Turma: F
Sala: 4112
Data de início: 13/11/2025
Data de término: 14/11/2025
N° total de vagas: 25
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Este minicurso propõe uma abordagem interdisciplinar dos estudos contemporâneos da infância, com ênfase nas contribuições teóricas e metodológicas de distintas áreas do conhecimento – como a educação, a psicologia, as ciências sociais, a história, o direito e a saúde. Serão explorados referenciais conceituais que sustentam a compreensão plural da infância, bem como a análise dos contextos sociais que configuram as experiências infantis e as práticas educativas com crianças. O curso será ofertado no formato de seminários temáticos, conduzidos por pesquisadores da UFMG que atuam em diferentes campos disciplinares e apresentarão resultados de suas pesquisas. Pretende-se discutir temáticas como: relações raciais, interseccionalidade e infâncias; infâncias, arte e literatura; direitos e cidadania na infância; culturas infantis; políticas de cuidado; pedagogias da infância e docência na educação infantil; infâncias, cidades e territórios. (O curso será ofertado de maneira concetrada nos dias 13 e 14/11, de 08:00 às 17:30.)
1- Interdisciplinaridade e estudos da Infância
2 -Diversidade e Interseccionalidade na infância
3 -Linguagens, poéticas e educação infantil
4-Pedagogias da infância
5 -Políticas, Direitos e cidadania na infância
CASTRO, Lúcia Rabello de (Org.). Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. Salvador: EDUFBA, 2021. 547 p. ISBN 978-65-5630-237-9.
Kissi, E. (2024).
Decolonizing Early Childhood Education: Tracing Ancestral Disruptions and Advocating for African/Black Indigenous Knowledge Reclamation. Journal of Childhood Studies, 49(3), 71–81.
SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. ISBN 978-85-326-3716-1.
QVROUTRUP. Jean; CORSARO, Willian; Honing, Michael (org) The Palgrave handbook of childhood studies. London: Palgrave, 2009
Twum-Danso Imoh, A. (2016).
From the singular to the plural: Exploring diversities in contemporary childhoods in sub-Saharan Africa. Childhood, 23(3), 455–468.
--