Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE991 - Atividades Orientadas de Pesquisa I : Orientação Coletiva (Educação em Ciências)

Turma: E

Data de início: 12/03/2026

Data de término: 25/06/2026

N° total de vagas: 12

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Orientação de alunos de alguns grupos de pesquisa da linha de Educação em Ciências.

Programa

- Discussão de literatura básica dos temas de pesquisa do grupo de pesquisa.

- Discussão dos projetos de pesquisa e/ou análises de dados dos orientandos.

Bibliografia

Bloome, D., Power-Carter, S., Baker, W., Castanheira, M., Kim, M., & L., R. (2022). Discourse Analysis Of Languaging And Literacy

Events In Educational Settings A Microethnographic Perspective. Routledge.

Franco, L. G & Munford, D. The Hourglass Approach: Analysing Science Classroom Discursive Interactions Through Intercontextual Lens. Res Sci Educ (2021).

Silva, F.C., Sasseron, L.H. Mobilization of Scientific Knowledge Domains to Build Epistemic Practices Among Pre-service Chemistry Teachers. Science & Education (2025). https://doi.org/10.1007/s11191-024-00607-y

Spradley, J. P. (1980). Participant Observation. New York: Holt, Rinehart and Winston.

Tang, KS., Tan, AL. & Mortimer, E.F. The Multi-timescale, Multi-modal and Multi-perspectival Aspects of Classroom Discourse Analysis in Science Education. Res Sci Educ (2021). https://doi.org/10.1007/s11165-020-09983-1