Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE931 - Seminário de Pesquisa I : Currículos , Cultura e Diferença

Turma: A

Data de início: 04/03/2026

Data de término: 01/07/2026

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas de abordagens pós-estruturalistas.

Programa

1. Resposta a uma questão. Pensar a questão de pesquisa. Diálogos com as pesquisas desenvolvidas pelos/as pesquisadores/as em formação.

2. Formação do problema. Diálogos com as pesquisas desenvolvidas pelos/as pesquisadores/as em formação. (Textos "A poeira e a nuvem" e "Mesa redonda em 20 de maio de 1978").

3. A formação dos objetos. Diálogos com as pesquisas desenvolvidas pelos/as pesquisadores/as em formação.

4. Formação do sujeito (Texto "A formação das modalidades enunciativas"). Diálogos com as pesquisas desenvolvidas pelos/as pesquisadores/as em formação.

5. Diálogos sobre as metodologias adotadas pelos/as pesquisadores/as em formação.

6. Ética em Foucault e pesquisa em educação. Diálogos com as pesquisas desenvolvidas pelos/as pesquisadores/as em formação.

Avaliação

Presença e participação; produção escrita sobre a pesquisa desenvolvida pelo pós-graduando/a.


Bibliografia

AQUINO, J. G. Educação pelo arquivo - ensinar, pesquisar, escrever com Foucault. São Paulo: Intermeios, 2019.

DUSSEL, Inés. Foucault e a escrita da história: reflexões sobre os usos da genealogia. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: 29(1):45-68, jan./jun. 2004.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola. 2001.

FOUCAULT, M. Resposta a uma questão. In Ditos e Escritos VI - Foucault: repensar a política. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, M. A poeira e a nuvem. In Ditos e Escritos IV - Foucault: estratégia, poder-saber. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Vera Lúcia Avellar Ribeiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FOUCAULT, M. Mesa-Redonda em 20 de maio de 1978. In Ditos e Escritos IV - Foucault: estratégia, poder-saber. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Vera Lúcia Avellar Ribeiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. 6ª Edição. Tradução Luis Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Ed. Forense. Universitária, 2000. (A formação dos objetos).

FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. 6ª Edição. Tradução Luis Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Ed. Forense. Universitária, 2000. (A formação das modalidades enunciativas).

1982. FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In DREYFUS H. & RABINOW P. Michel Foucault: Uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução Vera Portocarrero. Rio de janeiro: Forense, 1995.

FOUCAULT, M. Estruturalismo e Pós-estruturalismo. In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FOUCAULT, M. Nietzsche, a genealogia e a história. Microfísica do poder. Organização e Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.

FOUCAULT, M. Sobre as maneiras de escrever a história. . In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FOUCAULT, M. Retornar à História. . In Ditos e Escritos II. Foucault: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento. Organizado por Manuel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

VEYNE, P. Foucault revoluciona a história. In: Como se escreve a história. Tradução de Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995. p.150-181.