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FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia de Pesquisa

Turma: A

Data de início: 12/03/2026

Data de término: 09/07/2026

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Introdução à pesquisa em Ciências Humanas e em Educação: conceituação e história. Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional. Procedimentos de produção e análise de dados. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa.

Programa

1. Introdução à pesquisa: conceituação e história

1.1. O conceito de pesquisa

1.2. O surgimento e a crise da ciência moderna

1.3. A emergência de novas epistemologias

1.4. A pesquisa em ciências humanas

2. O campo da Educação

2.1. As especificidades da pesquisa na área de Educação: problemas e desafios

3. As diferentes etapas da pesquisa e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional

3.1. As diferentes etapas da pesquisa: a escolha do tema e a formulação do problema, a revisão de literatura, a fundamentação teórica, a produção das informações, a análise e interpretação das informações, a apresentação dos resultados

3.2. Diferentes abordagens da pesquisa na área de Educação: pesquisa quantitativa; pesquisa qualitativa; “metodologias” decoloniais; pesquisa etnográfica; pesquisa-ação e pesquisa militante; estudo de caso; pesquisa de estado do conhecimento

3.3. Procedimentos de produção de dados: observação, questionário, entrevista/narrativas, grupo focal, pesquisa documental

3.4. Procedimentos de análise de dados: introdução à análise de conteúdo e à análise do discurso

4. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa: elementos e estrutura básica

Avaliação

Ao final da disciplina, o projeto de pesquisa que foi submetido à seleção do mestrado/doutorado deverá ser reformulado. No caso dos alunos do 2º. ano, o sumário provisório e um capítulo (ou parte de um capítulo) da dissertação/tese deverão ser apresentados

Bibliografia

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