Turma: B
Data de início: 03/03/2026
Data de término: 23/06/2026
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Perspectivas sociológicas no estudo da educação: constituição do campo disciplinar e evolução dos objetos de pesquisa
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I: A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO: DO FUNCIONALISMO ÀS TEORIAS DA REPRODUÇÃO
1ª aula: Apresentação do programa e do funcionamento do curso. Origens e desenvolvimento da Sociologia da Educação
Bibliografia básica:
DANDURAND, P.; OLLIVIER, E. Os paradigmas perdidos – ensaio sobre a Sociologia da Educação e seu objeto. Teoria & Educação, Porto Alegre: n.3, 1991, p. 120-142.
NOGUEIRA, M.A. A Sociologia da Educação e suas duas tensões. In: BITTAR, M., HAYASHI, C.R.M., OLIVEIRA, R.M.M.A., FERREIRA JUNIOR, M. Pesquisa em Educação no Brasil – balanços e perspectivas. São Carlos: EdUFSCAR, 2012, p. 19-36.
2ª aula: Durkheim e a perspectiva funcionalista
Bibliografia básica:
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. RJ: Melhoramentos, 1973 (cap. I : A educação – sua natureza e função).
NOGUEIRA, C. M. M. Da atualidade de Durkheim para a sociologia da educação. Perspectiva (UFSC) (ONLINE), v. 39, p. 1-25, 2021.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/73081
Bibliografia recomendada:
MAFRA, L.A. O pensamento sociológico de Talcott Parsons e a educação. In: MAFRA, L.A.; TURA, M.L.R. (orgs.). Sociologia para educadores 2: o debate sociológico da educação no século XX e as perspectivas atuais. RJ: Quartet, 2005, p.15-53.
PARSONS, T. A classe como sistema social. In: BRITO, S. (Org.), Sociologia da juventude III, 1968, p. 47-74.
PETITAT, A. As teorias gerais – II A corrente funcionalista In: PETITAT, A. Produção da escola – produção da sociedade Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, p. 11-21.
3ª aula: A corrente do empirismo metodológico e a gênese do paradigma da reprodução
Bibliografia básica:
FORQUIN, J.C. Sociologia das desigualdades de acesso à educação: principais orientações, principais resultados desde 1965. In: FORQUIN, J.C. (org.). Sociologia da Educação - dez anos de pesquisa. Petrópolis, Vozes, 1995, p.19-37.
RIBEIRO, C. A. C. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil. Dados (Rio de Janeiro. Impresso), v. 54, p. 41-88, 2011. https://www.scielo.br/j/dados/a/r3ML8HXcMh3V5FT5HDxsnYp/
NOGUEIRA, M. A. A Sociologia da Educação do final dos anos 60/início dos anos 70: o nascimento do paradigma da reprodução. Em Aberto, Brasília, ano 9, nº 46, abr./jun., 1990, p.49-58.
Bibliografia recomendada:
COLEMAN, J. “Desempenho nas escolas públicas”. In: BROOKE, N. & SOARES, J.F. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar – origem e trajetórias. BH : Editora da UFMG, 2008, p. 26-32.
Conselho Consultivo Central para Educação (Inglaterra). “O lar, a escola e a vizinhança”. In: BROOKE, N. & SOARES, J.F. (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar – origem e trajetórias. BH : Editora da UFMG, 2008, p. 67-73.
GIRARD, A., BASTIDE, H. “Do fim dos estudos primários à entrada na vida profissional ou na universidade, o percurso de uma coorte de 1962 a 1972”. In: GRÁCIO, S., MIRANDA, S., STOER, S. (orgs.). Sociologia da Educação – I. Lisboa : Livros Horizonte, 1982, p. 19-39.
RIBEIRO, C.C., CENEVIVA, R., BRITO, M.M.A. Estratificação educacional entre jovens no Brasil: 1960 a 2010. In: ARRETCHE, M. (org.). Trajetórias das desigualdades – como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Ed. Unesp/CEM, 2015, p. 79-108.
