Turma: F
Sala: 4110
Data de início: 13/08/2025
Data de término: 26/11/2025
N° total de vagas: 25
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Maria Elena Ortiz, Sílvia Barco
Este curso abordará os seguintes tópicos, em relação ao contexto específico da América Latina: História da profissão docente e da formação de professores; Visão panorâmica sobre a profissão docente, a formação e o desenvolvimento profissional de professores; Políticas educacionais e a reestruturação da formação e do trabalho docente; Processos de (des)profissionalização docente; Trabalho e sindicalismo docente; Desafios atuais da profissão de magistério.
Os principais propósitos deste curso são:
- Construir uma visão panorâmica sobre a profissão docente na América Latina;
-Compreender os aspectos históricos, políticos, sociais e culturais que influenciam a
constituição da profissão de magistério na América Latina;
- Analisar as semelhanças e as diferenças entre os contextos específicos da profissão
docente nos distintos países latinoamericanos;
- Discutir os desafios atuais da profissão de magistério na América Latina.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Tópico 01: História da profissão docente e da formação de professores na América Latina
Tópico 02: Visão panorâmica sobre a profissão docente na América Latina
Tópico 03: Visão panorâmica sobre a formação e o desenvolvimento profissional de
professores na América Latina
Tópico 04: Políticas educacionais e a reestruturação da formação e do trabalho docente
na América Latina
Tópico 05: Processos de (des)profissionalização docente na América Latina
Tópico 06: Trabalho docente na América Latina
Tópico 07: Sindicalismo docente na América Latina
Tópico 08: Desafios atuais da profissão docente na América Latina
08.1 – Parcerias entre universidades e escolas na formação de professores
latinoamericanos
08.2 – Comunidades de prática e desenvolvimento profissional docente nas escolas
latinoamericanas
08.3 – [Pouca] Atratividade da carreira de magistério
08.4 – Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes na América Latina
08.5 – Diversidade cultural e formação de professores na América Latina
ALLIAUD, Andrea. Los maestros y sua história: los orígenes del magistério argentino. Buenos
Airies: Centro Editor de América Latina, 1993.
ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de
Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012.
ÁVALOS, Beatrice. La formación inicial docente en Chile: Tensiones entre políticas de apoyo y
control. Estudios Pedagógicos, v. XL, Número Especial 1, p. 11-28, 2014.
ÁVALOS, Beatrice. El liderazgo docente en comunidades de práctica. EDUCAR, v. 47, n. 2, p. 237-
252, 2011.
9
ÁVALOS, Beatrice. La inserción profesional de los docentes. Profesorado – Revista de currículum
y formación del profesorado, v. 13, n.1, p. 43-59, abril 2009.
ÁVALOS, Beatrice et. al. La profesión docente: temas y discusiones en la literatura internacional.
Estudios Pedagógicos, n.1, p. 235-263, 2010.
ÁVILA, Norma Ilse Veloz. El ofício docente en México y otros países de América Latina. El
Cotidiano, n. 168, p. 137-139, jul.-ago. 2011.
AYALA ZULUAGA, Carlos Frederico; SOUZA NETO, Samuel; IAOCHITE, Roberto Tadeu. Políticas
docentes de formação de professores no estágio supervisionado: Colômbia, Brasil,
Argentina e Chile. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.
BALDA CABELLO, Nelly. La formación de maestros de Bolivia: dos visiones y nuevas
perspectivas. Praxis Educativa, vol. 19, n. 2, p. 27-33, mayo/ago. 2015.
BARCELOS, Nora Ney Santos; VILLANI, Alberto. Troca entre universidade e escola na formação
docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Ciência & Educação, v. 12, n.
1, p. 73-97, 2006.
BIRGIN, Alejandra. Formación de maestros(as) en América Latina: algunos problemas y
perspectivas para este tiempo. nodos y nudos, vol. 4, n. 39, p. 29-37, jul./dic. 2015.
BRAMBILA, Aurora Loyo. La investigación sobre sindicalismo docente en América Latina: una
reflexión sobre la diversidad de enfoques. El Cotidiano, n. 168, p. 115-119, jul./ago. 2011.
BRAMBILA, Aurora Loyo. Los sindicatos docentes en América Latina: entre la lógica laboral y la
lógica profesional. Revista Ibero-americana de Educación, n. 25, ene./abr. 2001.
BRUNS, Bárbara; LUQUE, Javier. Profesores excelentes: Cómo mejorar el aprendizaje en América
Latina y el Caribe. Serie del Foro de Desarrollo de América Latina, Resumen, Grupo del
Banco Mundial, Washington, D.C., 2014, 76 p.
CABEZA, Leonor; ZAPATA, Álvaro; LOMBANA, Jahir. Crisis de la profesión docente en Colombia:
percepciones de aspirantes a otras profesiones. Educación y Educadores, vol. 21, n. 1, p.
51-72, 2018.
CANEN, Ana; XAVIER, Gisele. Formação continuada de professores para a diversidade cultural:
ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, set./dez.
2011.
COELHO, Ana Maria Simões; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Olhar o magistério no “próprio
espelho”: O conceito de profissionalidade e as possibilidades de se repensar o sentido da
profissão docente. Revista Portuguesa de Educação, n. 30, p. 7-34, 2017.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS-SANZANA, Gladys; VILLALOBOS-CLAVERÍA, Alejandro. La formación de
profesores en Chile: una mirada a la profesionalización docente. Educación y Educadores,
vol. 13, n. 3, p. 397-417, sept. /dic. 2010.
