Turma: F
Data de início: 04/03/2026
Data de término: 08/07/2026
N° total de vagas: 12
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Alexandre Trindade
Os seminários de pesquisa são organizados a fim de possibilitar aos alunos ingressantes a discussão coletiva e análise dos projetos de pesquisa apresentados no processo seletivo, no âmbito de cada linha de pesquisa. A dinâmica utilizada nestes seminários visa propiciar um diálogo construtivo sobre os problemas de investigação, referenciais e metodologias.
Unidade 1 - Epistemologias das Políticas Educacionais
Unidade 2 - Propostas de pesquisa; abordagens teórico-metodológicas no estudo de políticas educacionais
Unidade 3 - Metodologias de pesquisa
ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime (org.). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.
ALONSO, Angela; MIRANDA, Danilo S (org.). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Quantitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.
ALVES, Alda Judite. A “revisão da literatura” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, n. 81, p. 53-60, 1992.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
AMADO, João. (org.). Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva: introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis: Vozes, 2020.
BRAUN, Virginia, CLARKE, Victoria, GRAY, Debra (orgs.). Coleta de dados qualitativos: um guia prático para técnicas textuais, midiáticas e virtuais. Petrópolis: Vozes, 2019.
CARVALHO, L. M. A Construção do Conhecimento sobre Políticas Públicas de Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2014.
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FARIA, C. A. P. (Org.). Implementação de políticas públicas: teoria e prática. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2012.
GERRING, John. Pesquisa de estudo de caso: princípios e práticas. Petrópolis: Vozes, 2019.
KELLSTEDT, P. M.; WHITTEN, G. D. Fundamentos da Pesquisa em Ciência Política. SP: Blucher, 2015.
KINGDON, J. W. Agendas, alternativas and public policies. Ann Arbor, : University of Michigan, 2003.
MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos (UNIVALI), v. 9, p. 4-16, 2009.
MORAN, M.; REIN, M.; GOODIN, R. F. (Ed.). The Oxford handbook of public policy. Nova York: Oxford University Press, 2008.
O'LEARY, Linda. Como fazer seu projeto de pesquisa: guia prático. Petrópolis: Vozes, 2019.
OLIVEIRA, R. F. Política Educacional no Brasil: qual o papel do Poder Legislativo? Curitiba: Protexto/FAPEMIG, 2009.
POUPART, J., DESLAURIERS, J.-P., et al (Ed.). A pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008.
SOMEKH, Bridget, LEWIN, Cathy (orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2015.
TELLO, C.; MAINARDES, J. Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa (Impresso), v. 10, p.
WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.