Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE931 - Seminário de Pesquisa I : Semin Pesquisa I - Psicologia, Psicanálise e Educação - Mestrado

Turma: D

Data de início: 11/03/2026

Data de término: 01/07/2026

N° total de vagas: 6

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Organização e funcionamento da Linha Psicologia, Psicanálise e Educação. Leituras e reflexões sobre a escrita acadêmica. A pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação: aspectos teóricos e metodológicos. Projetos de Pesquisa a serem desenvolvidos na Linha de Pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação pelos(as) ingressantes.

Programa

Módulo I - Organização e Funcionamento da Linha

Módulo II – A  escrita acadêmica

Módulo III - A pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação: aspectos teóricos e metodológicos

Módulo IV: Seminário de apresentação e discussão e dos projetos


Bibliografia

Arbeláez Gómez, M. C., Garzón Osorio, M. L., & Salazar Marín, T. Escrita Acadêmica: Fator de exclusão nos processos de formação de pós-graduação?. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 39(4), 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202339456233.

Bianchetti, L.; Machado, A.M.N. (orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

Brambila, G. A pluricronotopia da escrita acadêmica na pós-graduação.  Revista De Estudos Da Linguagem, 31(1), 2024, p. 77-102. Disponível em: https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.1.77-102.

Bussolaro, S., Wessling, E., Bonamigo, C. A., & Lingnau, C. A escrita acadêmcia: superando medos e construindo possibilidades. Revista Brasileira de Educação, cultura e linguagem, 8(14), 2023, p. 50–65. Disponível em: https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i14.7740.

Eco, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1977.

Luna, S. V.  Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: Educ, 1996.

Moura, M.L. S;  Ferreira, M. C. Projetos de Pesquisa: elaboração, redação e apresentação. Rio de Janeiro: Eduerj, 2005.

Oliveira, A.; Araújo, E. R.; Bianchetti, L. (orgs) Formação do investigador: reflexões em torno da escrita/pesquisa/autoria/orientação. Braga/Portugal:CECS, 2014.

PPGE/FAE/UFMG. Resoluções. Disponível em https://www.posgrad.fae.ufmg.br/resolucoes/