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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : PDE III - Mineração, desastres socioambientais e Educação: desafios para a pesquisa

Turma: E

Sala: 5102 - reservar

Data de início: 09/03/2026

Data de término: 29/06/2026

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Gilberto Januario - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT)/UFOP, Rómina de Mello Laranjeira - Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem (POSLETRAS/UFOP), Ana Carolina Gomes Miranda - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências/UFOP, Jacks Richard de Paulo – PPGE/UFOP

Horários

Ementa

Relação Educação, mineração, desastres socioambientais e revitalização: desafios para as pessoas e seus contextos. O lugar da Educação no contexto dos desastres socioambientais: o Silêncio Pedagógico como tema do currículo e prática educativa. Educação Ambiental no contexto dos desastres socioambientais. Desafios e possibilidades para a pesquisa sobre currículos atravessados pelo tema da mineração, desastres socioambientais e revitalização. Práticas de pesquisa e produção de conhecimento interdisciplinar sobre o tema.

Programa

Conteúdos/Atividades

Apresentação Programa, Cronograma e sistema avaliativo.

Apresentação dos participantes

Introdução ao tema

Mineração: histórico e territorialização na América Latina, Brasil, Minas Gerais

Seminário 1 – Mineração: histórico e territorialização na América Latina, Brasil, Minas Gerais

Mineração e desastres socioambientais: causas e impactos

Seminário 2 – Sistematização e análise das produções científicas sobre a Mineração e desastres socioambientais: causas e impactos

Silêncio Pedagógico: problematização da prática educativa no contexto do rompimento da Barragem de Fundão

Seminário 3– Sistematização e análise das produções científicas sobre o Silêncio Pedagógico

Educação Ambiental: problematização da prática educativa nos contextos minerários agravados pelos desastres socioambientais

Seminário 4 – Sistematização e análise das produções científicas sobre a Educação Ambiental nos contextos minerários agravados pelos desastres socioambientais

Mineração e desastres sócioambientais: práticas educativas escolares e não escolares

Seminário 5 – Mineração e desastres sócioambientais: práticas educativas escolares e não escolares

Lutas, Resistências: organizações sociais no enfrentamento aos danos provocados pela mineração e seus impactos

Seminário 6 – Lutas, Resistências: organizações sociais no enfrentamento aos danos provocados pela mineração e seus impactos

Seminário 7 - Síntese das produções dos seminários

Apresentação Trabalho Final - Encerramento


Bibliografia

Básicas

ALIER, Joan Martínez-Alier. O Ecologismo dos Pobres. 2a ed. São Paulo, Contexto, 2012.

ESPINDOLA, H. S; NODARI E. S; SANTOS, M. A. dos. Rio Doce: riscos e incertezas a partir do desastre de Mariana (MG). In.: Dossiê: Rios e Sociedades. Rev. Bras. Hist. 39 (81). May-Aug 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/WVJHkHCGb8HXBRrPX9hjYCv/?lang=pt

HUNZICKER, A. C. de M. Práticas minerárias e seus múltiplos sentidos: dos benefícios aos danos.

p. 62-83. In. HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo. HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo. Educação no contexto do rompimento da Barragem de Fundão: representações sociais em movimento de educadores (as) sobre a escola no reassentamento de Bento Rodrigues. Tese (Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/70539.

HUNZICKER, A. C. de M. Silêncio Pedagógico: um conceito em construção no campo da Mineração-Educação. p. 35-57. In. HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo. HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo. Educação no contexto do rompimento da Barragem de Fundão: representações sociais em movimento de educadores (as) sobre a escola no reassentamento de Bento Rodrigues. Tese (Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/70539.

HUNZICKER, A. C. de M.; ANTUNES-ROCHA, M. I. A prática do silêncio pedagógico no contexto minerário. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte – online, Vol. 5, Número Especial – Educação e Desastres Minerários. Janeiro, 2022, ISSN 2526- 1126.

Disponível em: https://rbeducacaobasica.com.br/wp-content/uploads/2022/01/A-PRATICA-DO- SILENCIO-PEDAGOGICO-NO-CONTEXTO-MINERARIO.pdf

MARTINS, Sérgio; FREITAS, Eliano de S. M. Educação Socioambiental na encruzilhada: as relações sociedade-natureza diante das “(ir)racionalidades do Capitalismo. Belo Horizonte: Pebrid, 2024. Disponível em: https://1drv.ms/b/s!ApV_kitN_CPEieAjt5TLbOHdS5piCg?e=HeTuVh

MAYORGA, Claudia; PROFETA, Zélia. Mais uma barragem se rompe: qual o papel da ciência? Revista Ciência e Cultura. vol.72, n. 2, São Paulo, Abr./Jun., 2020. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v72n2/v72n2a06.pdf

PIRES, Ana Heloisa Silva. As percepções das práticas pedagógicas de educação ambiental dos docentes do ensino fundamental I em Brumadinho pós-desastre ambiental. IGC, UFMG, 2023. (Dissertação)

Complementares

ANTUNES-ROCHA, Maria I., et al. Rompimento da Barragem do Fundão: repercussões sobre a comunidade escolar de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. In: VICENTE, Natália M. de F.; SPERBER, Carlos F.; CARBONE, Marco (org.). Dia D do Rio Doce: um olhar científico sobre o maior desastre socioambiental do Brasil. Lavras: Editora UFLA, 2021b. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48007

ANTUNES-ROCHA, Maria I.; HUNZICKER, Adriane C. de M.; FANTINEL, Lúcia M. O

rompimento da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão e os desafios para a educação. Ciência e Cultura, v. 72, n. 2, p. 17-21, abril/junho 2020. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009- 67252020000200007&lng=pt&nrm=iso

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; SANTOS, Ellen Vieira; SOARES, Maria Cecília Pereira. Impactos do rompimento da Barragem de Fundão na oferta escolar para as populações campesinas no município de Rio Doce. Revista Caderno Pedagógico. Studies Publicações e Editora, Ltda.