CÓRDOVA, Arancibia. Formación docente en América Latina, estudio de casos: Chile, Nicarágua,
Perú y República Dominicana. Revista Docencia, n. 41, agosto 2010.
COSTA, Marisa Vorraber. Um olhar sobre a problemática do trabalho docente hoje. In: COSTA, M.
V. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995, p. 83-136.
DÍAZ, Sebastián Donoso. El perfeccionamiento docente en Chile (1990-2007): ¿Estado versus
Mercado? Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez. 2008.
DOSSIÊ: Condições de trabalho e saúde dos profissionais da Educação. Revista Retratos da
Escola, v. 6, n. 11, p. 295-526, jul./dez. 2012.
DRAGHI, María José. et. al. Ejes para una historia de los docentes en América Latina. Revista
Teoria e Prática da Educação, vol. 18, n. 1, p. 9-21, jan./abril 2015.
ENGUITA, Mariano Fernández. A la busca de un modelo profesional para la docencia: ¿liberal,
burocrático o democrático? Revista Ibero-americana de Educación, n. 25, p. 43-64,
ene./abr. 2001.
ENGUITA, Mariano Fernández. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a
proletarização. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991, p. 41-61.
ESPINOSA, Julieta. La constituición de las prácticas de profesionalización de formación de
docentes en México. Perfiles Educativos, v. XXXVI, n. 143, p. 163-179, 2014.
EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma.
Educação e Pesquisa, v. 33, n. 3, p. 531-541, set./dez. 2007.
10
FALUS, Lucila; GOLDBERG, Mariela. Perfil de los docentes en América Latina. IIPE-UNESCO:
Buenos Airies, Junio 2011.
FANFANI, Emílio Tenti. Los que ponen el cuerpo: el profesor de secundária en la Argentina actual.
Educar en Revista, n. 1, p. 37-76, 2010.
FANFANI, Emílio Tenti. Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação
& Sociedade, vol. 28, n. 99, p. 335-353, maio/ago. 2007.
FANFANI, Emílio Tenti. La condición docente: datos para el análises comparado: Argentina, Brasil,
Perú y Uruguay. Buenos Aires: Siglo Vientiuno, 2005.
FELDFELBER, Myriam. La regulación de la formación y el trabajo docente: un análisis crítico de la
“agenda educativa” en América Latina. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 444-465,
maio/ago. 2007.
FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. Notas sobre as relações entre identidade e sindicalismo
docente. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 377-399, maio/ago. 2007.
GENTILI, Pablo et. al. Reforma educativa y luchas docentes en América Latina. Educação &
Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1251-1274, set./dez. 2004.
GINDIN, Julián. Sindicalismo docente en América Latina: una contribuición al debate. El Cotidiano,
n. 168, p. 109-114, jul./ago. 2011.
GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto: O processo de construção da identidade
racial de professoras negras. Belo Horizonte: Mazza, 1995.
IÓRIO, Angela Cristina Fortes; LELIS, Isabel Alice Oswald Monteiro. Precarização do trabalho
docente numa escola de rede privada do subúrbio carioca. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n.
155, p. 138-154, jan./mar. 2015.
JARDILINO, José Rubens Lima. Formação de professores na América: notas sobre históriacomparada da educação no século XX. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa
sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 54-67, jan./jul. 2010.
LUDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes.
Educação & Sociedade, vol. 25, n. 89, p. 1159-1180, set./dez. 2004.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões
sobre o contexto latino-americano. Educação & Sociedade, vol. 28, n. 99, p. 355-375,
maio/ago. 2007.
MACIA, Marcela Bautista. La profesionalización docente en Colombia. Revista Colombiana de
Sociología, v. 32, n. 2, p. 111-131, jul./dic. 2009.
MALDONADO, Ruth Mercado. Un debate actual sobre la formación inicial de docentes en México.
Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 149-157, jan./jun. 2010.
MANCEBO, Deise. Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre
trabalho docente. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 466-482, maio/ago. 2007.
MATEUS, Elaine Fernandes. Um esboço crítico sobre a “parceria” na formação de professores.
Educação em Revista, v. 30, n. 03, p. 355-384, jul./set. 2014.
MUÑOZ, Abel Encinas; MALDONADO, Ruth Mercado. Formación docente en la escuela:
negociación de significado y micropolítica en colectivos de profesores. Región y Sociedad,
v. XXIV, n. 55, p. 199-226, sep./dic. 2012.
NASCIMENTO, Maria das Graças; FLORES, Maria José Batista Pinto; XAVIER, Daianne Bastos.
Indução profissional docente: desafios e tensões no contexto de uma política pública.
Currículo sem Fronteiras, vol. 19, n. 1, p. 151-166, jan./abr. 2019.
NUÑEZ, Carmen Gloria et. al. Horizontes de posibilidad de la mentoría en Chile: análisis de la
experiencia piloto desde la perspectiva del discurso. Educação & Sociedade, v. 32, n. 117,
p. 1149-1164, out./dez. 2011.
OZGA, Jane; LAWN, Martin. O trabalho docente: interpretando o processo de trabalho do ensino.
Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991, p. 140-158.
PINTO, José Marcelino Rezende. Remuneração adequada do professor: Desafio à educação
brasileira. Revista Retratos da Escola, v. 3, n. 4, p. 51-67, jan./jun. 2015.
POGGI, Margarita (coord.). Políticas docentes: formación, trabajo y desarrollo profesional. Buenos
Aires: IIPE-UNESCO, 2013.