4ª aula: A teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu: noções preliminares
Bibliografia básica:
NOGUEIRA, M.A., NOGUEIRA, C.M.M. Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004 (p.9-22 e p.33-56).
BOURDIEU, P. A escola conservadora. In BOURDIEU, P. Escritos de educação, Petrópolis, Vozes, 2003 (apenas p. 39-52).
Bibliografia recomendada:
BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: BOURDIEU P., Escritos de educação, Petrópolis: Vozes, p. 71-79, 1998.
BOURDIEU, P. O capital social – notas provisórias. In: BOURDIEU P., Escritos de educação, Petrópolis: Vozes, p. 65-69, 1998.
BOURDIEU, P. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ Renato Org. Pierre Bourdieu., SP: Ática, p. 82-122, 1983.
NOGUEIRA, M.A.; NOGUEIRA, C.M.M. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, nº 78, abril/2002, p.15-36.
5ª aula: A teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu: a escola e o processo de reprodução das desigualdades sociais
Bibliografia básica:
NOGUEIRA, M.A., NOGUEIRA, C.M.M. Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004 (p. 57-101).
BOURDIEU, P. A escola conservadora. In BOURDIEU, P. Escritos de educação, Petrópolis, Vozes, 2003 (apenas p. 53-64).
BOURDIEU, P. Os excluídos do interior. In BOURDIEU, P. Escritos de educação, Petrópolis, Vozes, 2003, p. 217-227.
Bibliografia recomendada:
BOURDIEU, P. Futuro de classe e causalidade do provável. In BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, p. 81-126.
BOURDIEU, P. As contradições da herança. In: P. BOURDIEU, Escritos de educação, Petrópolis: Vozes, p. 229-237, 1998.
BOURDIEU, P. Classificação, desclassificação, reclassificação. In: ____. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 145-183.
NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. Os Herdeiros: fundamentos para uma sociologia do ensino superior. Educação e Sociedade. Campinas, v. 36, nº. 130, p. 47-62, jan.-mar., 2015.
6ª aula: Reflexões e críticas contemporâneas à teoria da reprodução cultural
Bibliografia básica:
NOGUEIRA, M. A., RESENDE, T. F. Com e para além de Bourdieu: revisitando duas teses centrais. Educação e Sociedade, v. 43, e268712, 2022. https://www.scielo.br/j/es/a/vmCbHMr4ftWVBBvP3YHQKgR/abstract/?lang=pt
NOGUEIRA, M. A. O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas. Cadernos de Pesquisa, v. 51, e07468, 2021.
https://www.scielo.br/j/cp/a/pdTJTSCfQhzpWjZSGGy8gqK/
DUBET, F., DURU-BELLAT, M., VÉRÉTOUT, A. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, n. 29, jan./abr. 2012, p. 22-70. https://www.scielo.br/j/soc/a/LZnTXB7qmqm8q5jKyNSnJkw/
SINGLY, F. de. A apropriação da herança cultural. Educação & Realidade, 34 (1), jan./abr. 2009, p. 9-32. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/135345
Bibliografia recomendada:
PIOTTO, D.; NOGUEIRA, M. A. Um balanço do conceito de capital cultural: contribuições para a pesquisa em educação. Educação e Pesquisa, v. 47, p. 1-35, 2021. https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100302
BRANDÃO, Z. As mutações da paisagem cultural – entre a legitimidade e a legitimação do capital cultural em sua forma escolar. In: DAYRELL, J., NOGUEIRA, M.A., RESENDE, J.M., VIEIRA, M.M. (orgs.). Família, escola e juventude. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, p.56-73.
