Heloisa da. Entre a Amnésia e a Vontade de Nada Esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema, v. 25, n. 41, p. 213-250, dez. 2011.

GUERRERO, Patricio. El poder de la palabra frente a la palabra del poder. In: GUERRERO, Patricio. Corazonar: una antropología comprometida con la vida. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2010. p. 283-303.

HERMETO, Miriam; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). Entrevistas imprevistas: surpresa e criatividade em história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2022.

KRENAK, Ailton. Escrita da oralidade. YouTube, 27 de janeiro de 2021. 12min25s. Disponível em: <https://youtu.be/boYzKk-4N7o?si=VAcJxedCGmqwQ4ds>. Acesso em: 21 maio 2025.

PEREIRA, Amilcar Araújo (Org.). Narrativas de (re)existência: antirracismo, história e educação. Campinas: Unicamp, 2021.

PEREIRA, Amilcar Araújo et al. (Orgs.). História oral e educação antirracista: narrativas, estratégias e potencialidades. São Paulo: Letra e Voz, 2021.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, v. 3, n. 5, p. 3-15, 1990.

PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

PORTELLI, Alessandro. História oral e poder. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 2-13, 2010.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Projeto História, v. 14, p. 25-39, fev. 1997.

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre a ética na História Oral. Projeto História, v. 15, p. 13-49, abr. 2012. 

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François et al. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). História oral como experiência: reflexões metodológicas a partir de práticas de pesquisa. Teresina: Cancioneiro, 2022.

SILVA, Heloisa da; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. História Oral e decolonialidade: perspectivas para os estudos sobre a formação e atuação de professores e professoras que ensinam/ensinaram matemática. Bolema, v. 39, p. e230267, 2025.

SOUSA, Fabiana Rodrigues de; LIMA, Lívia Moraes Garcia. História oral e educação popular: reflexões sobre metodologia e práticas de pesquisa pautadas no diálogo e na escuta sensível. História Oral, v. 25, n. 2, p. 135-152, 2022.