Turma: A
Data de início: 03/03/2026
Data de término: 16/06/2026
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
EMENTA: O paradigma eurocêntrico na organização do tempo histórico e na geopolítica mundial. Processo de constituição da colonialidade do poder, do saber e do ser nas dinâmicas do processo civilizador/colonizador. Processos excludentes e de invisibilização de sujeitos na elaboração dos Estados -nações e difusão da escola pública. Diferença colonial. Divisão racial da educação. Pedagogias subalternizadoras/ pedagogias insurgentes/ pensamento liminar.
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação
Disciplina: PDE III –Questões para uma história decolonial/contra colonial: divisão racial da educação, pedagogias e insurgências.
1º semestre 2026 – 60 horas - Professora Cynthia Greive Veiga
EMENTA: O paradigma eurocêntrico na organização do tempo histórico e na geopolítica mundial. Processo de constituição da colonialidade do poder, do saber e do ser nas dinâmicas do processo civilizador/colonizador. Processos excludentes e de invisibilização de sujeitos na elaboração dos Estados- nações e difusão da escola pública. Diferença colonial. Divisão racial da educação. Pedagogias subalternizadoras/ pedagogias insurgentes/ pensamento liminar.
OBJETIVOS
* Discutir as dimensões eurocêntricas na historiografia e nos debates pedagógicos.
*Analisar as dinâmicas pedagógicas opressoras do processo civilizador/processo colonizador.
* Problematizar a geopolítica da educação nos processos excludentes/subalternizadores de organização das nações e das escolas públicas
* Discutir as pedagogias insurgentes na crítica decolonial/contra colonial da história e da educação latino-americana.
TOPICOS DA DISCIPLINA e BIBLIOGRAFIA
UNIDADE I: Eurocentrismo e a racialização do mundo
1. Os perigos de uma história única
2. Alternativas ao eurocentrismo – questões para uma história global
3. Geopolítica e racialização do mundo: colonialidade do poder, do saber e do ser
UNIDADE 2: Processo civilizador/ processo colonizador: etnocídio e epistemicídio
1. Processo civilizador/ processo colonizador
2. Colonização epistemológica e racismo – geopolítica da educação/ modelos pedagógicos eurocêntricos
3. Violência como pedagogia
UNIDADE 3: Estado-Nação/ Direitos Humanos: educação, exclusão e invisibilização
1. O que é uma nação? Dinâmicas de exclusão.
2. Organização dos sistemas nacionais de ensino: exclusão e invisibilização
3. Reformadores latino-americanos
UNIDADE 4: Pedagogias colonizadoras/ pedagogias insurgentes
1. Totalitarismo/desenvolvimentismo/neoliberalismo.
2. Pedagogias insurgentes: movimentos sociais (movimento feminista; movimento negro, movimento indigenista, movimento de educação no campo)
4. Pedagogias insurgentes: intelectuais (Mariategui, Paulo Freire, Ailton Krenak, Lelia Gonzalez)
UNIDADE I: Eurocentrismo e a racialização do mundo
ALBERT, Bruce e KOPENAWA, David. O Espirito da Floresta. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
AMIN, Samir. Eurocentrismo: crítica de uma ideologia. São Paulo: Lavrapalavra, 2021.
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BEIRED, José Luis Bendicho. Hispanismo e latinismo no debate intelectual iberoamericano. Varia História, Belo Horizonte, v.30, n.54, p.631-54, set./dez. 2014.
BROCARDO, Daniele e TECCHIO, Caroline. Olhares para a História: pós-colonialismo, estudos subalternos e decolonialidade. Revista Latino-americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, dez. 2017.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago y GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontifi cia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. (páginas 9-24)
CALÇA, Elaine. História global: uma solução ou um retorno? Resenha. Faces da História. Assis-SP, n. 1, p. 478-482, jan. jun. 2019.
DIALLO, Mamadou Alpha. Geopolítica, integração e política externa brasileira a partir de uma perspectiva antirracista. revista Nueva Sociedad especial em português, setembro de 2020, www.nuso.org
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino- americanas. Colección Sur Sur. Clacso. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005. https://libreria.clacso.org/publicacion.php?p=164&c=13
FARRET, Rafael Leporace e PINTO, Simone Rodrigues. América Latina: da construção do nome à consolidação da ideia. Topoi, v. 12, n. 23, p. 30-42, jul.-dez. 2011.
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GOODY, Jack. O roubo da história: como os europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São Paulo: Contexto, 2008.
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LOPES, Nei e SIMAS, Luiz Antonio. Filosofias africanas: uma introdução. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
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WALLERSTEIN, Immanuel. O universalismo europeu: a retorica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007.
UNIDADE 2: Processo civilizador/ processo colonizador: etnocídio e epistemicídio
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BRUNKE, José de La Puente. El Mercúrio Peruano y la religión. AHIg, 2008, Espanha, p. 137-148.
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CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Edutora, 1978.
CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. Editora Cosac & Naify, 2004.
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UNIDADE 3: Estado-Nação/ Direitos Humanos: educação, exclusão e invisibilização
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UNIDADE 4: Pedagogias colonizadoras/ pedagogias insurgentes
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MARIÁTEGUI, José Carlos. 7 Ensaios de la interpretación de la realidad peruana. Republica Bolivariana de Venezuela: Fundación Biblioteca Ayacucho, [1928] 2007.
MARTINS, Leda Maria e FERDINANDO, Fabrício (editores) GUAICURUS #5. Insurgências. Belo Horizonte: UFMG, 2022.
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OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. Conceituando o gênero: fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas. Tradução para uso didático de: OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African Epistemologies. African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. CODESRIA Gender Series. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004, p. 1-8 por Juliana Araújo Lopes.
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