GRÁCIO, S. Versão forte ou versão matizada das teorias da reprodução cultural? Uma discussão. Educação, Sociedade & Culturas, n 18, 2002, p.41-66. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-46982004000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
LOPES, J.T. Do politeísmo cultural contemporâneo ao trabalho escolar de eliminação da dissonância. In: DAYRELL, J., NOGUEIRA, M.A., RESENDE, J.M., VIEIRA, M.M. (orgs.). Família, escola e juventude. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, p. 24-37.
COULANGEON, P. Efeitos culturais da educação. In: VAN ZANTEN, A. (org.). Dicionário de Educação. Petrópolis : Vozes, 2011, p. 284-288.
SINGLY, F. de. A apropriação da herança cultural. Educação & Realidade, 34 (1), jan./abr. 2009, p. 9-32.
UNIDADE II: A FOCALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES DE GÊNERO, DE PERTENCIMENTO ÉTNICO E DE LOCAL DE MORADIA
7ª aula : Escolarização e desigualdades étnico-raciais e de gênero
Bibliografia básica:
LIMA, M., PRATES, I. Desigualdades raciais no Brasil: um desafio persistente. In: ARRETCHE, M. (org.). Trajetórias das desigualdades – como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Ed. Unesp/CEM, 2015, p. 163-189.
CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial dos alunos. Revista Brasileira de Educação, nº 28, jan./abr. 2005, p. 77-95. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/PHZCR8tTdbgDtFCbTQ7dL8z/abstract/?lang=pt
ROSEMBERG, F. ; MADSEN, N. Educação formal, mulheres e gênero no Brasil contemporâneo. IN: L. LINHARES BARSTED; J. PITANGUY (orgs.). O progresso das mulheres no Brasil 2003-2010. Rio de Janeiro/Brasília: Peia/Unesco, 2011, v. 1 (SOMENTE PÁGINAS 401 a 427).
SENKEVICS, A. S.; CARVALHO, M. P. de. Casa, rua, escola: gênero e escolarização em setores populares urbanos. Cadernos de Pesquisa, 45(158), 2015, p. 944–968. https://doi.org/10.1590/198053143364
Bibliografia recomendada:
ALVES, M.T.G., SOARES, J.F. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de Educação Básica. Educação e Pesquisa, vol.29, nº 1, jan.-jun./2003, p. 147-165.
CARVALHO, M. Por que tantos meninos vão mal na escola? Critérios de avaliação escolar segundo o sexo. Trabalho apresentado na 30a R.A. da Anped. Caxambu, out./2007.
CARVALHO, M. P. DE .; LOGES, T. A.; SENKEVICS, A. S.. Famílias de setores populares e escolarização: acompanhamento escolar e planos de futuro para filhos e filhas. Revista Estudos Feministas, v. 24, n. 1, p. 81–99, jan. 2016.
https://www.scielo.br/j/ref/a/zr6SyJxhjJjS8JBXgBHgpPN/#
ÉPIPHANE, D. Meninas (Educação das). In: VAN ZANTEN, A. (org.). Dicionário de Educação. Petrópolis : Vozes, 2011, p. 575-579.
MARRY, C. Filles et garçons à l’école. In: VAN ZANTEN, A.(org.). L’école – l’état des savoirs. Paris: La découverte, 2000, p.283-292.
RIBEIRO , C. A. C. Desigualdade de oportunidades educacionais no Brasil: raça, classe e gênero. Educação on-Line (PUCRJ), v. 8, p. 1, 2011.
ROSEMBERG, F. “Raça e desigualdade educacional no Brasil”. In: AQUINO, J.G. (org.). Diferenças e preconceito na escola. S.P.: Summus Editorial, 1998, p. 73-91.
8ª aula: Escolhas, local de moradia, segregação escolar
Bibliografia básica:
DE PAULA, G.B., NOGUEIRA, M.A. Desigualdades socioespaciais e escolhas escolares. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 1, jan.-mar/2018, p. 55-74.
ERNICA, M., BATISTA, A.G. Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole: um caso na periferia de São Paulo. Informe de Pesquisa. CENPEC, n. 3, nov.2011.
