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FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia de Pesquisa

Turma: B

Data de início: 12/03/2026

Data de término: 25/06/2026

N° total de vagas: 30

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Pesquisa em ciências sociais e em educação. Abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional. Elementos básicos de um projeto de pesquisa.

Programa

Apresentações

- “Me pergunte sobre a minha dissertação”. Apresentação do programa (conteúdo, atividades e critérios de avaliação) e das propostas iniciais de pesquisa dos estudantes.

Referência

FREITAS, Maria Ester de. Eu e as perguntas sobre a tese. In: Viva a Tese. FGV Editora, 2001. P. 39-44

A pesquisa em educação

Bibliografia básica:

AMADO, J. A investigação em educação e seus paradigmas. In:__________.(org.) Manual de investigação qualitativa em educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017, p. 21-74.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares. In: ZAGO, Nadir, CARVALHO, Marília Pinto de, VILELA, Rita Amélia Teixeira (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DPA, 2003, p. 33-48.

Bibliografia complementar:

GATTI, Bernadete. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002.

A escrita acadêmica

Bibliografia básica:

BECKER, H. A única maneira certa. In: BECKER, Howard S. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 71-100.

BECKER, H. Aprendendo a escrever como profissional. Riscos. Soltando o texto. In: BECKER, Howard S. Truques da escrita. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2015.

Material complementar:

Curso de Escrita Acadêmica – Profa. Rosana Pinheiro-Machado https://www.youtube.com/playlist?list=PLB-VAwdZA2BFjZxjGJjubPM8Mj9BXU6vg

Perfil Prof. Robson Cruz https://www.youtube.com/channel/UCzLMJSmkXrTb77121oXsA2w

Ética na pesquisa e COEP

Bibliografia básica:

BOGDAN, R.; BILKEN, S. Ética. Como obter acesso ao campo. In:_________Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994, p. 75-79; 115-121.

YIN, R. Estabelecendo e mantendo padrões éticos de conduta. Protegendo sujeitos humanos: obtendo aprovação de um comitê institucional de ética. _________. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016, p. 34-42.

Treinamento sobre o CEP para Comunidade Acadêmica da UFMG https://www.ufmg.br/bioetica/cep/treinamento-comunidade-academica/

Revisão de Literatura: Levantamento, Gestão e construção das seções

Bibliografia básica:

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. _______. Ler: A exploração, p. 49-85.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. _______. Ler: A problemática, p. 89-106.

Bibliografia Complementar:

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. 2ed. São Paulo: Pioneira, 1999, p.179-188.

Justificativa, Problema e pergunta de pesquisa

Bibliografia básica:

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008. Ler: Objetivos e Procedimento, p. 15-28 e 1ª parte: A pergunta de partida, p. 31-46).

MILLS, C. W. Sobre o artesanato intelectual. In: ____________. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Trad. Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009, p. 21-58.

Mensuração, Confiabilidade, Validade e Amostragem

Bibliografia básica:

GASKELL, Gaskell; BAUER, Martin. W. Para uma prestação de contas públicas: além da amostra, da fidedignidade e da validade. In: ____________. Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007, p. 470-490.

VAN ZANTEN, Agnès. Comprender y hacerse comprender: como reforzar la legitimidad interna y externa de los estudios cualitativos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 301-313, maio/ago. 2004.

BAUER, Martin. W.; AARTS, Bas. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George (Ed.). (op. Cit.), p.37-63.

Bibliografia complementar:

GIL, Antônio Carlos. A amostragem na Pesquisa Social In: Métodos e técnicas de Pesquisa Social.

PIRES, Álvaro. P. Amostragem pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: POUPART, DESLAURIERS, J. P. et al (Ed.). [op cit.], p.154-211.

A “escolha” do modelo analítico

Bibliografia básica:

QUIVY, Raymond; VAN CAMPENHOUDT, Luc. Manual de investigação em ciências sociais. 45. ed. Lisboa: Gradiva, 2008. Cap. 3, p. 110-118.

2; 160 a 212

 Abordagens de pesquisa: Qualitativa, Quantitativa, Métodos Mistos

Bibliografia básica:

CANO, I.. Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil. Sociologias, v. 14, n. 31, p. 94–119, set. 2012.

OLIVEIRA, V. C. (2024). Um caso e algumas notas sobre métodos mistos. In L. Motta & B. Zanon (Orgs.), Metodologia de pesquisa em Sociologia (pp. 123-142). EdUFSCar.

