Turma: C
Data de início: 16/03/2026
Data de término: 22/06/2026
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Discussão teórico-conceitual sobre a História como campo do conhecimento, suas relações com outros campos das ciências humanas e sociais, as diversas tendências historiográficas contemporâneas e possibilidades de abordagens dos diferentes objetos de pesquisa em História. Análise dos procedimentos da pesquisa histórica: definição e problematização do objeto; referenciais teóricos; seleção, coleta e interpretação das fontes documentais; escrita da História.
1. A constituição do campo historiográfico contemporâneo (Reflexões iniciais; Memória, tempo e narrativa). 2. Itinerários da
historiografia contemporânea: legados e conexões (As fundações da História-ciência no século XIX: historicismo, marxismo,
positivismo; A construção de outros paradigmas no século XX: os Annales e a historiografia francesa, a história cultural; A história
social inglesa e a micro-história italiana; Re (discussões) no século XXI: histórias transnacionais, globais, conectadas; A
historiografia brasileira: visão geral). 3. A pesquisa histórica (Princípios metodológicos: elaboração e desenvolvimento de um
projeto; Problematização e construção do objeto de investigação; Referenciais teóricos; Fontes documentais e bibliográficas;
Organização do trabalho de pesquisa; O trabalho de síntese: a escrita da história e o “problema” da narrativa).
BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História. Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marcos Antônio (orgs). A constituição da História como ciência: de Ranke a Braudel. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2013.
BOSCHI, Caio. Exercícios de pesquisa histórica. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2011.
BOUCHERON, Patrick; DELALANDE, Nicolas (org). Por uma história-mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BURGUIÈRE, André. L`École des Annales. Une histoire intellectuelle. Paris: Odile Jacob, 2006.
BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
DUMOULIN, Olivier. O papel social do historiador: Da cátedra ao tribunal. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. O transnacional na pesquisa histórica: o que pensam os historiadores. In: LINHALES, Meily Assbú; PUCHTA, Diogo Rodrigues; ROSA, Maria Cristina. Diálogos transnacionais na história da educação física. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.
GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.
NEVES, Guilherme Pereira das. História, teoria e variações. Rio de Janeiro: Contracapa/Cia das Índias, 2011.
REVEL, Jacques (Org). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.
SILVA, Kalina Vanderlei & SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005.
SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: Notes towards a Reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, Vol. 31, No. 3, Special Issue: The Eurasian Context of the Early Modern History of Mainland South East Asia, 1400-1800. (Jul.1997), pp. 735-762.
THOMPSON, E.P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
VEIGA, Cynthia Greive & OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de (orgs). Historiografia da Educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.