Bibliografia recomendada:
OBERTI, M. Segregação escolar e urbana. In: VAN ZANTEN, A. (org.). Dicionário de Educação. Petrópolis : Vozes, 2011, p. 727-730.
KOSLINSKI, M.C., ALVES, F. Novos olhares para as desigualdades de oportunidades educacionais: a segregação residencial e a relação favela-asfalto no contexto carioca. Educação & Sociedade, v. 33, n. 120, jul./set. 2012, p.805-831.
BEN-AYED, C. As desigualdades socioespaciais de acesso aos saberes: uma perspectiva de renovação da sociologia das desigualdades escolares. Educação & Sociedade, v. 33 n. 120, jul./set. 2012, p. 783-803.
ERNICA, M.; RODRIGUES, E. C.. Desigualdades educacionais em metrópoles: território, nível socioeconômico, raça e gênero. Educação & Sociedade, v. 41, e228514, 2020. https://www.scielo.br/j/es/a/GVtXJSMqhnxstcpMkz69Vqk/
GIROTTO, Eduardo Donizeti; PAVESI DE OLIVEIRA, João Victor. Escola, território e desigualdade: ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa. Revista da ANPEGE, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 49–64, 2021.
https://ojs.ufgd.edu.br/anpege/article/view/13053
RESENDE, T.F., NOGUEIRA, C. M., M. NOGUEIRA, M. A. Escolha do estabelecimento de ensino e perfis familiares: uma faceta a mais das desigualdades escolares. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 953-970, out.-dez. 2011
UNIDADE III: RELAÇÃO COM A ESCOLA E COM O SABER EM DIFERENTES MEIOS SOCIAIS
9ª aula: Relação família-escola nas camadas populares
Bibliografia básica:
THIN, D. Famílias de camadas populares e a escola: confrontação desigual e modos de socialização. In: MULLER, M.L.R.; PAIXÃO, L. (orgs.). Educação – diferenças e desigualdades. Cuiabá: EdUFMT, 2006, p. 17-55.
NOGUEIRA, M.A., ABREU, R.C. Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante. Educação em Revista, no 39, jul./2004, p. 41-59.
Bibliografia recomendada:
PAIVA, A.R.; BURGOS, M.B. (orgs.). A escola e a favela. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Ed. Pallas, 2009.
PAIXÃO, L. P. Significado da escolarização para um grupo de catadoras de um lixão. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 35, n.124, p. 141-170, 2005.
RESENDE, T. de F.; CUNHA, M. A. de A.; NOGUEIRA, M. A. Relação escola-família e o “mito da omissão parental” na educação básica: escuta aos docentes. Revista Eletrônica de Educação, v. 18, e6759126, p. 1-23, jan/dez. 2024. https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6759
ZAGO, N. A relação escola-família nos meios populares – apontamentos de um itinerário de pesquisas. In: DAYRELL J. et alii (orgs.). Família, escola e juventude – olhares cruzados Brasil-Portugal. BH : Ed. UFMG, 2012, p.132-150.
10ª aula: Estudos sobre longevidade e sucesso escolar em meios populares
Bibliografia Básica:
ALVES, Ana Rodrigues Cavalcanti. Batalhadores culturais: trajetórias de mobilidade ascendente nos meios populares. Educação e Pesquisa, 48, e254909, 2022.
https://www.scielo.br/j/ep/a/mxdGYWmKnrcxpyVCvvCKPFv/
MÉZIÉ, N.; GUILHERME, A.; MEDAETS, C.. Democratização escolar e mobilidade social na França: a Sociologia empírica de Beaud, Truong e Pasquali. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–27, 2020.
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16202
VIANA, M. J.B., Longevidade escolar em famílias de camadas populares – algumas condições de possibilidade. In: NOGUEIRA, M. A., ROMANELLI, G., ZAGO, N. (orgs.), Família & escola– trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 45-60.
