Turma: C
Sala: 3102
Data de início: 20/08/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 40
Tipo: Mini Curso
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Prof. Dr. Éric Plaisance (Université Paris Descartes, Sorbonne Paris Cité - França), Profa. Dra. Libéria Neves (PROMESTRE-FaE-UFMG), Dra. Maria Eugênia Nabuco (Psicóloga clínica do Centro de Atendimento Psicológico para Crianças e Adolescentes de Claye-Souilly e do Setor de Psiquiatria de Seine-et-Marne – França)
Este mini-curso propõe discutir educação, inclusão e deficiência, a partir de problematizações que refletem percursos teórico-metodológicos distintos. A busca pela dimensão ética e pela singularidade dos sujeitos que se encontram nomeados como "público-alvo da educação especial" orienta a elaboração da proposta e visa promover uma ampliação de interlocuções sobre o tema.
Diálogos sobre educação, inclusão e deficiência:
- Ética e inclusão.
- Prática a vários.
- Interfaces do Atendimento Educacional Especializado.
Programação:
Segunda-feira (20-08): 19h às 22h: O que pode uma educação dita inclusiva?
Terça-feira (21-08): 9h às 12h: Ética e Inclusão; 14h às 17h: Ateliê como clinica possível (prática a vários)
Quinta-feira (23-08): 9h às 12h; 14h às 17h: Interfaces do AEE
NABUCO, Maria Eugênia. Práticas institucionais e inclusão escolar. Cadernos de Pesquisa – Fundação Carlos Chagas/ Autores Associados, v. 40, n. 139, p.63-74, jan./abr. 2010.
NEVES, Libéria. Contribuições da arte ao Atendimento Educacional Especializado e inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.23, n.4, p.489-504, out./Dez., 2017.
PLAISANCE, Eric.Ética e inclusão. Cadernos de Pesquisa- Fundação Carlos Chagas/Autores Associados, v.40, n.139, p.13-43, jan./abr. 2010.
RAHME, Mônica Maria F. Laço social e educação: um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar. Belo Horizonte/MG: Fino Traço Editora, 2014.