Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE933 - Seminário de Pesquisa III : Educação Matemática

Turma: B

Data de início: 11/03/2026

Data de término: 17/06/2026

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ideários, discursos e práticas de pesquisa em Educação Matemática. Questões metodológicas da pesquisa em Educação Matemática com foco nos projetos de investigação dos participantes.

Programa

1. A Educação Matemática e Pesquisa em Educação Matemática como práticas sociais;

2. Ideários, discursos e práticas em Educação Matemática e na Pesquisa em Educação Matemática;

3. Questões metodológicas da pesquisa em Educação Matemática.

Bibliografia

FERNANDES, F. S.; FONSECA, M. C. F. R. Reconhecimento, Redistribuição e Participação: políticas para uma Educação Matemática em tempos de união e reconstrução. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 37, p. 3-4, 2023.

FERNANDES, F. S.; GARNICA, A. V. M. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 34, p. 1-16, 5 abr. 2021.

MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 70-93, set./out./nov./dez. 2004.

MIGUEL, A. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.

PINTO, T. P. Pressupostos Éticos de Pesquisas em Educação Matemática: um ensaio. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v.20, p. e023069, 2023.

SILVA, H.; GARNICA, A. V. M. História Oral e decolonialidade: perspectivas para os estudos sobre a formação e atuação de professores e professoras que ensinam/ensinaram matemática. Bolema, Rio Claro, v.39, e230267, 2025 p. 1-19, 2025.