Turma: E
Data de início: 02/03/2026
Data de término: 06/03/2026
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
celi aparecida
Discussões relativas à produção científica nacional e internacional, em Educação Matemática, sobre a formação de professores e a prática docente de professores que ensinam matemática.
Pesquisa em formação de professores que ensinam Matemática: tendências teóricas e pesquisas contemporâneas. Profissionalismo Colaborativo, identidade e agência de professores que ensinam Matemática. Narrativas de professores que ensinam Matemática. Práticas docentes subversivamente responsáveis e pesquisa da própria prática de professores que ensinam Matemática.
BIESTA, Gert. Redescubrir la enseñanza. Madrid: Morata, 2022.
BOLÍVAR, A.; DOMINGO SEGOVIA, J. La investigación (auto)biográfica en educación. Barcelona: Octraedro, 2019.
CONTRERAS DOMINGO, J. (Coord.). Enseñar tejiendo relaciones. Madrid: Morata, 2017.
CONTRERAS DOMINGO, J. (compilador). Tensiones fructíferas: explorando el saber pedagógico em la formación del professorado: uma mirada desde la experiencia. Barcelona: Octraedro, 2016.
CYRINO, Márcia C. de C. T.; GUIMARÃES, Rita S.; OLIVEIRA, Andréia M. P. de. Pontos de enfoque de pesquisas brasileiras sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6243100, 2023. DOI: 10.14244/198271996243. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6243. Acesso em: 16 out. 2025.
CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade et al. Processos formativos de professores que ensinam matemática e perspectivas para/de aprendizagem e identidade profissional docente. Bolema, v. 36. 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v39a240067. Acesso em: 16 out. 2025.
D’AMBROSIO, Beatriz S. O professor-pesquisador diante da produção escrita dos alunos. Rev. educ. PUC-Camp. Campinas, 18(3):249-258, set./dez., 2013.
D´AMBROSIO, Beatriz S.; LOPES, Celi E. Trajetórias profissionais de educadoras matemáticas. Campinas: Mercado de Letras, 2014.
DAY, Christopher.; GU, Qing. The New Lives of Teachers. New York: Routledge, 2010.
FRANCO, Maria A. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HAGREAVES, Andy.; O’CONNOR, Michael T. Profesionalismo Colaborativo: cuando enseñar juntos supone el aprendizaje de todos. Madrid: Morata, 2020.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como pratica da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
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MOURA, J. F.; NACARATO, Adair M. (orgs.). Pesquisas (com) narrativas e com narradores: modos de produção e análise. São Carlos: Pedro & João Editores. 2025.
NACARATO, A. M. A agência e o desenvolvimento profissionais de pesquisadoras narrativas que ensinam matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 166–188, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p166-188. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61883. Acesso em: 16 out. 2025.
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