Turma: k
Data de início: 05/03/2026
Data de término: 02/07/2026
N° total de vagas: 20
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Tiago Jorge, Alexandre Trindade
Poder Político, Sociedade e Educação na América Latina. Processos sócio-históricos latino-americanos. O pensamento crítico-social e os processos de modernização na América Latina. Estado e políticas públicas e reformas educacionais na América Latina e suas repercussões na condição docente.
Conteúdo programático
UNIDADE I – PROCESSOS SÓCIOHISTÓRICOS E O PENSAMENTO CRÍTICO-SOCIAL LATINO- AMERICANO
- Introdução ao pensamento crítico social latino-americano: tendências teóricas e debates contemporâneos;
- As origens de uma pedagogia latino-americana;
- Geopolítica e racialização do mundo: colonialidade do poder, do saber e do ser.
- Pensamento decolonial e educação na América Latina.
- Etapas do pensamento crítico social latino-americano, o nacional desenvolvimentismo e a Educação.
- Plurinacionalismo e diversidade na América latina: desafios para um projeto educacional.
UNIDADE II - PODER POLÍTICO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUESTÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA
- Sistema político e o Estado na América Latina.
- Políticas públicas e o papel do Estado na educação.
- Pós-colonialismo e epistemologias do Sul.
- O contexto político atual e a educação na América Latina.
- Direito à educação, diversidade e desigualdade social.
- A Nova gestão Pública e o novo profissionalismo em educação.
- A internacionalização da agenda da educação: docência e avaliação.
- As pressões mercantis e a educação básica na América Latina.
Avaliação:
A avaliação contemplará três partes:
1. Resenha de um romance regional latino-americano, contemplando conteúdos e autores abordados na disciplina. A resenha deverá ter entre uma lauda e meia a duas laudas. Os estudantes brasileiros deverão ler livros de autores hispano-americanos e os estrangeiros de autores brasileiros. - 40 pontos.
2. Artigo ou ensaio que deverá consistir no desenvolvimento de um texto que permita conter uma discussão fundamentada sobre o conteúdo da disciplina cruzado com um tema vinculado com os problemas de investigação dos estudantes, por exemplo, o objeto da tese de doutorado. - 60 pontos.
Orientações de apresentação do texto:
- A capa deve apresentar a informação que permita identificar o trabalho e o/a autor/a; o sumário com o título e subtítulos e subdivisões, quando for o caso.
- O corpo do trabalho deve conter a parte central do texto acadêmico composto por uma introdução, o desenvolvimento da discussão e as conclusões. A introdução é a primeira aproximação do tema desenvolvido e deve incluir os elementos necessários para a compreensão da discussão. Consistirá em uma apresentação que traga a justificativa do tema, os objetivos e as hipóteses do trabalho, uma breve síntese sobre os estudos realizados sobre o tema e um comentário sobre a estrutura empregada no trabalho. No desenvolvimento, será exposto a discussão central do trabalho, os argumentos e as análises realizadas. Espera-se que as análises produzidas possam refletir as discussões realizadas em sala de aula. Na conclusão, deverá ser incluído um resumo do que foi desenvolvido no texto, bem como a sugestão de indícios relevantes para futuras pesquisas. As referências bibliográficas deverão ser normalizadas de acordo com a ABNT, em ordem alfabética dos autores dos livros, capítulos, artigos, páginas da web, etc.
- A extensão do texto não superará em nenhum caso a 15 páginas. Recomenda-se uma extensão entre 10 e 15 páginas. Tipo de letra: Times New Roman 12, espaço 1,5.
ANDERSON, G. Privatizando subjetividades: como a nova gestão pública (NGP) está criando o "novo" profissional da educação. RBPAE, v. 33, n. 3, p. 593-626, set/dez. 2017.
BONETTO, M.S. El Estado en la región. La conflictiva discusión de alternativas teóricas. Thwaites Rey, M. (Editora), El Estado en América Latina: continuidades y rupturas, Buenos Aires: Editorial ARCIS/CLACSO, 2012.
FELDFEBER, M. Educación, sociedad y política en el contexto de la Pandemia en América Latina. In, OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA Jr, E.; CLEMENTINO, A. M. (orgs.) Trabajo docente en tiempos de pandemia en América Latina: análisis comparado. Brasília, DF: IEAL-CNTE/Red Estrado/Criatus Design e Editora, 2021.
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