Turma: C
Data de início: 07/02/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Mini Curso
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Jhony Alexander Villa-Ochoa
Modelagem na Educação Matemática. Abordagem de contextos autênticos. Formação de professores de Matemática.
1. Modelagem na Educação Matemática: Autenticidade e atividade.
2. Modelagem e a matematização do real. Uma aproximação para a matemática do ensino fundamental.
3. Tarefas autênticas de modelagem para o professor de matemática.
4. Modelagem da variação.
Araújo, J. de L. (2012). Ser Crítico em Projetos de Modelagem em uma Perspectiva Crítica de Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 26(43), 839–859. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300005
Ärlebäck, J. B., Doerr, H. M., & O’Neil, A. H. (2013). A Modeling Perspective on Interpreting Rates of Change in Context. Mathematical Thinking and Learning, 15(4), 314–336. https://doi.org/10.1080/10986065.2013.834405
Campos, I. da S., & Araújo, J. de L. (2015). Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 29(51), 167–182. https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a09
English, L. D., & Watson, J. (2018-in press). Modelling with authentic data in sixth grade. ZDM – Mathematics Education. https://doi.org/10.1007/s11858-017-0896-y
Garrett, L., Huang, L., & Charleton, M. C. (2016). A Framework for Authenticity in the Mathematics and Statistics Classroom. The Mathematics Educator, 25(1), 32–55.
Giaquinto, M. (2005). Mathematical Activity. En P. Mancosu, K. F. Jørgensen, & S. A. Pedersen (Eds.), Visualization, Explanation and Reasoning Styles in Mathematics (pp. 75–87). Dordrecht: Springer Netherlands. https://doi.org/10.1007/1-4020-3335-4_5
Israel, G., (1996). La mathématisation du réel. Essai sur la modelisation mathématique. Paris: Editions du SEUIL.
Jones, S. R. (2017). An exploratory study on student understandings of derivatives in real-world, non-kinematics contexts. Journal of Mathematical Behavior, 45, 95–110. https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2016.11.002
Kaiser, G., & Schwarz, B. (2010). Authentic Modelling Problems in Mathematics Education—Examples and Experiences. Journal fur Mathematik-Didaktik, 31(1), 51–76. https://doi.org/10.1007/s13138-010-0001-3
Parra-Zapata, M. M., Parra-Zapata, J. N., Ocampo-Arenas, M. C., & Villa-Ochoa, J. A. (2016). El Índice de Masa Corporal. Una experiencia de modelación y uso de modelos matemáticos para el aula de clase. Números, 92, 21–33.
Parra-Zapata, M. M., & Villa-Ochoa, J. A. (2015). Tendencias en investigación en modelación matemática en educación primaria. RECME: Revista Colombiana de Matemática Educativa, 1(1), 235–240.
Parra-Zapata, M. M., & Villa-Ochoa, J. A. (2016). Interacciones y contribuciones. Formas de participación de estudiantes de quinto grado en ambientes de modelación matemática. Actualidades Investigativas en Educación, 16(3), 1–27. https://doi.org/10.15517/aie.v16i3.26084
Pereira, R. dos S. G., & Santos Júnior, G. dos. (2013). Modelagem matemática e o ensino de ajuste de funções: um caderno pedagógico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 27(46), 531–546. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300013
Strobel, J., Wang, J., Weber, N. R., & Dyehouse, M. (2013). The role of authenticity in design-based learning environments: The case of engineering education. Computers & Education, 64, 143–152. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.11.026
Villa-Ochoa, J. A. (2015). Modelación matemática a partir de problemas de enunciados verbales: un estudio de caso con profesores de matemáticas. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, 8(16), 133. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m8-16.mmpe
Villa-Ochoa, J. A., & Berrío, M. J. (2015). Mathematical Modelling and Culture: An Empirical Study. En G. A. Stillman, W. Blum, & M. S. Biembengut (Eds.), Mathematical Modelling in Education Research and Practice, International Perspectives on the Teaching and Learning (pp. 241–250). Switzerland: Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-18272-8_19