Turma: G
Data de início: 10/03/2026
Data de término: 30/06/2026
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Definição do escopo conceitual de letramento segundo diferentes perspectivas disciplinares; as adjetivações do letramento: possibilidades e limites; uma história das teorias do letramento; as escolhas metodológicas de pesquisas sobre letramento e alfabetização: potencialidades e lacunas.
1. Conceitos de letramento e de alfabetização sob diferentes enfoques: aproximações e distanciamentos
2. As adjetivações que classificam o letramento e a alfabetização: possibilidades e limites
3. Percursos do conceito de letramento e alfabetização em diversas “facetas” e em diferentes “ondas” de pesquisa e de ensino
3.1. Abordagens cognitivas
3.2. Abordagens sociais
3.3. Abordagens críticas
4. Repercussões teóricas e metodológicas implicadas nas diversas formas de enquadrar e pesquisar letramento e alfabetização
BRANDT, Deborah. The rise of writing. Redefining mass literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
CARVALHO, Gilcinei; CASTANHEIRA, Maria Lucia; VERSIANI, Maria Zélia. Letramentos acadêmicos como práticas sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library. p. 60-92.
GRAFF, Harvey. Searching for literacy. The social and intellectual origins of Literacy Studies. New York: Palgrave, 2022.
KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. Londres: Routledge, 2003.
MILLS, Kathy A. Literacy Theories for the Digital Age. Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material and Sensory Lenses. Bristol: Multilingual Matters, 2016.
PAPEN, Uta. Literacy and Education. Policy, practice and public opinion. London: Routlegde, 2016.
TIERNEY, Robert J.; PEARSON, P. David. A History of Literacy Education: Waves of Research and Practice. New York: Routledge, 2021.