Bibliografia recomendada
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares – as razões do improvável. São Paulo: Atica, 1997 (p. 11-46).
LIMA, R. G. Para além do trânsfuga de classe. A socialização plural em narrativas da primeira geração de formados no ensino superior. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 35, n. 104, p. e3510414, 2020.
https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/rbWkbg6yjzz6JYS7fBGQLkH/
PIOTTO, D. (org.). Camadas populares e universidade pública – trajetórias e experiências escolares. São Carlos : Pedro & João Editores, 2014.
VIANA, M.J.B. Novas abordagens de escolarização das camadas populares: uma revisão de estudos recentes acerca de trajetórias escolares de sucesso. Vertentes, n.7, jan./jun. 1996, p. 82-93.
ZAGO, N. Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas. Paidéia, v. 10, n. 18, jan./jun. 2000, p. 70-80.
11ª aula: Relação família-escola nas classes médias
Bibliografia básica:
LAREAU, A. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educação em Revista, no 46, dez./2007, p. 13-82.
NOGUEIRA, M.A. Classes médias e escola: novas perspectivas de análise. Currículo sem fronteiras (on-line), vol. 10, no1, jan./jun. 2010, p. 213-231.
Bibliografia recomendada:
NOGUEIRA, M.A. As famílias da escola particular – entre o desejado e o possível. In : NOGUEIRA, M.A., RESENDE, T.F., NOGUEIRA, C.M.M. (orgs.). Família, escola e desempenho escolar. Belo Horizonte: EditoraUFMG, 2023, p. 153-181.
NOGUEIRA, M. A. A construção da excelência escolar – um estudo de trajetórias feito com estudantes universitários provenientes das camadas médias intelectualizadas. In: ROMANELLI, G., NOGUEIRA, M.A., ZAGO, N. (orgs.). Família & Escola – novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013 (p. 125- 154).
CROZIER, Gill. et. al. White middle class parents, identities, educational choice and the urban comprehensive school: dilemmas, ambivalence and moral ambiguity. British Journal of Sociology of Education, vol. 29, nº 3, p. 261-272, 2008.
12ª aula: As noções de “ofício de aluno” e de “relação com o saber”
Bibliografia básica:
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005 (p. 49-58).
PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Lisboa: Porto, 1995. (p. 11-24; p. 75 a 86; p. 201-210)
Bibliografia recomendada:
CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de pesquisa, no 97, maio/1996, p. 47-63.
COSNEFROY, L. Saber (Relação com o). In: VAN ZANTEN, A. (org.). Dicionário de Educação. Petrópolis : Vozes, 2011, p. 712-714.
RESENDE, T.F., BELIZÁRIO, F.A. O uso de smartphones na sala de aula e a negociação dos sentidos do aprender e da escola. Educação e Cultura Contemporânea, v.16, no 43, 2019, p. 329-356.
UNIDADE IV: A FOCALIZAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR
13ª aula: Abordagens sociológicas do currículo e da avaliação escolar
Bibliografia básica:
FORQUIN, J.C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, nº 5, 1992, p. 28-49.
PERRENOUD, Philippe, Avaliação - da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999. (Cap. 1 – A avaliação no princípio da excelência e do êxito escolares e Cap. 2 – De que é feita a excelência escolar? p. 25-50.)
Bibliografia recomendada:
ALMEIDA, A.M.F. Língua nacional, competência escolar e posição social. In: ALMEIDA, A.M.F., CANÊDO, L.B., GARCIA, A., BITTENCOURT, A.B. (orgs.). Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras. Campinas : Ed. UNICAMP, 2004, p.29-46.
BOURDIEU, P. As categorias do juízo professoral. In: ____ Escritos de educação, Petrópolis: Vozes, p. 185-216
FORQUIN, J.-C. As abordagens sociológicas do currículo: orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Educação & Realidade, 21 (1), 1996, p. 187-198.
