Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Indicadores Educacionais

Turma: E

Sala: 4114- 1202(lab ativ did)

Data de início: 12/08/2025

Data de término: 26/08/2025

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Indicadores educacionais. Políticas públicas de educação. Dados quantitativos. Contexto escolar.

Programa

1. Introdução
Pesquisas educacionais quantitativas;
Estatísticas educacionais nas políticas públicas;
Dados censitários da educação.


Objetivo geral:
Discutir sobre os indicadores educacionais brasileiros.

Objetivos específicos:
a)    Discutir a finalidade das estatísticas educacionais nas políticas públicas;
b)    Conhecer pesquisas educacionais quantitativas;
c)    Analisar a realidade do sistema educacional brasileiro por meio dos dados censitários.


Metodologia:
•    Aulas dialogadas;
•    Participação nas aulas;
•    Apresentação de textos pelos discentes.


As aulas ocorrerão nos dias e horários:

12.08.2025 –8:00- 12:00
12.08.2025- 14:00- 18:00
26.08.2025- 8:00- 12:00
26.08.2025- 14:00- 18:00


Bibliografia

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica–Caderno de Instrução, 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-questionarios>. Acesso em: 14 de mai. 2025.

FERRARO, Alceu Ravanello. Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os Censos? Educação e Sociedade, Campinas, v.23, n. 81, p. 21-47, dez. 2002. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 14 de mai. 2025.

GATTI, Bernadete. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, p.11-30, 2004.

GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha; SANTO, Stela Cezare ; SANTOS, Natália Gomes dos. Indicadores educacionais brasileiros: limites e perspectivas. Educação em perspectiva (online), v. 8, p. 444, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA(IBGE). Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2015>. Acesso em: 14 de mai. 2025.

JANNUZZI, Paulo Martino. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 56, n.2, p. 137-159, 2005.

JANNUZZI, Paulo Martino. Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista Administração Pública. v.36, n.1, p.51-72, 2002. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewArticle/6427>. Acesso em: 14 de mai. 2025.

SILVA, F.M.; GONCALVES, T. G. G. L. . Filantropia e segregação: a Educação Especial via EJA em Minas Gerais. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 50, p. 1-34, 2025.