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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Concepções e Tendências em Educação Matemática: diálogos com os Direitos Humanos

Turma: H

Sala: 4102-LAB MATEM

Data de início: 13/08/2025

Data de término: 26/11/2025

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Legislações e políticas públicas educacionais no campo da Educação Matemática e da Educação em Direitos Humanos. Tendências em Educação Matemática e suas relações com ideários e discursos da Educação em Direitos Humanos. Observação: a disciplina acontecerá às quartas-feiras, de 18h30 às 22h30. Nos dias em que acontecem os Seminários de Pesquisa, serão realizados encontros coletivos; nos dias em que não acontecem os Seminários, estão programados encontros supervisionados em grupos para a discussão e produção de recursos educacionais relacionados ao tema."

Programa

1. Legislações e políticas públicas educacionais no campo da Educação Matemática e da Educação em Direitos humanos;

2. Tendências em Educação Matemática e suas relações com ideários e discursos da Educação em Direitos Humanos:

2.1. História da Matemática, Raças e Migrações;

2.2. Etnomatemática, Etnias e Territórios;

2.3. Modelagem Matemática, Justiça Social e Política;

2.4. Tecnologias digitais, Verdade e Democracia;

2.5. Estudos sobre numeramento, Gêneros, Sexualidades e Gerações;

2.6. Outras tendências de interesse dos/as participantes.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2020.

DESLANDES, K. Formação de professores e Direitos Humanos: Construindo escolas promotoras da igualdade. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

GONÇALVES, H. J. L. (Org.). Educação Matemática e Diversidade(s). Porto Alegre: Editora Fi, 2020.

NETO, V.; BATISTA, R. Problematizando a Agenda da Educação 2030: Relatório da UNESCO, Relações de Gênero, Educação STEM e Direitos Humanos. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. 1-14, 2020.

NERY, E. S. S.; SÁ, A. V. M. Educação em direitos humanos, educação matemática crítica e educação inclusiva: interseções e desafios. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 8, n. 1, p. 85-115, 2020.

VIEIRA, L. B.; MOREIRA, G. E. Políticas Públicas no âmbito da Educação em Direitos Humanos: conexões com a Educação Matemática. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 622-647, 2020a.

_________. Contribuições da Educação Matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 8, n. 1, p. 113-188, 2020b.

_________. Direitos Humanos e Educação: o professor de matemática como agente sociocultural e político. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 20, p. 548-564, 2018.