Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Arquivos e fontes para a pesquisa histórica

Turma: A

Data de início: 24/03/2026

Data de término: 06/05/2026

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão conceitual sobre arquivos, a partir da qual serão realizados apontamentos acerca das fontes para a pesquisa histórica e sua variada tipologia: escritas (manuscritas ou impressas), visuais/iconográficas, orais, materiais, etc. Aprofundamentos conceituais acerca da História digital, fontes nativas digitais e digitalizadas. A relação da IA com a pesquisas em História da Educação no Brasil.

Programa

1. Fontes e arquivos; histórico; discussão conceitual.

2. Tipologias de fontes: escritas; visuais; orais; materiais.

3. Fontes para a história da educação.

4. História digital.

5. Usos da IA e ética nas pesquisas em História da Educação.

6. A análise documental.


Bibliografia

 ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BARROS, José D’Assunção. A fonte histórica e o seu lugar de produção. Rio de janeiro: Vozes, 2020.

BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas: uma introdução à sua definição, à sua função no trabalho do historiador, e à sua variedade de tipos. Cadernos do Tempo Presente. V.11, n.2, jul./dez. 2020, p.03-26. Disponível em: https://www.seer.ufs.br/index.php/tempo/article/view/15006

 BOSCHI, Caio. Exercícios de pesquisa histórica. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2011

BOSCHI, Caio César. Projeto Resgate: história e arquivística (1982-2014). Revista Brasileira de História. São Paulo, v.38, n.78, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/MP8TBwLRF7cCrbhPfJVGtgp/abstract/?lang=pt

 CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et ali. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

FARGE, Arlete. O sabor do arquivo. 2ª. ed. São Paulo: EDUSP, 2022.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas, SP: Autores Associados; Bragança Paulista, SP: Universidade São Francisco, 2000.

LUCCHESI, Anita. Por um debate sobre História e Historiografia Digital. Boletim Historiar, (2). 2014.  Disponível em: https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/2127

LUCCHESI, Anita. História Pública Digital: dois pitacos sobre outras histórias possíveis na Era Digital. Boletim Do Tempo Presente, 11(03), 2022, 36–43. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/tempopresente/article/view/17464

 PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

PRADO, Giliard da Silva. Por uma história digital: o ofício de historiador na era da internet. Tempo e Argumento. Florianópolis, v. 13, n.34, 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313342021e0201

ROSENZWEIG, Roy. Clio conectada. O futuro do passado na era digital. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

SANTOS, Daise Silva dos. Arquivos Digitais: possibilidades de pesquisa no campo da História da Educação. Revista Caminhos da Educação. Teresina, v.3, n.2, 2021, p.4-19. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2369

SIQUEIRA, Saymon da Silva e VIDOTTE, Adriana. Inteligência artificial e pesquisa em história medieval: aplicações, desafios e possibilidades. Convergências: estudos em humanidades digitais. Goiânia, v.1, n.8, 2025. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2269

VENÂNCIO, Renato Pinto e FETLER, Bruno. Arquivos sob ameaça: os perigos de uma política antiarquivística. Revista Brasileira de História. V.38, n.78, mai./ago. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/GSMMzRLjDcvxCY5knXqNYpG/?lang=pt