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FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : BRANQUITUDE E NEGRITUDE NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Turma: B

Data de início: 23/03/2026

Data de término: 02/04/2026

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

LUDMILLA SANTOS DE BARROS CAMILLOTO (UFOP)

Horários

Ementa

O agenciamento da branquitude e suas implicações na constituição da subjetividade de crianças e adolescentes a partir das abordagens multiperspectívica e da hibridez, articulando os seguintes campos epistemológicos: Estudos Étnico-Raciais (Teoria Crítica da Raça e Estudos Críticos da Branquitude), Estudos Culturais (sobretudo acerca do cinema, as representações culturais e os estereótipos atribuídos à negritude), Psicanálise (com ênfase nos conceitos de identificação, constituição do sujeito, ideal do eu e traumas) e Educação (no contexto da Educação Antirracista e da Lei 10.639/03).

Programa

1. Estudos Étnico-Raciais (Teoria Crítica da Raça e Estudos Críticos da Branquitude)

2. Estudos Culturais (cinema, representações culturais e estereótipos atribuídos à negritude)

3. Psicanálise (conceitos de identificação, constituição do sujeito, ideal do eu e trauma)

4. Educação (Antirracista e Lei 10.639/03).

Bibliografia

Ayouch, T. A raça no divã. São Paulo: n-1; Devires, 2025.

Camilloto, L. Espelhos identificatórios: uma pesquisa-intervenção sobre as ressonâncias da branquitude e da negritude na subjetividade infantil a partir do cinema. Educação, Ciência e Cultura, v. 30, n. 2, 2025. https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/12461

Camilloto, L; Diniz, M. O trauma em psicanálise e os efeitos na identificação do negro no Brasil. SBP-PA, v. 26, n. 2, 2024. https://revista.sbpdepa.org.br/revista/article/view/899

Camilloto, L. Branquitude e negritude em cena: efeitos na constituição da subjetividade de crianças a partir da identificação com personagens de cinema (Tese de doutorado). Mariana: ICHS-UFOP, 2024. https://www.repositorio.ufop.br/items/4065f75b-f857-430f-b0d6-866879a146fc.

Fanon, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008 (original de 1952).

França, R. O pequeno príncipe preto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020.

Freud, S. Psicologia das massas e análise do Eu. Obras Completas. São Paulo: Companhia das Letras, v. 15, 2011 (original de 1921).

Freud, S. O mal-estar na civilização. Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, v. 18, 2010 (original de 1930).

Gomes, N. L. Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

Gonzales, L. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização Flávia Rios, Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

Guerra, A. O papel da psicanálise na desconstrução do racismo à Brasileira. Subjetividades, 20 (2), 2020.

Hooks, b. Cinema vivido: raça, classe e sexo nas telas. São Paulo: Elefante, 2023.

Kilomba, G. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

Lacan, J. O estádio do espelho como formador da função do eu: tal como nos é revelada na experiência analítica. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988, p. 96-103 (original de 1949).

Munanga, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Seminário Nacional Relações Raciais e Educação, PENESB, Rio de Janeiro, 2003.

Mbembe, A. Necropolítica. São Paulo: n-1, 2018.

Neves, L. et al. (orgs.). psicanálise, educação e o pensamento decolonial. Contagem: Ed. Cidadã, 2024 (“A psicanálise política do Sul global” e outros capítulos).

Nogueira, I. B. A cor do inconsciente: significações do corpo negro. São Paulo: Perspectiva, 2021.

Pereira, M.R. A psicanálise política do Sul global. In Neves, L. et al. Psicanálise, educação e o pensamento decolonial. Contagem, MG: Editora Escola Cidadã, 2024, p. 265-277.

Schucman, L. V. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. São Paulo: Veneta, 2020.

Silva, P. B. Parecer CNE/CP n.º 3/2004. In: Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Diário Oficial da União, Brasília, 2004.

Souza, N.S. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Zahar, 2021 (original de 1986).

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