Turma: H
Data de início: 09/03/2026
Data de término: 22/06/2026
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Políticas públicas de educação como direito social e humano. Políticas para o ensino médio no Brasil. Campo curricular. Currículo do ensino médio. Regulação curricular: DCNEM; BNCC; CRMG. Reforma do ensino médio: Lei 13.415/2017 e 14.945/2024. Sentidos do ensino médio para as juventudes. Re-existências juvenis no ensino médio. Possibilidades curriculares para as juventudes.
Objetivo: Analisar o Ensino Médio no Brasil, com ênfase nas políticas educacionais públicas voltadas para essa etapa, nos currículos e na relação com as juventudes.
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas dialogadas, debates, análises de legislação, discussão de filmes e seminários
Avaliação: Seminários em grupo (40), trabalho escrito sobre a temática do seminário (40), auto-avaliação (20).
AGUIAR, Márcia Ângela. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. [Cap. 1] In: AGUIAR, Márcia Ângela e DOURADO, Luiz Fernandes. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018, p. 8-22. https://anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação, Direito de Todos e o Bicentenário da Independência. Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 21, n. Contínua, p. e107, 2022. DOI: 10.14393/che-v21-2022-107. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/66343. Acesso em: 22 out. 2025.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, maio/ago. 2008 Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000200002. Acesso em: 22 out. 2025.
DAYRELL, Juarez (org.). Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Belo Horizonte: Ed. Mazza, 2016. Disponível em: https://observatoriodajuventude.ufmg.br/livros-links-artigos-2/
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org). Juventudes e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. Disponível em: https://observatoriodajuventude.ufmg.br/livros-links-artigos-2/
DUARTE, Adriana M. C.; REIS, Juliana. B. dos; CORREA, Licínia. M.; SALES , Shirlei R. A contrarreforma do Ensino Médio e as perdas de direitos sociais no Brasil. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–26, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.22528. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22528. Acesso em: 1 abr. 2025.
GIOVANNETTI, Carolina.; SALES, Shirlei Rezende. O Currículo Referência do Estado de Minas Gerais: possibilidades de re-existência à ofensiva antigênero no ensino médio brasileiro. Imagens da Educação , v. 15, n. 2, 2025. p. 184-211. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/74908
GONÇALVES, Bruna de Oliveira; SALES, Shirlei. Juventudes empreendedoras de si mesmas no currículo do novo ensino médio: Diálogos a partir de teorizações foucaultianas e estudos da sociologia. Jovens do Sul Global-Revista de Sociologia da Juventude, v. 1, p. 1-25, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/jovens/issue/view/243. Acesso em: 16 out. 2025.
GONÇALVES, Bruna; GIOVANNETTI, Carolina; AGUIAR, Jéssica. (Orgs.). Ensino Médio “Em debate”: Pesquisas, Currículos, Tensões e Disputas.1 ed.São Carlos SP: Editora De Castro, 2024, v.1, p. 237-246.Disponível em: https://observatoriodajuventude.ufmg.br/livros-links-artigos-2/
MUNIZ, Igor Barbarioli; FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Ensino médio de Temer a Lula: a crítica no caminho da reforma. Revista Ponto de Vista. Vol. 14 – n. 2 – 2024. Disponível em: https://doi.org/10.47328/rpv.v14i2.20589. Acesso em: 16 out. 2025.
SILVA, Mônica Ribeiro da; OLIVEIRA, A. M. de. Reforma do Ensino Médio: dispositivos de regulamentação e políticas de indução. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 47, p. 113–129, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i47.30708. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30708. Acesso em: 16 out. 2025.
SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC da Reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, v. 34, p. e214130, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130
SILVA, Mônica Ribeiro da; CHRISPINO, Alvaro; MELO, Thiago Brañas de. Revisão sistemática da literatura sobre o Novo Ensino Médio (2017–2023). Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.33, n.126, p. 1-28, jan./mar. 2025, e0255069. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003305069. Acesso em: 16 out. 2025.
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SILVA, Tomaz Tadeu. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio (Orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 184-202.
SILVA, Simone Gonçalves da; ANADON, Simone Barreto; LOCKMANN, Kamila. ENEM E NEM: a construção do sujeito neoliberal. Currículo sem fronteiras, v. 23, 2023, p. 1-29. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1143. Acesso em 22 out. 2025.
TIBOLA, Naiara G.; THIESSEN, Jures da Silva. Atacado para o governo e varejo para a educação: impactos das reformas curriculares para o Ensino Médio noturno em Santa Catarina. Revista Cocar, [S. l.], n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10856. Acesso em: 19 out. 2025.