Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Letramentos, leitura literária e multimodalidade: articulações entre pesquisa e ensino

Turma: I

Data de início: 05/03/2026

Data de término: 25/06/2026

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Reflexões sobre aproximações e complementaridade entre os campos de estudos dos Novos Estudos do Letramento, da leitura literária e da multimodalidade. Análise de questões teóricas e metodológicas relativas a pesquisas que abordam letramentos, leitura literária, multimodalidade, e ensino. Implicações pedagógicas de investigações sobre letramentos, leitura literária e multimodalidade.

Programa

1. Abordagens teórico-metodológicas sobre letramentos, leitura literária e multimodalidade;

2. Aproximações e complementaridade entre os campos de estudos dos Novos Estudos do Letramento, leitura literária e da multimodalidade;

3. Implicações pedagógicas de pesquisas sobre letramentos, leitura literária e multimodalidade.

Bibliografia

AINSWORTH, S.; GRIFFITHS, D. MACRORY, G.; PAHL, K. Multimodality and Multilingualism: Towards an Integrative Approach. ‎ Multilingual Matters Limited:  Bristol, 2023.

ARIZPE, E. La mediación del acto de leer a través de los lectores ficticios en el libro-álbum. Catalejos. Revista sobre lectura, formación de lectores y literatura para niños, 14 (7), 2022. p. 35-51.

ARIZPE, E., K. NOBLE, AND M. STYLES. Children Reading Pictures: New Contexts and Approaches to Picturebooks. London: Routledge, 2023.

ALMEIDA, E. G.; CASTANHEIRA, M. L.; MACHADO, M. Z. V. Leitura literária e multimodalidade: A exploração de poesia em aulas de espanhol. Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura, [S. l.], v. 26, n. 3, 2025. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17314. Acesso em: 21 out. 2025.

ALMEIDA, E. G..; CASTANHEIRA, M. L.; CHAVES, L. S. Letramentos, multimodalidade e ensino de língua espanhola: um estudo de caso sobre a leitura da obra infantil Zoo Loco de María Elena Walsh. In: VÁZQUEZ-ROCCA, L..; MANGUI HAQUIN, D.; PÉREZ-ARREDONDO, C. (Org.). Miradas latinoamericanas sobre multimodalidad. Trayectorias, análisis y metodologías. 1ed. Santiago de Chile: RIL editores, 2023, v. 1, p. 91-122.

BARTON, G.; UNSWORTH, L. Music, multiliteracies and multimodality: Exploring the book and movie versions of Shaun Tan’s The Lost Thing. Australian Journal of Language and Literacy, v. 37, n. 1, p. 3-20, 2014.

CASTANHEIRA, M. L.; STREET, B. V. Meanings of literacy in the intersection of religious and secular practices: examining local and global changes in a Brazilian bairro. International Journal of the Sociology of Language, vol. 2019, no. 259, 2019, p. 107-131.

KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Routledge: London, 2010.

KRESS, G. ; STREET, B. V.  Foreword. In: PAHL, K.; ROWSELL, J. Travel notes from the New Literacies Studies: instances of practices. British Library; Great  Britain, 2006. p. vii –x.

JEWITT, C. Multimodality and literacy in school classrooms. Review of Research in Education, 32, 2008. p. 241-267.

JEWITT, C. The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. 2. ed. Routledge: London, 2014.

STREET, B. V.  Multimodality and New Literacy Studies: exploring complementarity. In: BÖCK, Margit.; PACHLER, Norbert.  Multimodality and Social Semiosis: Communication, Meaning-Making, and Learning in the Work of Gunther Kress. Routledge: London, 2013. p.103-120.

VÁZQUEZ-ROCCA, L.; ARTEMEVA,.; FORGATY-BOURGET, C. G. Multimodality Studies in International Contexts: Contemporary Trends and Challenges. Routledge: London, 2025.