Turma: C
Data de início: 09/03/2026
Data de término: 13/03/2026
N° total de vagas: 40
Tipo: Mini Curso
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Felipe Andres Zurita Garrido (UMCE- Chile)
Este Mini Curso abordará os seguintes tópicos em relação à estruturação contemporânea do Ensino Superior e do trabalho docente no Chile: história recente do Ensino Superior no Chile: o neoliberalismo na transição entre a Ditadura Civil Militar e o período pós-ditadura; o financiamento do Ensino Superior no Chile; a remuneração e as condições de trabalho docente no Ensino Superior chileno; o reconhecimento acadêmico como instrumento de distinção no Ensino Superior chileno.
Programação:
Tópico 1: História recente do Ensino Superior no Chile: o neoliberalismo na transição entre a Ditadura Militar e o período pós-ditadura.
Tópico 2: Financiamento do Ensino Superior no Chile.
Conferencia: A Educação Superior e Trabalho Docente no Chile: transformações e continuidades da Ditadura Civil Militar até hoje (1973-2026).
Tópico 3: Remuneração e condições de trabalho docente no Ensino Superior chileno.
Tema 4: Avaliação como instrumento de distinção no Ensino Superior chileno.
Tema 1: História recente do Ensino Superior no Chile: o neoliberalismo transitando entre a Ditadura Civil-Militar e o período pós-ditadura
BRUNNER, J. J. (2015). Medio siglo de transformaciones de la educación superior chilena: Un estado del arte. En A. Bernasconi (Ed.), La educación superior en Chile. Transformación, desarrollo y crisis (pp. 21-107). Ediciones UC.
GOMES, Suzana dos Santos; MELO, Savana Diniz Gomes; ZURITA, Felipe. Higher education in Latin America in times of crisis. Education Policy Analysis Archives, [S. l.], v. 30, p. (31), 2022. DOI: 10.14507/epaa.30.7265. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa/article/view/7265. Acesso em: 22 mar. 2022.
MÖNCKEBERG, M. O. (2007). El negocio de las universidades en Chile. Debate.
MÖNCKEBERG, M. O. (2013). Con fines de lucro: la escandalosa historia de las universidades privadas en Chile. Random House Mondadori.
MONSÁLVEZ, D., & VALDÉS, M. (2016). El golpe de Estado de 1973 y la intervención militar en la Universidad de Concepción (Chile). Polis, Revista Latinoamericana, 15(45), 363-384.
RIFO, M. (2017). Historia de la transformación en la educación superior chilena (1973-1990). Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 19(28), 13-36. https://doi.org/10.19053/01227238.4925
SILVA DAMASCENO, L., BORGES, L., & ZURITA, F. (2021). A universidade chilena e seus parâmetros: uma educação a serviço da lógica de mercado. En Melo, S. D. G., y de Mari, C. L. (Eds.). Da escola básica à universidade: o Trabalho Docente e a Educação Sob Pressões. (pp. 281-299). Curitiba, Brasil: Appris Editora.
ZURITA, F. (2015). El sistema universitario en el Chile contemporáneo. Educação em Revista, 2 (31), 329-343.
ZURITA, F. (2022). Políticas públicas de educación superior en Chile en contextos de crisis: transformaciones y continuidades del sistema universitario entre la Dictadura Cívico-Militar y la Postdictadura (1981-2018). Education Policy Analysis Archives, 30(38), 1-33. https://doi.org/10.14507/epaa.30.6575
Tema 2: Financiamento do Ensino Superior no Chile
ARRIAGADA, P. (1989). Financiamiento de la educación superior en Chile 1960-1988. FLACSO.
GONZALEZ LOPEZ, F. El régimen de gobernanza financiera y la politización de la deuda estudiantil en Chile. Pensamiento Educativo, Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, [S. l.], v. 62, n. 3, p. 11, 2025. DOI: 10.7764/PEL.62.3.2025.9. Disponível em: https://pensamientoeducativo.uc.cl/index.php/pel/article/view/90192. Acesso em: 2 dic. 2025.
RÍOS-JARA, H.; SANHUEZA, J. M.; RIFO, M. ¿Son los créditos estudiantiles una política eficiente? Expectativas y limitaciones del caso chileno. Pensamiento Educativo, Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, [S. l.], v. 62, n. 3, p. 12, 2025. DOI: 10.7764/PEL.62.3.2025.5. Disponível em: https://pensamientoeducativo.uc.cl/index.php/pel/article/view/85188. Acesso em: 2 dic. 2025.
Tema 3: Remuneração e condições de trabalho docente no Ensino Superior chileno
FARDELLA CISTERNAS, Carla; PAZ CORVALAN NAVIA, Alejandra; ZAVALA VILLEGAS, Ricardo. El académico cuantificado. La gestión performativa a través de los instrumentos de medición en la ciencia. Psicol. Conoc. Soc., Montevideo, v. 9, n. 2, p. 62-78, dic. 2019 . Disponible en <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-70262019000200062&lng=es&nrm=iso>. accedido en 02 dic. 2025. Epub 01-Dic-2019. https://doi.org/10.26864/pcs.v9.n2.15.
FARDELLA CISTERNAS, Carla et al . Ni extranjeras, ni secretarias: Discursos de las científicas chilenas sobre el trabajo académico. Pensam. educ., Santiago , v. 58, n. 1, p. 1-13, 2021 . Disponible en <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0719-04092021000100111&lng=es&nrm=iso>. accedido en 02 dic. 2025. http://dx.doi.org/10.7764/pel.58.1.2021.11.
GOMES MELO, S. D.; GOMES, S. dos S. Trabalho docente voluntário na educação superior: precarização das condições de trabalho na Argentina, Brasil e Chile. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 909–937, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13787. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13787. Acesso em: 27 mar. 2022.
Tema 4: Avaliação como instrumento de distinção no Ensino Superior chileno
CANCINO, V., & SCHMAL, R. (2014). Sistema de Acreditación Universitaria en Chile: ¿Cuánto hemos avanzado? Estudios Pedagógicos, 40(1), 41-60. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052014000100003
BRUNNER, J. J.; ALARCÓN, M. Evolución de la educación superior chilena desde la perspectiva del ecualizador de gobernanza. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.], v. 31, 2023. DOI: 10.14507/epaa.31.8271. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/8271. Acesso em: 2 dic. 2025.
FERNANDES, A. de O.; GOMES, S. dos S. Brazilian National Exam on Students’ Performance (Enade): Thematic tendencies of Brazilian scientific production (2004-2019). Education Policy Analysis Archives, [S. l.], v. 30, p. (34), 2022. DOI: 10.14507/epaa.30.6547. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6547. Acesso em: 7 feb. 2023.
GOMES, S. dos S.; MELO, S. Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões. Educação & Realidade, [S. l.], v. 43, n. 4, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/88386. Acesso em: 24 set. 2024.