Coleta de Dados Qualitativos: Observação

Bibliografia básica:

AMADO, João; CAMPOS, Luciano. Os estudos etnográficos em contextos educativos. In: AMADO, João (org.) [op. cit.] p. 147-170.

BOGDAN, Robert; BILKEN, Sari. [op. Cit.] Parte III, 2 – Os primeiros dias no campo da investigação, 3 – O contínuo participante/observador. p. 122-133

CARVALHO, Marília Pinto. Um lugar para o pesquisador na vida cotidiana da escola. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto; VILELA,A Rita Amélia T. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação (2ª ed.). Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, p. 207-221.

URIARTE, Urpi Montoya. O que é fazer etnografia para os antropólogos, Ponto Urbe [Online], n.11, p.1-11, 2012.

VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003. (Série Pesquisa em Educação, v. 5).

Coleta de Dados Qualitativos: Observação, Entrevista e Grupo Focal

Bibliografia básica:

Entrevistas

AMADO, João; FERREIRA, Sônia. A entrevista na investigação qualitativa. In: AMADO, João (org.) [op. cit.] p. 209-227.

BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: BOURDIEU, Pierre (org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997, p.693-732.

FLICK, Uwe. [op. Cit.]. Cap. 13 – Entrevistas. P. 143-163.

Grupos Focais

WELLER, Wivian. Grupos de discussão: aportes teóricos e metodológicos. In: In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. [op. Cit], p. 54-66.

Bibliografia Complementar:

ALMEIDA, Ronaldo. Roteiro para o emprego de grupos focais. In: ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime. [op. Cit], p. 42-59.

FLICK, Uwe. (op. Cit.). Cap. 15 – Grupos focais. P. 180-193.

MACK, Natasha et al. [op. Cit.]. Module 4- Focus Groups, p. 51-77.

Coleta de Dados Quantitativos: Dados primários (desafios e cuidados importantes)

Bibliografia básica:

PARIZOT, Isabelle. A pesquisa por questionário. In: PAUGAM, S. (Coord.)

 A pesquisa sociológica. Petrópolis: Ed. Vozes, 2015, p. 85-101.

SCHAEFFER, N. C.; PRESSER, S. “The Science of Asking Questions,” 2003, Annual Review of Sociology

CONVERSE, J. M.; PRESSER, S. Survey Questions: handcrafting the standardized questionnaire. SAGE Publications, 1986

Bibliografia complementar:

Roger Tourangeau and Tom Smith’s “Asking Sensitive Questions,” 1996, The Public Opinion Quarterly

Maria Hewitt’s “Attitudes toward Interview Mode and Comparability of Reporting Sexual Behavior by Personal Interview and Audio Computer-Assisted Self-Interviewing,” 2002, Sociological Methods and Research

Coleta de Dados Quantitativos: Dados secundários (bases de dados educacionais)

Bibliografia básica:

RIGOTTI, J. I. R.; CERQUEIRA, C. A. As bases de dados do INEP e os indicadores educacionais: conceitos e aplicações. In. RIOS-NETO, E. L.;

RIANE, J. L. R. (Org.). Introdução à demografia da educação, Campinas: Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP, 2004.

Outras estratégias de coleta de dados: documentos, fontes históricas e redes sociais

Bibliografia básica:

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, v.31, n.3, set./dez. 2005, p.483-502

GALVÃO, Ana Maria de O.; MELO, Juliana F. Análise de impressos e seus leitores: uma proposta teórica e metodológica para pesquisas em história da educação. In: VEIGA, Cynthia Greive; OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. (Orgs.). Historiografia da Educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019, p.223-259.

LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin W., GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Loizos, 2002, p.137-155.

Análise de dados:

Bibliografia básica:

ADU, P. Understanding the art of coding qualitative data. A Step-by-Step Guide to Qualitative Data Coding. New York: Routledge, 2019, p. 23-58.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. Cap. 8 – Codificação aberta. p. 103-122.

BARBOSA, R. J. (2024). A imaginação Quantitativa. In L. Motta & B. Zanon (Orgs.), Metodologia de pesquisa em Sociologia (pp. 123-142). EdUFSCar.


Bibliografia

ADU, P. Understanding the art of coding qualitative data. A Step-by-Step Guide to Qualitative Data Coding. New York: Routledge, 2019, p. 23-58.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. Cap. 8 – Codificação aberta. p. 103-122.

BARBOSA, R. J. (2024). A imaginação Quantitativa. In L. Motta & B. Zanon (Orgs.), Metodologia de pesquisa em Sociologia (pp. 123-142). EdUFSCar.