Turma: H
Sala: 4102-LAB MATEM
Data de início: 13/08/2025
Data de término: 26/11/2025
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Legislações e políticas públicas educacionais no campo da Educação Matemática e da Educação em Direitos Humanos. Tendências em Educação Matemática e suas relações com ideários e discursos da Educação em Direitos Humanos. Observação: a disciplina acontecerá às quartas-feiras, de 18h30 às 22h30. Nos dias em que acontecem os Seminários de Pesquisa, serão realizados encontros coletivos; nos dias em que não acontecem os Seminários, estão programados encontros supervisionados em grupos para a discussão e produção de recursos educacionais relacionados ao tema."
1. Legislações e políticas públicas educacionais no campo da Educação Matemática e da Educação em Direitos humanos;
2. Tendências em Educação Matemática e suas relações com ideários e discursos da Educação em Direitos Humanos:
2.1. História da Matemática, Raças e Migrações;
2.2. Etnomatemática, Etnias e Territórios;
2.3. Modelagem Matemática, Justiça Social e Política;
2.4. Tecnologias digitais, Verdade e Democracia;
2.5. Estudos sobre numeramento, Gêneros, Sexualidades e Gerações;
2.6. Outras tendências de interesse dos/as participantes.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2020.
DESLANDES, K. Formação de professores e Direitos Humanos: Construindo escolas promotoras da igualdade. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
GONÇALVES, H. J. L. (Org.). Educação Matemática e Diversidade(s). Porto Alegre: Editora Fi, 2020.
NETO, V.; BATISTA, R. Problematizando a Agenda da Educação 2030: Relatório da UNESCO, Relações de Gênero, Educação STEM e Direitos Humanos. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. 1-14, 2020.
NERY, E. S. S.; SÁ, A. V. M. Educação em direitos humanos, educação matemática crítica e educação inclusiva: interseções e desafios. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 8, n. 1, p. 85-115, 2020.
VIEIRA, L. B.; MOREIRA, G. E. Políticas Públicas no âmbito da Educação em Direitos Humanos: conexões com a Educação Matemática. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 622-647, 2020a.
_________. Contribuições da Educação Matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 8, n. 1, p. 113-188, 2020b.
_________. Direitos Humanos e Educação: o professor de matemática como agente sociocultural e político. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 20, p. 548-564, 2018.