Curitiba, v. 21, n. 13, p. 01-22. 2024. Disponível em https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/12829/7146

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; SANTOS, Marcelo Loures. Desafios e Possibilidades da Educação Escolar no Processo de Reconstrução das Áreas Campesinas Atingidas pelo Rompimento da Barragem de Fundão. Belo Horizonte, Utópika, 2024.

CARVALHO, Cilésia Maria de Oliveira. O silenciamento pedagógico diante do rompimento da Barragem de Fundão: uma análise a partir da Escola Estadual “Padre José Epifânio Gonçalves”. Programa de Pós Graduação em Educação e Docência- PROMESTRE. UFMG: Belo Horizonte, 2022. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48845/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20FINAL

%20CILESIA%20O%20Silenciamento%20na%20Padre%20Epif%c3%a2nio.pdf

HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo. “Aqui tinha uma escola”: vozes docentes sobre o rompimento da Barragem de Fundão - 1. ed. - Curitiba: Appris, 2022.

HUNZICKER, Adriane C. de M. O rompimento da Barragem do Fundão: repercussões nos saberes e práticas das professoras da escola de Bento Rodrigues. Dissertação (Mestrado em Educação: Mestrado Profissional em Educação e Docência) – PROMESTRE. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2019. 170p. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/32938

HUNZICKER, Adriane C. de M.; ANTUNES-ROCHA, Maria I. O Silêncio Pedagógico como prática educativa no contexto do rompimento da barragem de Fundão-Brasil. In. Instituto Scientia (orgs.). E-book “Estudos em Ciências Humanas e Sociais no Brasil: Produções Multidisciplinares no Século XXI”, Florianópolis, Santa Catarina. ISBN 978-65-85047-25-8, 2023. p. 153-162. 2023. Disponível em: https://institutoscientia.com/wp-content/uploads/2023/03/capitulo-humanas- scientia-14.pdf

LUZ, Ângela Maria de Souza. Representações Sociais de Professores (as) sobre estudantes que moram no campo: um estudo a partir da Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves.

Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência- PROMESTRE. UFMG: Belo Horizonte, 2023. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/74242/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%82N GELA%20MSLUZ.pdf

MILANEZ, Bruno. Mineração, ambiente e sociedade: impactos complexos e simplificação da legislação. 2017. 10f. Disponível em: https://www.ufjf.br/poemas/files/2014/07/Milanez-2017- Minera%C3%A7%C3%A3o-ambiente-e-sociedade.pdf

MINAS GERAIS. Relatório: Avaliação dos efeitos e desdobramentos do rompimento da Barragem de Fundão em Mariana-MG. Grupo da Força-Tarefa Decreto nº 46.892/2015. Belo Horizonte. 2016. 287f. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/770/relatorio_final_ft_03_02_20 16_15h5min.pdf Acesso em 27 abr. 2023.

MPMG, Ministério Público de Minas Gerais. Caso Samarco: Relatório de atividades da Força Tarefa do MPMG. Centro de apoio operacional das promotorias de justiça da defesa do meio ambiente, do patrimônio histórico e cultural e da habitação e urbanismo (CAOMA). 2017. 40f. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5008848/mod_resource/content/4/Caso%20Samarco%20-

%20Relat%C3%B3rio%20de%20Atividades%20.pdf Acesso em 25 abr. 2023.

OLIVEIRA, Bárbara. Escola e produção de saberes: narrativas de jovens atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. Programa de Pós Graduação em Educação. UFOP: Ouro Preto, 2021.

Disponível em https://www.repositorio.ufop.br/server/api/core/bitstreams/8a89df0d-ca35-4d62- bed4-27bc0d5ecdc7/content

POLIGNANO, Marcus Vinícius. Rompimento de barragem da Vale em Brumadinho: uma consequência da crise mal resolvida de Mariana. In. PINHEIRO, Tarcísio, M. M. (org.). Mar de lama da Samarco na bacia do rio Doce: em busca de respostas. Belo Horizonte: Instituto Guaicuy, 2019, p. 308-315. Disponível em: https://manuelzao.ufmg.br/biblioteca/o-livro-mar-de- lama-ja-esta-disponivel-em-formato-digital/

SCLIAR, Cláudio; CUNHA, Daisy; INÁCIO, José R. O mundo da mineração e o trabalho. In. PINHEIRO, Tarcísio, M. M. (org.). Mar de lama da Samarco na bacia do rio Doce: em busca de respostas. Belo Horizonte: Instituto Guaicuy, 2019. Disponível em: https://manuelzao.ufmg.br/biblioteca/o-livro-mar-de-lama-ja-esta-disponivel-em-formato-digital/