MANGEZ, E., LIENARD, G. Currículo (Sociologia do). In: VAN ZANTEN, A. (org.). Dicionário de Educação. Petrópolis : Vozes, 2011, p. 163-167.
PERRENOUD, Philippe, Sucesso na escola: só o currículo, Nada mais que o currículo! Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho/ 2003.
RESENDE, T. F. No interior da caixa preta: um estudo sociológico das interações em sala de aula. Anais da 27ª Reunião Anual da Anped. Caxambu, 2004. https://anped.org.br/biblioteca/no-interior-da-caixa-preta-um-estudo-sociologico-das-interacoes-em-sala-de-aula/
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.
14ª aula : As noções de “efeito escola” e de “efeito sala de aula”
Bibliografia básica:
BRESSOUX, P. Efeito Estabelecimento. In: VAN ZANTEN, A. (org.). Dicionário de Educação. Petrópolis : Vozes, 2011, p. 275-279.
ALVES, M. T. G. e FRANCO, C.. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 482-500.
ALVES, M.T.G., SOARES, J.F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, n.45, jun./2007, p. 25-59.
Bibliografia recomendada:
BRESSOUX, P. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor. Educação em Revista, nº 38, dez./2003.
ALVES, M.T.G; SOARES, J.F. As pesquisas sobre os efeitos das Escolas: contribuições metodológicas para a sociologia da educação. Sociedade e Estado, Brasília, v.22, n. 2, p. 435-473, mai./ago. 2007.
ALVES. M.T.G. Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 21, n. 46, p. 271-296, maio/ago. 2010.
ANDRADE, R. J.; SOARES, J. F. O Efeito da Escola Brasileira. Estudos em Avaliação Educacional, v.19, n.41, p.379-406, set./dez. 2008.
SOARES, J.F., ALVES, M.T.G., OLIVEIRA, Rafael M. O efeito de 248 escolas de nível médio no vestibular da UFMG nos anos de 1998, 1999 e 2000. Estudos em Avaliação Educacional, nº 24, jul./dez., 2001, p. 69-117.
XAVIER, F.P; ALVES, M.T.G. A Composição social importa para os efeitos das escolas no ensino fundamental? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 61, p. 216-243, jan./abr. 2015.
15ª aula: avaliação e encerramento do curso
METODOLOGIA:
O curso será desenvolvido por meio de exposições dialogadas conduzidas pela docente, participação sistemática dos(as) estudantes na forma de seminários, e debates envolvendo toda a turma.
Nos seminários, cada estudante responsável pelo tema deverá apresentar à turma, a partir da leitura dos textos, questões relevantes para o entendimento e a discussão da temática proposta.
Em todos esses casos, é fundamental a leitura prévia, pelos estudantes, pelo menos, da bibliografia básica indicada para cada encontro.
AVALIAÇÃO:
1. Apresentação de seminário (30 pontos);
2. Frequência às aulas (30 pontos);
3. Trabalho final (40 pontos).
O trabalho consistirá em um texto - de no máximo 10 páginas - que realize uma interlocução entre temáticas e categorias trabalhadas no curso e as questões de interesse do(a) estudante. Mais especificamente, no caso dos/as estudantes de mestrado e doutorado, as questões a serem pesquisadas em suas dissertações/teses, recuperando e discutindo pontos abordados em sala de aula a respeito da bibliografia trabalhada.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALMEIDA, A.M.F. As escolas dos dirigentes paulistas. Belo Horizonte: Argumentum, 2009.
ALMEIDA, A. M. F., NOGUEIRA, M.A. A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis : Vozes, 2002.
BARBOSA, M.L.O. Desigualdade e desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. BH: Argumentum Editora, 2009.
BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira, GANDIN, Luís Armando. Sociologia da educação brasileira: diversidade e qualidade. BIB: Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, ANPOCS, São Paulo, n. 91, 2020, p. 1-38.
BOURDIEU, P. Escritos de educação (orgs.: Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani), Petrópolis: Vozes, 2011 (12ª edição).
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