Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE931 - Seminário de Pesquisa I : Semin Pesquisa I - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Turma: C

Data de início: 11/03/2026

Data de término: 24/06/2026

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais” no Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG: composição, tendências teóricas e metodológicas. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes. Referenciais teóricos e metodológicos para aprimoramento dos projetos de pesquisa.

Programa

Discussão e aprimoramento dos projetos de dissertação e tese. Estudo de referenciais teóricos e metodológicos relevantes para as pesquisas dos discentes e, de modo geral, para a linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais”.

O objetivo desta disciplina será criar um espaço sistemático de discussão dos projetos de pesquisa dos alunos, de modo a contribuir para o aprimoramento desses projetos, para a formação científica do grupo e também para o fortalecimento da linha de pesquisa, pelo debate em torno de conceitos, temas e referenciais teórico-metodológicos a ela pertinentes.

Todos os projetos serão discutidos coletivamente, a partir de leitura prévia a ser feita por todo o grupo e pela professora. Para cada projeto, um aluno da turma ficará responsável por elaborar um parecer por escrito. A discussão de cada projeto será iniciada por uma breve apresentação da(o) autora(o), a qual deverá sintetizar o problema de pesquisa e as principais inquietações na atual fase de elaboração do projeto. Depois disso, o aluno parecerista apresentará suas apreciações sobre o projeto, abrindo-se em seguida a discussão para toda a turma.

Tanto na elaboração dos pareceres quanto na realização dos debates, a tônica deverá ser a da crítica assertiva, respeitosa e solidária, a partir do sentimento de co-responsabilidade por uma produção científica que é, antes de tudo, coletiva e não prescinde de fundamentos éticos.


Bibliografia

BECKER, H. “Introdução à redação” para estudantes de pós-graduação. Um caso e duas. Teorias. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/leaa/files/2015/08/Truques-da-Escrita-Howard-S.-Becker.pdf

GUIA DO ALUNO do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social – UFMG. UFMG, Faculdade de Educação, 2016. 

MILLS, C.W. Sobre o Artesanato Intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. Revisão técnica Celso de Castro.

PAUGAM, Serge. A Pesquisa Sociológica. Petrópolis: Vozes, 2015 (capítulo 2, “Problematizar”).

REZENDE, Camila Ribeiro de A.; SALLAS, Ana Luísa. “O controle das emoções na escrita acadêmica e seu impacto na relação do indivíduo com o trabalho intelectual”. Revista Intersecções, 21-3, 2019. Disponível em: https://journals.openedition.org/intersecoes/552