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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Questões para uma história decolonial/contra colonial: divisão racial da educação, pedagogias e insurgências.

Turma: A

Data de início: 03/03/2026

Data de término: 16/06/2026

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

EMENTA: O paradigma eurocêntrico na organização do tempo histórico e na geopolítica mundial. Processo de constituição da colonialidade do poder, do saber e do ser nas dinâmicas do processo civilizador/colonizador. Processos excludentes e de invisibilização de sujeitos na elaboração dos Estados -nações e difusão da escola pública. Diferença colonial. Divisão racial da educação. Pedagogias subalternizadoras/ pedagogias insurgentes/ pensamento liminar.

Programa

Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação

Disciplina: PDE III –Questões para uma história decolonial/contra colonial: divisão racial da educação, pedagogias e insurgências.

1º semestre 2026 – 60 horas - Professora Cynthia Greive Veiga

EMENTA: O paradigma eurocêntrico na organização do tempo histórico e na geopolítica mundial. Processo de constituição da colonialidade do poder, do saber e do ser nas dinâmicas do processo civilizador/colonizador. Processos excludentes e de invisibilização de sujeitos na elaboração dos Estados- nações e difusão da escola pública. Diferença colonial. Divisão racial da educação. Pedagogias subalternizadoras/ pedagogias insurgentes/ pensamento liminar.

OBJETIVOS

* Discutir as dimensões eurocêntricas na historiografia e nos debates pedagógicos.

*Analisar as dinâmicas pedagógicas opressoras do processo civilizador/processo colonizador.

* Problematizar a geopolítica da educação nos processos excludentes/subalternizadores de organização das nações e das escolas públicas

* Discutir as pedagogias insurgentes na crítica decolonial/contra colonial da história e da educação latino-americana.

TOPICOS DA DISCIPLINA e BIBLIOGRAFIA

UNIDADE I: Eurocentrismo e a racialização do mundo

1. Os perigos de uma história única

2. Alternativas ao eurocentrismo – questões para uma história global

3. Geopolítica e racialização do mundo: colonialidade do poder, do saber e do ser

UNIDADE 2: Processo civilizador/ processo colonizador: etnocídio e epistemicídio

1. Processo civilizador/ processo colonizador

2. Colonização epistemológica e racismo – geopolítica da educação/ modelos pedagógicos eurocêntricos

3. Violência como pedagogia

UNIDADE 3: Estado-Nação/ Direitos Humanos: educação, exclusão e invisibilização

1. O que é uma nação? Dinâmicas de exclusão.

2. Organização dos sistemas nacionais de ensino: exclusão e invisibilização

3. Reformadores latino-americanos

UNIDADE 4: Pedagogias colonizadoras/ pedagogias insurgentes

1. Totalitarismo/desenvolvimentismo/neoliberalismo.

2. Pedagogias insurgentes: movimentos sociais (movimento feminista; movimento negro, movimento indigenista, movimento de educação no campo)

4. Pedagogias insurgentes: intelectuais (Mariategui, Paulo Freire, Ailton Krenak, Lelia Gonzalez)


Bibliografia

UNIDADE I: Eurocentrismo e a racialização do mundo

ALBERT, Bruce e KOPENAWA, David. O Espirito da Floresta. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

AMIN, Samir. Eurocentrismo: crítica de uma ideologia. São Paulo: Lavrapalavra, 2021.

BALLESTRIN, Luciana. América latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, Brasília, maio-agosto 2013, p. 89-117.

BEIRED, José Luis Bendicho. Hispanismo e latinismo no debate intelectual iberoamericano. Varia História, Belo Horizonte, v.30, n.54, p.631-54, set./dez. 2014.

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SUBIRATS, Eduardo. El continente vacío. La conquista del Nuevo Mundo y la conciencia moderna. Mexico: Siglo XXI, 1995.

VEIGA, Cynthia Greive. Subalternidade e opressão sociorracial: questões para a historiografia da educação latino-americana. São Paulo: Ed. UNESP, SBHE, 2022.

WALLERSTEIN, Immanuel. O universalismo europeu: a retorica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007.

UNIDADE 2: Processo civilizador/ processo colonizador: etnocídio e epistemicídio

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CASTRO, Eduardo Viveiros de. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo, COSACNAIFY, 2014. (Capitulo 3)

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Edutora, 1978.

CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. Editora Cosac & Naify, 2004.

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UNIDADE 3: Estado-Nação/ Direitos Humanos: educação, exclusão e invisibilização

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UNIDADE 4: Pedagogias colonizadoras/ pedagogias insurgentes

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